Nome do Projeto
PREVALÊNCIA E JUSTIFICATIVAS PARA A PRESCRIÇÃO DE FÓRMULA INFANTIL A RECÉM NASCIDOS EM UM HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA DO SUL DO BRASIL
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/03/2023 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Evidências mostram que a amamentação desempenha papel fundamental a curto, médio e longo prazo na saúde da criança. Ainda assim, a suplementação alimentar com fórmula infantil é amplamente utilizada em maternidades ao redor do mundo, incluindo em Hospitais Amigos da Criança (HAC) no Brasil. A Organização Mundial da Saúde ressalta que o leite materno contém todos os nutrientes essenciais para o crescimento saudável de bebês, enfatizando sua relevância à saúde do bebê a curso e longo prazo. Entretanto, um grande impacto tem sido observado nas práticas de atenção ao nascimento e lactação, sobretudo em decorrência ao aumento de partos por via cirúrgica (cesarianas).

Objetivo Geral

Avaliar a prevalência e justificativas de prescrição de fórmula infantil em recém-nascidos da maternidade de um
Hospital Amigo da Criança do sul do Brasil ao longo de seis anos (2017 a 2022).

Justificativa

Dados os riscos que a prática de suplementação com fórmula infantil acarreta não só para a díade mãe-bebê, como também para o desempenho dos HACs, torna-se evidente a necessidade de investigação da prevalência e dos fatores associados à prescrição de fórmula infantil entre recém nascidos das maternidades hospitalares, bem como a avaliação do impacto da pandemia nesta prática.

Metodologia

Estudo transversal retrospectivo com dados secundários. A população em estudo será composta por puérperas e seus respectivos recém-nascidos da maternidade do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. Os desfechos analisados serão a utilização de fórmula infantil logo após o nascimento e as justificativas para sua prescrição. Serão ainda explorados fatores potencialmente relacionados, como o tipo de parto, idade materna e alojamento hospitalar. Serão coletados dados de nascimentos acontecidos no período de 6 anos, entre 1 janeiro de 2017 a dezembro de 2022. Os dados serão coletados a partir do banco de dados gerado pelo sistema de informações do hospital, centro obstétrico e os formulários para liberação de leite artificial no alojamento conjunto.
Quanto as análises dos dados, inicialmente será realizada análise descritiva das variáveis independentes para a caracterização da amostra. Mudanças na prescrição de fórmula infantil será avaliado calculando-se razões de prevalência dos desfechos (por exemplo: prescrição de fórmula infantil) entre os anos avaliados. Regressão logística será aplicada para avaliar os fatores associados a prescrição de formula infantil.

Indicadores, Metas e Resultados

1. Digitalização das prescrições de fórmula infantil a ser retornada ao serviço de Nutrição do Hospital
2. Capacitar alunos de graduação para trabalho em softwares de entrada de dados e análises estatísticas em saúde.
3. Apresentação de trabalhos en eventos científicos
4.Elaboração de manuscrito para a submissão em revista científica da área de Nutrição Materno Infantil

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BEATRIZ CORVELLO VITOLA PIZANI
CAROLINE RAPHAELLI DE MEDEIROS
DEBORA NASCENTE SCHULLER
EDUARDA CAROLINA ROMAN MACHADO
JULIANA DOS SANTOS VAZ4
JULIANO SEQUEIRA NOGUEIRA
KARLA PEREIRA MACHADO
LAURA BEATRIZ ROMAN MACHADO
LAURA POHL COSTA
LAURA VARGAS HOFFMANN
TAINARA RADTKE DOS SANTOS
Vanizia Barboza da Silva Maciel

Página gerada em 20/04/2024 13:39:17 (consulta levou 0.165002s)