Nome do Projeto
Aulas Abertas sempre às quintas - corpos gêneros sexualidades
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/03/2023 - 01/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Corpos, Gêneros, Sexualidades, disciplina de onde emerge o projeto “aulas abertas sempre ás quintas” faz parte da frente de formação profissional e humana do Nugen/UFPel é ofertada na forma optativa pelo banco universal, para todos os estudantes universitários, em turmas semestrais, onde conteúdo e método de abordagem giram em torno do campo de gênero e diversidade sexual problematizado a partir das pautas internacionais e locais do cenário social como igualdade de gênero, não discriminação por sexo, orientação sexual e identidade bem como atravessado pela interseccionalidade de raça. Os encontros problematizam as relações universitárias sob a ótica do gênero e da diversidade sexual, são atravessados pela transversalidade característica às temáticas do campo, analisam as relações ciência, trabalho, mídias, religião na configuração da sociedade biopolítica, capitalística e heteronormativa, assinalam a criação dos gêneros e dos sexos como construções sociais e culturais e possuem como base epistemológica a Teoria Queer, alguns conceitos oriundos das filosofias de Nietzsche, Foucault, Deleuze e Guattari, a obra de autoras feministas como Simone Beauvoir, Ângela Davis, Judith Butler. Leticia Lanz, Paul Preciado, entre outros. São algumas temáticas dos encontros: transgêneros, feminismos, padrões corporais, lutas LGBTs, cinema queer, gordofobia, novas masculinidades, redução de danos, Ativismo, mulheres e religiosidade, casas de acolhida, feminismo negro, mulheres e treinamento físico, etc. Compreende atividades teóricas e práticas e os conteúdos são desenvolvidos através de exposição, debates, roda de conversa, material visual, aulas abertas, participação de convidados, entre outras atividades.
O projeto “Aulas abertas sempre ás quintas” da CGS, prevê entre cinco a sete encontros semestrais dos 15 a dezessete que compõem o semestre letivo, ocorre durante o período das aulas e caracteriza-se por ser um espaço de ensino-aprendizagem aberto permitindo a participação de pessoas da comunidade universitária e local, estudantes de outros cursos e escolas, nas rodas de conversa, palestras, debates, promovidos pela disciplina Corpos, Gêneros, Sexualidades do NUGEN/UFPel. O espaço da aula aberta caracteriza-se pela presença de convidados e convidadas para problematizarem os temas que possuem autoridade e lugar de fala e atestam a necessidade do cuidado que a universidade deve ter ao trazer essas pautas, nada sobre “nós sem nós”. As aulas acontecem as quintas-feiras, no turno da tarde, atendem uma média de 100 estudantes a cada semestre, ocorrem prioritariamente na Casa de Vivências Culturais Rendez Vous (UFPel), e/ou em outros espaços quando for o caso de visitas aos lugares de fala, aos novos espaços de luta e de divulgação das pautas feministas, antirracistas e LGBTs, com chamadas à comunidade amplamente divulgadas nas redes sociais, e espaços de comunicação social.
J
Objetivo Geral
Tem como maior objetivo promover e expandir o conhecimento atualizado em um espaço de ensino-aprendizagem aberto, polifônico e plural onde convidados(as) possuem lugar de fala, experiência e representatividade social em relação a temática abordada em torno das pautas feministas, LGBTs e antirracistas, que conduzem o andamento da disciplina.
Justificativa
Temas do campo de gênero e diversidade sexual são transversalidades que atravessam territórios historicamente constituídos e definidos em termos binários, opostos, incompatíveis, identitários e, portanto, inimigos. Nos currículos universitários visam o combate ao preconceito, denunciam o paradigma heteronormativo enquanto estrutura desigual de poder e defendem a sua desconstrução, a sensibilização para o respeito às diferentes identidades de gênero, constitutivas da comunidade universitária, e aos direitos humanos, e possuem como utopia a construção de uma sociedade onde a vida privada dos indivíduos e das populações não seja mais pautada sobre o sexo e suas práticas de controle
Transversalidades como gênero e diversidade sexual quando inseridas em currículos de formação abrem espaço para a desconstrução da normatividade implícita nesses conceitos apontando seu caráter heteronormativo, autoritário e conservador, sensibilizam para a violência desencadeada pelas desigualdades entre os gêneros e exigem conceitos operatórios capazes de combater o sexismo, o machismo e o racismo e cavar brechas no pensamento conservador implícito nessas práticas discursivas. Ou seja, exigem conceitos oriundos das lutas e com estatuto e lugar de fala. Quem fala e escreve e de que lugar? Sobre transgéneros? Sobre mulheres negras? Estudantes indígenas e quilombolas? Violência contra a mulher? Opressões às minorias sexuais, étnicas, raciais?
