Nome do Projeto
PERFIL DOS CUIDADOS NUTRICIONAIS PERIOPERATÓRIOS EM CIRURGIAS DE MÉDIO E GRANDE PORTE EM HOSPITAIS BRASILEIROS
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
22/05/2023 - 31/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Ao longo das últimas décadas, as cirurgias e as técnicas anestésicas têm incorporado tecnologias cada vez mais sofisticadas. Ao mesmo tempo, surgiram protocolos multimodais que visam acelerar a recuperação pós-operatória dos pacientes cirúrgicos, incorporando as melhores práticas baseadas em evidências. Os protocolos mais conhecidos são o ERAS (Enhanced Recovery After Surgery) e no Brasil, o protocolo ACERTO (Acelerando a Recuperação Total Pós-Operatória). Os assim chamados “cuidados nutricionais perioperatórios”, como a orientação pré-operatória; avaliação de risco nutricional e terapia nutricional perioperatória; pré-habilitação, envolvendo exercícios, pré-habilitação nos pacientes de maior risco funcional; suspensão do consumo de álcool e tabagismo; controle de glicemia e medicações de uso contínuo; redução do tempo de jejum pré-operatório e uso de bebidas com carboidratos, uso de dietas com imunonutrientes no período perioperatório em cirurgias de grande porte e realimentação pós-operatória precoce já foram bem fundamentadas e incluídas em protocolos como o “Strong for Surgery”, do American College of Surgeons, adaptado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões e pela Comissão de Cuidados Perioperatórios do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. A implementação destas medidas em pacientes submetidos às cirurgias de médio e grande porte tem demonstrado resultados benéficos nestes pacientes. No entanto, apesar de eficazes quando implementadas isoladamente, um estudo multicêntrico envolvendo 80 hospitais espanhóis demonstrou que os benefícios são mais evidentes quando estas medidas são adotadas em conjunto. 15 Isto ressalta a importância de estabelecer protocolos onde estas medidas façam parte dos cuidados perioperatórios de pacientes submetidos a cirurgias de médio e grande porte.

Objetivo Geral

Avaliar o perfil dos cuidados perioperatórios ministrados a pacientes submetidos a cirurgias de médio e grande porte em hospitais brasileiros, particularmente o uso de medidas de pré-habilitação, a adesão aos protocolos multimodais (ACERTO e/ou ERAS) e o uso de imunonutrição perioperatória.

Justificativa

Os protocolos de recuperação acelerada recomendam a adesão a uma série de cuidados nutricionais perioperatórios, tendo como objetivo principal a melhora dos desfechos dos pacientes submetidos a procedimentos de médio e grande porte. Estes procedimentos, em conjunto, visam a diminuição da resposta ao estresse cirúrgico, manutenção das reservas metabólicas e suporte para uma função fisiológica normal promovendo a recuperação precoce. Esta recuperação precoce também tem impacto econômico, uma vez que estas medidas promovem menor morbidade pós-operatória e menor tempo de internação hospitalar. Apesar de serem recomendadas pelas diretrizes das principais Sociedades cirúrgicas nacionais e internacionais, não se conhece a aderência a estas medidas nos hospitais do Brasil.

Metodologia

O estudo será observacional e terá delineamento transversal. Os Hospitais serão convidados a participar voluntariamente, a partir de divulgação do estudo através das Sociedade envolvidas (CBC, CBCD e BRASPEN). Cada Hospital deverá ter um Coordenador de estudo local (cirurgião ou nutricionista), que ficará responsável pela coleta de dados. Os coordenadores do estudo promoverão treinamento prévio, onde serão esclarecidas as dúvidas quanto aos objetivos do estudo, sua metodologia e coleta de dados. Este treinamento será realizado através de videoconferência, em data a ser determinada. Todos os pacientes internados durante o período de estudo (uma semana) nas instituições participantes que preencherem os critérios de inclusão, sem os critérios de exclusão serão convidados a participar do estudo, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
Após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelo paciente ou seu responsável, serão realizadas as entrevistas junto aos pacientes e coletados dados clínicos e perioperatórios a partir da consulta ao prontuário do serviço hospitalar ou consulta à equipe de saúde, por meio de preenchimento de formulário próprio. Estes dados serão coletados por pessoal treinado previamente pela equipe do estudo, que realizará treinamento com todos os Coordenadores dos Hospitais participantes através de videoconferência, onde serão discutidas quaisquer dúvidas.
Os dados serão analisados através do programa STATA®16.1 (College Station, Texas, USA). As variáveis contínuas serão apresentadas através de medidas de tendência central (média e desvio padrão ou mediana e intervalo interquartil) de acordo com sua distribuição. A prevalência das variáveis de interesse (cuidados perioperatórios) serão descritas em frequências relativas. As diferenças entre as variáveis descritivas da amostra de acordo com a realização ou não dos cuidados perioperatórios serão testadas através de teste t não pareado ou Mann-Whitney (variáveis contínuas) ou teste de qui-quadrado (variáveis categóricas). Para todos os testes será considerado um valor p<0,05 como significativo.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores: Adequação aos protocolos e diretrizes nacionais e internacionais.

Meta e Resultados esperados: Promover maior difusão dos protocolos e estimular a implementação dos cuidados nutricionais perioperatórios.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JÚLIA SOARES RIBEIRO CORRÊA
SILVANA PAIVA ORLANDI2

Página gerada em 20/01/2025 19:31:10 (consulta levou 0.075634s)