Nome do Projeto
PERFIL DOS CUIDADOS NUTRICIONAIS PERIOPERATÓRIOS EM CIRURGIAS DE MÉDIO E GRANDE PORTE EM HOSPITAIS BRASILEIROS
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
22/05/2023 - 31/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Ao longo das últimas décadas, as cirurgias e as técnicas anestésicas têm incorporado tecnologias cada vez mais sofisticadas. Ao mesmo tempo, surgiram protocolos multimodais que visam acelerar a recuperação pós-operatória dos pacientes cirúrgicos, incorporando as melhores práticas baseadas em evidências. Os protocolos mais conhecidos são o ERAS (Enhanced Recovery After Surgery) e no Brasil, o protocolo ACERTO (Acelerando a Recuperação Total Pós-Operatória).
Os assim chamados “cuidados nutricionais perioperatórios”, como a orientação pré-operatória; avaliação de risco nutricional e terapia nutricional perioperatória; pré-habilitação, envolvendo exercícios, pré-habilitação nos pacientes de maior risco funcional; suspensão do consumo de álcool e tabagismo; controle de glicemia e medicações de uso contínuo; redução do tempo de jejum pré-operatório e uso de bebidas com carboidratos, uso de dietas com imunonutrientes no período perioperatório em cirurgias de grande porte e realimentação pós-operatória precoce já foram bem fundamentadas e incluídas em protocolos como o “Strong for Surgery”, do American College of Surgeons, adaptado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões e pela Comissão de Cuidados Perioperatórios do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
A implementação destas medidas em pacientes submetidos às cirurgias de médio e grande porte tem demonstrado resultados benéficos nestes pacientes.
No entanto, apesar de eficazes quando implementadas isoladamente, um estudo multicêntrico envolvendo 80 hospitais espanhóis demonstrou que os benefícios são mais evidentes quando estas medidas são adotadas em conjunto. 15 Isto ressalta a importância de estabelecer protocolos onde estas medidas façam parte dos cuidados perioperatórios de pacientes submetidos a cirurgias de médio e grande porte.
Objetivo Geral
Avaliar o perfil dos cuidados perioperatórios ministrados a pacientes submetidos a cirurgias de médio e grande porte em hospitais brasileiros, particularmente o uso de medidas de pré-habilitação, a adesão aos protocolos multimodais (ACERTO e/ou ERAS) e o uso de imunonutrição perioperatória.