Transversalidades como gênero e diversidade sexual quando inseridas em currículos de formação abrem espaço para a desconstrução da normatividade implícita nesses conceitos apontando seu caráter heteronormativo, autoritário e conservador, sensibilizam para a violência desencadeada pelas desigualdades entre os gêneros e exigem conceitos operatórios capazes de combater o sexismo, o machismo e o racismo e cavar brechas no pensamento conservador implícito nessas práticas discursivas. Ou seja, exigem conceitos oriundos das lutas e com estatuto e lugar de fala. Quem fala e escreve e de que lugar? Sobre transgéneros? Sobre mulheres negras? Estudantes indígenas e quilombolas? Violência contra a mulher? Opressões às minorias sexuais, étnicas, raciais?
Metodologia
Metodologia Geral
O projeto Aulas Abertas sempre às quintas deverá ser executado a partir das seguintes ações:
Definição semestral dos temas e convidados(as).
Elaboração dos convites e envio antecipado aos colaboradores e colaboradoras.
Elaboração dos cartazes das aulas com informações sobre o tema, título, convidados (as) local, horário.
Elaboração das chamadas.
Socialização das chamadas para as aulas nas mídias sociais e nos espaços de comunicação da UFPel (CCS).
Elaboração de convites para professores da rede municipal e estadual de ensino e envio às secretarias de Educação e de Cultura.
Confecção dos certificados e/ou atestados.
Confecção da lista de presença.
Confecção de instrumento de avalição dos encontros.
Envio dos certificados e/ou atestados.
Confecção do relatório semestral.
Metodologia da Aula Aberta:
Dia da semana: quintas-feiras.
Horário: das 14:00 às 17:00.
Modo de operacionalização dos encontros: a cargo dos convidados(as) e está diretamente relacionado á temática escolhida e pode caracterizar-se por palestra, roda de conversa, visita guiada, debates, entrevista, dentre outras atividades.
Local: prioritariamente em 2023 as aulas abertas devem ocorrer na Casa de Vivências Culturais Rendez Vous (NUGEN/UFPel) que tem sua ocupação definitiva prevista para esse ano e é objeto do Programa de Extensão Ocupa Rendez Vous que prevê esses encontros em suas dependências.
Principais temáticas da CGS em 2023 (aulas abertas em destaque):
Aula Aberta: Coordenação de Inclusão e Diversidade: NUGEN/NUAAD/NAI (UFPel).
O corpo feminino no Catolicismo dos séculos XIII e XIV. A mulher torna-se bruxa.
Marcha das Vadias: uma luta de peitos nus. Jornada Mundial da Juventude: rezai por elas. O que dizem sobre nós os movimentos de rua?
Aula Aberta virtual: Feminismos. Nem santas, nem putas. Mulheres. Eliane Tortola (UFPR).
Aula Aberta Virtual: Objetificações do corpo das mulheres na música e na dança. Eliane Tortola (UFPR)
Desnaturalizando gênero e teoria queer.
Pelo cu: provocações anais e teoria “cuer”.
Pautas LGBTs e feministas em documentários e filmes. Pray Way. Atleta A. Tatuagem. Carta para além dos muros. A Revolta de Stonewall.
Aula Aberta: Quando ousamos existir. Márcio Caetano (FAE/UFPel).
Aula Aberta: Temáticas Indígenas e arte contemporânea. Pietra Dolamita (pesquisadora e ativista das pautas indígenas).
Aula Aberta: Artivismo queer e o pensamento da desconstrução. tendências e visibilidade. Rosangela Fachel (Artes/UFPel)
Amores Tóxicos: crime passional ou a naturalização do feminicídio? O amor mata? Amor romântico conceito e práticas estruturais.
Assédio moral e sexual nas IFES.
Aula Aberta: temáticas negras: estética e empreendedorismo social. Marielda Medeiros (professora Dra. Ativista, pesquisadora). Luciana Custódio (empreendedora social, ativista).
Padrões corporais, estética e gordofobia.
Subjetividades Infames: corpo ético, estético e político da diversidade.
Aula Aberta: devires fluidos: transgêneros, travestis, drags e outras subjetividades dissidentes. Márcia Monks (professora de teatro, atriz, mestranda FAE/UFPel). Thalita (produtora cultural, doutoranda FAE/UFPel).
Aula Aberta: Saúde LGBTs.
Aula Aberta: Sarau Corpos, gêneros, sexualidades: poéticas estudantis. Eliane Pardo (ESEF/UFPel). Rodrigo Vital (TO/UFPel).
