Nome do Projeto
Influência do uso de mídias sociais na formação de acadêmicos do Curso de Nutrição
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
20/02/2023 - 31/05/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Diante do cenário em que as redes sociais tornam-se um campo de atuação para profissionais da Nutrição, sendo também um ambiente em que as pessoas consomem muito conteúdo sobre alimentação saudável, será realizada uma pesquisa para avaliar a influência do uso das redes na formação destes profissionais. Estudo será realizado com acadêmicos do curso, na Universidade Federal de Pelotas, por meio de questionário online.
Objetivo Geral
Compreender se o uso de mídias sociais influencia o processo de formação profissional de estudantes do curso de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas.
Justificativa
No contexto atual de fonte de informações, em que o uso das redes sociais se faz altamente presente no cotidiano da população, este trabalho visa contribuir no debate acerca da formação dos profissionais nutricionistas. Considerando que se vive na era da internet, espaço no qual todo tipo de informação pode ser acessada, a qualquer momento, muitas pessoas podem acreditar no que é lido em sites e em
redes sociais, mesmo que não se tenha o devido respaldo científico. Pode-se considerar ainda, que a presente pesquisa pode contribuir para os debates da reformulação e/ou aperfeiçoamento do currículo do curso em destaque, visto que os profissionais formados a partir deste, irão ter como instrumento de trabalho a saúde dos indivíduos e da população em geral. Contudo, esse trabalho traz para debate um assunto ainda pouco explorado na Nutrição, e que é de suma importância para a formação de profissionais da área, uma vez que o campo de atuação se popularizou nas redes sociais. O curso de
Nutrição da Universidade Federal de Pelotas, estimula os acadêmicos a buscarem por informações com referencial científico e no desenvolvimento de pensamento crítico, e devido ao uso cada vez mais crescente das redes sociais, em especial o Instagram, em que vários perfis divulgam hábitos alimentares, dietas e dicas de saúde, a questão deste trabalho é compreender como o seu uso, pelos estudantes
do curso pode refletir na sua formação profissional. O interesse nesse tema surgiu a partir da necessidade de demonstrar aos estudantes a importância de combater as informações falsas que estão à disposição nas redes sociais e que, influenciam não somente a população em geral, como eles mesmos. Além disso, a pesquisa poderá servir como material de apoio para que professores, diretores e coordenadores do
departamento, possam realizar futuras melhorias nos planos de ensino e no currículo.
redes sociais, mesmo que não se tenha o devido respaldo científico. Pode-se considerar ainda, que a presente pesquisa pode contribuir para os debates da reformulação e/ou aperfeiçoamento do currículo do curso em destaque, visto que os profissionais formados a partir deste, irão ter como instrumento de trabalho a saúde dos indivíduos e da população em geral. Contudo, esse trabalho traz para debate um assunto ainda pouco explorado na Nutrição, e que é de suma importância para a formação de profissionais da área, uma vez que o campo de atuação se popularizou nas redes sociais. O curso de
Nutrição da Universidade Federal de Pelotas, estimula os acadêmicos a buscarem por informações com referencial científico e no desenvolvimento de pensamento crítico, e devido ao uso cada vez mais crescente das redes sociais, em especial o Instagram, em que vários perfis divulgam hábitos alimentares, dietas e dicas de saúde, a questão deste trabalho é compreender como o seu uso, pelos estudantes
do curso pode refletir na sua formação profissional. O interesse nesse tema surgiu a partir da necessidade de demonstrar aos estudantes a importância de combater as informações falsas que estão à disposição nas redes sociais e que, influenciam não somente a população em geral, como eles mesmos. Além disso, a pesquisa poderá servir como material de apoio para que professores, diretores e coordenadores do
departamento, possam realizar futuras melhorias nos planos de ensino e no currículo.
Metodologia
Será realizado um estudo transversal observacional com estudantes matriculados no curso de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas (RS - Brasil). Os dados serão coletados através de formulário eletrônico que será enviado aos alunos matriculados no curso no semestre de 2023/1. A pesquisa ficará disponível
para ser respondida por um prazo de 30 dias. O questionário eletrônico contemplará dados demográficos e questões sobre o uso de mídias sociais e o impacto destas na alimentação do estudante e na sua
conduta enquanto aluno de nutrição. Para obter os dados necessários, o procedimento técnico contará com aplicação de questionário utilizando a plataforma do Google Forms, enviada através de e-mail.
No e-mail em questão, também estará incluído o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O presente documento esclarece possíveis dúvidas dos participantes, assim como seus direitos em torno da pesquisa realizada. Além disso, dados da acadêmica pesquisadora estarão disponíveis para facilitar o
contato. Os dados serão digitados no programa STATA 12 onde serão realizadas análises descritivas.
O projeto será submetido ao Comitê de Ética em pesquisa da instituição proponente.
para ser respondida por um prazo de 30 dias. O questionário eletrônico contemplará dados demográficos e questões sobre o uso de mídias sociais e o impacto destas na alimentação do estudante e na sua
conduta enquanto aluno de nutrição. Para obter os dados necessários, o procedimento técnico contará com aplicação de questionário utilizando a plataforma do Google Forms, enviada através de e-mail.
No e-mail em questão, também estará incluído o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O presente documento esclarece possíveis dúvidas dos participantes, assim como seus direitos em torno da pesquisa realizada. Além disso, dados da acadêmica pesquisadora estarão disponíveis para facilitar o
contato. Os dados serão digitados no programa STATA 12 onde serão realizadas análises descritivas.
O projeto será submetido ao Comitê de Ética em pesquisa da instituição proponente.
Indicadores, Metas e Resultados
Número de alunos atingidos
Relatório do estudo para entrega ao colegiado de curso
Defesa de TCC
Relatório do estudo para entrega ao colegiado de curso
Defesa de TCC
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
RAQUEL OLIVEIRA DA SILVA | |||
SILVANA PAIVA ORLANDI | 1 |