Nome do Projeto
LADRA na comunidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/02/2023 - 19/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes cênicas
Resumo
LADRA na comunidade é um projeto unificado, com ênfase na extensão, que abrigará as atividades realizadas pelo Laboratório de Dramaturgia (LADRA) na comunidade. As ações serão desenvolvidas no Colégio Municipal Pelotense e, se possível, em outras instituições.
Objetivo Geral
Desenvolver a criação dramatúrgica como ferramenta pedagógica nas escolas, na universidade e em outros espaços formativos.
Justificativa
Ciente das transformações que vinham ocorrendo ao longo do século XX na compreensão do que é dramaturgia, Patrice Pavis, em "Dicionário de teatro", propõe três acepções possíveis para a palavra. Na primeira delas, dramaturgia é explicada em seu sentido original, a partir da definição presente em um dicionário de língua francesa: “arte da composição de peças de teatro” (PAVIS, 2008, p. 113). Essa visão clássica do termo vincula-se à publicação de uma peça teatral (por exemplo, "Vestido de noiva") ou à produção de determinado autor teatral (como a dramaturgia de Nelson Rodrigues, compreendendo-se aí a totalidade de suas peças) ou ainda a um certo conjunto de obras (por exemplo, a dramaturgia marginal ou a dramaturgia renascentista, expressões que abarcam a produção de um conjunto de dramaturgos agrupados por alguma característica em comum). Ainda segundo Pavis: “A dramaturgia clássica examina exclusivamente o trabalho do autor e a estrutura narrativa da obra. Ela não se preocupa diretamente com a realização cênica do espetáculo” (PAVIS, 2008, p. 113). Assim, considerando-se a visão clássica de dramaturgia, um estudo dramatúrgico terá a construção dos personagens, a estruturação dos diálogos em direção ao clímax e o posterior desfecho da trama como os principais focos de análise. Nesse caso, a peça escrita é compreendida como uma estrutura fechada em si mesma, completa, apta para ser transposta para a cena, tendo o conflito como impulsionador das ações, responsável pelo aumento gradativo da tensão dramática.
Para Pavis, a intervenção de Brecht, ao propor a forma épica de representação, conferiu um novo sentido à palavra dramaturgia, que se ampliou, passando a abrigar simultaneamente duas estruturas da peça, a formal e a ideológica. Na verdade, desde a consolidação do trabalho do encenador a partir de nomes como Antoine, Lugne-Pöe e Reinhardt, entre outros, ficou evidente que o texto encenado tem por objetivo produzir um certo efeito no espectador. Por essa razão, a concepção do encenador passou a ser entendida como determinante para a compreensão da dramaturgia do espetáculo. Em função do exposto acima, na segunda acepção de Pavis, a dramaturgia “abrange tanto o texto de origem quanto os meios cênicos empregados pela encenação” (PAVIS, 2008, p. 113).
Na terceira acepção do "Dicionário de teatro", tem-se a visão mais recente sobre dramaturgia, já que a palavra está vinculada à atualização de como é entendida a atividade do dramaturgo, que passa a compreender o trabalho em equipe com os demais criadores do espetáculo. Nessa acepção, dramaturgia designa: O conjunto das escolhas estéticas e ideológicas que a equipe de realização, desde o encenador até o ator, foi levada a fazer. Este trabalho abrange a elaboração e representação da fábula, a escolha do espaço cênico, a montagem, a interpretação do ator, a representação ilusionista ou distanciada do espetáculo. (PAVIS, 2008, p. 113-114).
Considerando essa noção mais larga de dramaturgia identificada por Pavis, agregada ao fato de que ela está presente também em outros formatos além do teatral, como no cinema, nas mídias digitais, na televisão, em produtos publicitários, nas artes visuais etc., o Laboratório de dramaturgia configura-se como um espaço de exploração de criações dramatúrgicas em diferentes formatos. Nesse sentido, ele é entendido como um amplo campo a ser explorado pedagogicamente nas escolas e nas universidades, em distintas áreas.
