Nome do Projeto
Disseminação e orientação sobre conteúdos e técnicas no LABSERG e NUMESA -Edição 7
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
03/04/2023 - 15/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Um dos grandes desafios pedagógicos no âmbito dos cursos de Engenharia consiste no uso de instrumentos didáticos que permitam ao aluno vivenciar em laboratório condições iguais, ou pelo menos próximas, daquelas encontradas no cotidiano de trabalho. Aspectos como a identificação e estudo das condições de Ergonomia, Segurança e Acessibilidade são elementos nem sempre de fácil assimilação pelo aluno. Apesar da existência de software e de conteúdos teóricos consolidados no meio acadêmico, ainda assim, a experimentação do processo em uma condição próxima da realidade se torna um recurso imprescindível e eficaz para o aprendizado. Sendo assim, o projeto pretende alocar alunos de graduação para atuação direta em atividades de apoio ao desenvolvimento das disciplinas correlatas ao alcance do LABSERG e NUMESA, com foco na melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. As ações se desdobram em frentes como aprimoramento e aplicação de protocolos de ensaio envolvendo os temas ruído, iluminação, conforto térmico e vibração; desenvolvimento e documentação procedimentos de atividades práticas usadas na retenção de conteúdo; realização de seminários e grupos de estudo com foco na disseminação e consolidação de conteúdos associados às áreas correlatas ao NUMESA e LABSERG.

Objetivo Geral

Alocar alunos de graduação para atuação direta em atividades de consolidação de aprendizado a partir da apresentação de seminários para a comunidade interessada.

Justificativa

Tendo em conta os pontos elencados nas considerações iniciais percebe-se a importância e necessidade da interação de alunos com o Laboratório de Segurança e Ergonomia (LABSERG), vinculado ao grupo de pesquisa NUMESA (Núcleo Multidisciplinar em Ergonomia, Segurança e Acessibilidade).
Portanto, a realização de ações no formato proposto no projeto contribuirá para viabilizar a consolidação de disciplinas correlatas com assuntos do curso de Engenharia de Produção.

Metodologia

A metodologia de execução deste projeto consistirá em:

Etapa 1 – Estudo, seleção e priorização das demandas do laboratório e grupo de pesquisa;
Etapa 2 – Realização de seminários abertos à comunidade de temas correlatos ao LABSERG e ao grupo NUMESA;
Etapa 3 – Preparo dos alunos para apresentações em congressos e outras formas de disseminação do conteúdo de pesquisa do LABSERG / NUMESA;
Etapa 4 – Divulgar e promover o uso do espaço do laboratório em toda sua capacidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com o projeto que as atividades propostas contribuam para o processo de ensino-aprendizagem. Espera-se ainda que com este projeto seja possível contribuir no sentido de reduzir a reprovação e evitar a evasão nos cursos de Engenharias.
Cabe ressaltar que esta será a sétima edição do mesmo projeto, já realizado com sucesso em edições anteriores.
Nos referidos casos, foram desenvolvidos diversos trabalhos que resultaram no aprimoramento e qualificação do processo de ensino-aprendizagem no LABSERG, através de atividades de caráter temporário e distintas das atividades de monitoria.
Nesta edição pretende-se ampliar ainda mais os resultados já obtidos através do aprofundamento na realização de seminário de grupos de estudos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA LEOCADIO DE MOURA
ANDREO BARCELOS DIAS
CATARINA DE QUADROS MACEDO
CLEBER DOS SANTOS
EMANUELE ESCOBAR DE AVILA
FELIPE SCHAUN BUENO
GILSON SIMOES PORCIUNCULA2
ISABELA DE JESUS GOMES
ITALO RODEGHIERO NETO
Jéssica Camacho Silva
KAREN MARTINS FERREIRA
LARA KARINE DIAS SILVA
LAURA MECCA DE MENEZES
LIVIA GARCIA ROSA
LUIS ANTONIO DOS SANTOS FRANZ14
Lucas Gomes Miranda Bispo
MANUELA DE AGUIAR BANDEIRA
MIGUEL LEMOS COELHO
PAULO RENATO RODRIGUES DA SILVA
RAISSA FLORES PEREIRA
RENATA HEIDTMANN BEMVENUTI16
RODRIGO DE CASTRO E SILVA
SILVIO VIEIRA DE MELO JÚNIOR
TAIANE CAROLINE CANDIDO
TATIANA MARTH BUBOLZ
THIERRY MENDES DOS SANTOS
VICTOR AUGUSTO GEISS MATTIONI
VITHORIO DA CONCEICAO DUTRA
WILLIAM DIETRICH KLUG

Página gerada em 24/04/2024 04:20:13 (consulta levou 0.225010s)