Nome do Projeto
Ações Educativas nos Acervos do Núcleo de Pesquisa em História Regional
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/06/2023 - 30/06/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O projeto Ações Educativas nos Acervos do Núcleo de Pesquisa em História Regional prevê o registro das diversas atividades relacionadas à preservação do patrimônio histórico de Pelotas que são desenvolvidas nos acervos de documentos históricos e bibliográficos do NPHR. Estas atividades realizadas por docentes e discentes dos cursos de História da UFPEL expressam a indissociabilidade das instâncias Ensino, Pesquisa e Extensão e culminam com o diálogo com a comunidade propiciando, para além do acesso dos documentos aos cidadãos a quem pertencem a história e a memória que estes documentos inspiram, a responsabilidade por sua preservação, enquanto patrimônio histórico local.

Objetivo Geral

Registrar as atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisa em História Regional, que contribuem para a preservação da história e memória de Pelotas e região.

Justificativa

O Núcleo de Pesquisa em História Regional iniciou suas atividades como um grupo de pesquisas, formado por historiadores voltados para a preservação da História Local tanto na forma de produção de trabalhos de pesquisa como na forma da constituição de Arquivos Históricos. Dois Fundos Documentais compõem o Acervo Ayala, que pertence ao NPHR: O Fundo Documental Ayala, doado em 2014 e o Arquivo de Livros de Notas de Testamentos (1864 - 1966) e Livros de Notas de Inventários (1894 - 1959), do Município de Pelotas, doado em 2015.
A importância da cidade de Pelotas enquanto objeto de pesquisas no campo historiográfico pode ser comprovada pela existência de grande número de importantes trabalhos publicados que tratam de temas tais como escravidão, elite charqueadora, imigração, e que envolvem diversas áreas como Antropologia, Geografia, Urbanismo, além dos temas propriamente de História.
Expressiva parte dos documentos históricos que geram estas pesquisas encontram-se em acervos localizados nos núcleos de pesquisa da UFPEL e são constituídos e organizados pelos próprios pesquisadores, na falta de um Arquivo Municipal ou de condições de ampliação dos arquivos nas instituições já existentes tais como o Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas e Biblioteca Pública Pelotense.
Estes arquivos guardam a história e a memória das comunidades pertencentes à Pelotas. As ações de pesquisa, ensino e extensão organizadas pelo Núcleo de Pesquisa em História Regional exigem uma sistematização e registro, para o que a elaboração deste Projeto vem contribuir.



Metodologia

Registro das atividades permanentes e integradas de Ensino, Pesquisa e Extensão realizadas pelo Núcleo de Pesquisa em História Regional que envolvem docentes, discentes colaboradores, alunos das disciplinas com atividades práticas de Arquivo e Educação dos cursos de História, pesquisadores dos cursos de graduação e pós graduação em história da UFPEL e interessados e a comunidade, sobretudo de professores (egressos dos Cursos de História ou não) e alunos da Educação Básica de Pelotas e região. Estas atividades terão sua metodologia detalhada em cada ação proposta, aqui apresentadas de forma genérica, que possuem a preservação do patrimônio histórico local como fim último.
- Registro das atividades de pesquisa realizadas pelos docentes coordenadores do Núcleo de Pesquisa em História Regional com seus grupos de alunos que participam de Grupos de Estudos sobre as temáticas de História Regional, organizam e participam de eventos, organizam e realizam publicações.
- Registro das atividades de Organização e Preservação de Acervos doados para o NPHR que constituem o Acervo Ayala, localizado na sala 136 do Campus I do Instituto de Ciências Humanas (ICH), quando da doação do acervo de documentos pertencentes ao líder sindicalista Álvaro Ayala em 2014. Integram o Acervo Ayala ainda uma coleção de livros e revistas de temáticas diversas, o Arquivo de Livros de Notas de Testamentos (1864 - 1966) e Livros de Notas de Inventários (1894 - 1959), do Município de Pelotas e Documentos Diversos, doados ao NPHR nestes seus quase 15 anos de existência.
- Registro das Ações Educativas e/ou de Disseminação dos acervos NPHR, que direta ou indiretamente chegam à comunidade externa na forma de atendimento ao público e propostas de atividades de Educação Patrimonial para escolas e demais interessados, oriundas de demandas das disciplinas ofertadas nos cursos de História da UFPEL.



Indicadores, Metas e Resultados

- Qualificar e ampliar os mecanismos de divulgação das atividades do NPHRs;
- Ampliar o atendimento ao público no NPHR;
- Implementar novas ações educativas nos arquivos do NPHR com estudantes da Educação Básica de Pelotas e Região.
- Ampliar o debate acerca da organização dos documentos produzidos no Instituto de Ciências Humanas conforme orientações do Núcleo de Documentação (NUDOC) da UFPEL;
- Participar, discentes e docentes envolvidos nos projetos do NPHR, da SIEEPE;
- Organizar e participar de eventos relacionados à Organização de Arquivos Históricos e História Regional.








Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA INEZ KLEIN6
LUIS MARCELO MOREIRA
LUIZA SILVA DE LUCAS
PAULO CESAR POSSAMAI2

Página gerada em 29/04/2024 02:05:29 (consulta levou 0.180813s)