Para Pavis, a intervenção de Brecht, ao propor a forma épica de representação, conferiu um novo sentido à palavra dramaturgia, que se ampliou, passando a abrigar simultaneamente duas estruturas da peça, a formal e a ideológica. Na verdade, desde a consolidação do trabalho do encenador a partir de nomes como Antoine, Lugne-Pöe e Reinhardt, entre outros, ficou evidente que o texto encenado tem por objetivo produzir um certo efeito no espectador. Por essa razão, a concepção do encenador passou a ser entendida como determinante para a compreensão da dramaturgia do espetáculo. Em função do exposto acima, na segunda acepção de Pavis, a dramaturgia “abrange tanto o texto de origem quanto os meios cênicos empregados pela encenação” (PAVIS, 2008, p. 113).
Na terceira acepção do "Dicionário de teatro", tem-se a visão mais recente sobre dramaturgia, já que a palavra está vinculada à atualização de como é entendida a atividade do dramaturgo, que passa a compreender o trabalho em equipe com os demais criadores do espetáculo. Nessa acepção, dramaturgia designa: O conjunto das escolhas estéticas e ideológicas que a equipe de realização, desde o encenador até o ator, foi levada a fazer. Este trabalho abrange a elaboração e representação da fábula, a escolha do espaço cênico, a montagem, a interpretação do ator, a representação ilusionista ou distanciada do espetáculo. (PAVIS, 2008, p. 113-114).
Considerando essa noção mais larga de dramaturgia identificada por Pavis, agregada ao fato de que ela está presente também em outros formatos além do teatral, como no cinema, nas mídias digitais, na televisão, em produtos publicitários, nas artes visuais etc., o Laboratório de dramaturgia configura-se como um espaço de exploração de criações dramatúrgicas em diferentes formatos. Nesse sentido, ele é entendido como um amplo campo a ser explorado pedagogicamente nas escolas e nas universidades, em distintas áreas.
Metodologia
O projeto iniciará o ano de 2023 com duas ações no Colégio Municipal Pelotense.
A primeira, "Teatro dos Gatos Pelados" consiste na continuidade de um trabalho que já foi desenvolvido no ano de 2022, com um grupo de alunos que estuda pela manhã e participa da oficina de teatro no contraturno das aulas.
A segunda, "Oficina de jogos teatrais", configura-se como um curso direcionado para iniciantes que participarão da atividade no contraturno das aulas vespertinas.
Os encontros serão semanais e serão ministrados por discentes do curso de teatro, com a orientação da professora Marina de Oliveira.
Outras ações poderão ser criadas caso haja demanda e condições para a sua execução.
A primeira, "Teatro dos Gatos Pelados" consiste na continuidade de um trabalho que já foi desenvolvido no ano de 2022, com um grupo de alunos que estuda pela manhã e participa da oficina de teatro no contraturno das aulas.
A segunda, "Oficina de jogos teatrais", configura-se como um curso direcionado para iniciantes que participarão da atividade no contraturno das aulas vespertinas.
Os encontros serão semanais e serão ministrados por discentes do curso de teatro, com a orientação da professora Marina de Oliveira.
Outras ações poderão ser criadas caso haja demanda e condições para a sua execução.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se, a partir das atividades desenvolvidas pelo Laboratório de dramaturgia:
- Ampliar o conhecimento acerca da dramaturgia na escola, na universidade e em outros espaços formativos.
- Investigar distintas possibilidades de criação dramatúrgica junto aos participantes do projeto.
- Potencializar a criação dramatúrgica como ferramenta pedagógica.
- Ampliar o conhecimento acerca da dramaturgia na escola, na universidade e em outros espaços formativos.
- Investigar distintas possibilidades de criação dramatúrgica junto aos participantes do projeto.
- Potencializar a criação dramatúrgica como ferramenta pedagógica.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE DA SILVA MEIRA COTRIM | |||
ANA LAURA BIANCHINI | |||
BARBARA CRUZ NUNES | |||
JOAQUIM LUCAS DIAS DOS SANTOS | |||
LARISSA MARTINS MACHADO | 4 | ||
LEONAN FERNANDES DA COSTA | |||
LUCAS BEZERRA FURTADO | |||
LUCAS BEZERRA FURTADO | |||
LUIZA LOUZADA DOS REIS | |||
MARINA DE LIMA LOPES | |||
MARINA DE OLIVEIRA | 11 | ||
NICOLE PIRES GONZALES |