O projeto Aulas Abertas sempre às quintas deverá ser executado a partir das seguintes ações:
Definição semestral dos temas e convidados(as).
Elaboração dos convites e envio antecipado aos colaboradores e colaboradoras.
Elaboração dos cartazes das aulas com informações sobre o tema, título, convidados (as) local, horário.
Elaboração das chamadas.
Socialização das chamadas para as aulas nas mídias sociais e nos espaços de comunicação da UFPel (CCS).
Elaboração de convites para professores da rede municipal e estadual de ensino e envio às secretarias de Educação e de Cultura.
Confecção dos certificados e/ou atestados.
Confecção da lista de presença.
Confecção de instrumento de avalição dos encontros.
Envio dos certificados e/ou atestados.
Confecção do relatório semestral.
Metodologia da Aula Aberta:
Dia da semana: quintas-feiras.
Horário: das 14:00 às 17:00.
Modo de operacionalização dos encontros: a cargo dos convidados(as) e está diretamente relacionado á temática escolhida e pode caracterizar-se por palestra, roda de conversa, visita guiada, debates, entrevista, dentre outras atividades.
Local: prioritariamente em 2023 as aulas abertas devem ocorrer na Casa de Vivências Culturais Rendez Vous (NUGEN/UFPel) que tem sua ocupação definitiva prevista para esse ano e é objeto do Programa de Extensão Ocupa Rendez Vous que prevê esses encontros em suas dependências.
Principais temáticas da CGS em 2023 (aulas abertas em destaque):
Aula Aberta: Coordenação de Inclusão e Diversidade: NUGEN/NUAAD/NAI (UFPel).
O corpo feminino no Catolicismo dos séculos XIII e XIV. A mulher torna-se bruxa.
Marcha das Vadias: uma luta de peitos nus. Jornada Mundial da Juventude: rezai por elas. O que dizem sobre nós os movimentos de rua?
Aula Aberta virtual: Feminismos. Nem santas, nem putas. Mulheres. Eliane Tortola (UFPR).
Aula Aberta Virtual: Objetificações do corpo das mulheres na música e na dança. Eliane Tortola (UFPR)
Desnaturalizando gênero e teoria queer.
Pelo cu: provocações anais e teoria “cuer”.
Pautas LGBTs e feministas em documentários e filmes. Pray Way. Atleta A. Tatuagem. Carta para além dos muros. A Revolta de Stonewall.
Aula Aberta: Quando ousamos existir. Márcio Caetano (FAE/UFPel).
Aula Aberta: Temáticas Indígenas e arte contemporânea. Pietra Dolamita (pesquisadora e ativista das pautas indígenas).
Aula Aberta: Artivismo queer e o pensamento da desconstrução. tendências e visibilidade. Rosangela Fachel (Artes/UFPel)
Amores Tóxicos: crime passional ou a naturalização do feminicídio? O amor mata? Amor romântico conceito e práticas estruturais.
Assédio moral e sexual nas IFES.
Aula Aberta: temáticas negras: estética e empreendedorismo social. Marielda Medeiros (professora Dra. Ativista, pesquisadora). Luciana Custódio (empreendedora social, ativista).
Padrões corporais, estética e gordofobia.
Subjetividades Infames: corpo ético, estético e político da diversidade.
Aula Aberta: devires fluidos: transgêneros, travestis, drags e outras subjetividades dissidentes. Márcia Monks (professora de teatro, atriz, mestranda FAE/UFPel). Thalita (produtora cultural, doutoranda FAE/UFPel).
Aula Aberta: Saúde LGBTs.
Aula Aberta: Sarau Corpos, gêneros, sexualidades: poéticas estudantis. Eliane Pardo (ESEF/UFPel). Rodrigo Vital (TO/UFPel).
Indicadores, Metas e Resultados
Ampliar público participante.
Estabelecimento de parceria com as escolas municipais e estaduais visando novas redes de formação de professores no campo dos Direitos Humanos e em especial, nas temáticas feministas, antirracistas e LGBTs.
Estabelecimento de parceria com as escolas municipais e estaduais visando novas redes de formação de professores no campo dos Direitos Humanos e em especial, nas temáticas feministas, antirracistas e LGBTs.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AIRI MACIAS SACCO | |||
AIRI MACIAS SACCO | 2 | ||
ELIANE RIBEIRO PARDO | 8 | ||
MARCIA MONKS JAEKEL | |||
MARCIO RODRIGO VALE CAETANO | |||
MARIELDA BARCELLOS MEDEIROS | |||
RODRIGO DA SILVA VITAL | 2 | ||
ROSANGELA FACHEL DE MEDEIROS |