Nome do Projeto
Geografia em Jogos: mídias sociais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
08/02/2023 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
As discussões envolvendo a utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de Geografia são crescentes nas últimas décadas. Entende-se que especificamente o universo do lúdico e dos jogos (analógicos ou digitais) ainda é um campo a ser aprofundado e expandido dentro do ensino de Geografia e da formação de professores. Nesse sentido, essa ação pode contribuir para promover reflexões em professores da educação básica, alunos de graduação e pós-graduação e demais interessados na temática dos jogos incorporados ao ensino de Geografia, por meio da divulgação de materiais vinculados ao grupo Geografia em Jogos.

Objetivo Geral

Disponibilizar informações referentes ao grupo de pesquisa Geografia em Jogos vinculado aos cursos de Geografia da Universidade Federal de Pelotas. O referido grupo desenvolve ações de ensino e pesquisa que são divulgadas via perfil no Instagram e Website, com isso objetiva-se disseminar conhecimentos relacionados ao uso de jogos no ensino de Geografia.

Justificativa

No bojo de inúmeras transformações vivenciadas pelo avanço tecnológico das últimas décadas, acredita-se que o ensino de Geografia pode articular linguagens e instrumentos utilizados pela sociedade em especial pelos jovens. Nesse contexto, os jogos emergem como potencial recurso a ser pensado e empregado para o ensino de Geografia. O grupo Geografia em Jogos tem desenvolvido ações de ensino e pesquisa que não devem ser mantidas somente no universo acadêmico, podendo ser expandidas pra comunidade em geral, sobretudo aos docentes da educação básica. Assim, por meio de um perfil no Instagram e de um Website busca-se compartilhar com a comunidade reflexões sobre a inserção de jogos como uma possibilidade metodológica no ensino de Geografia.

Metodologia

As ações previstas incluem:
A administração das mídias sociais do grupo, sendo elas Instagram (@geografiaemjogosufpel) e Website (https://geografiaemjogosufpel.netlify.app/);

Criar e disponibilizar conteúdos que versem sobre a temática dos jogos (analógicos e digitais) aplicados ao ensino de Geografia;

Divulgar produções com resultados de pesquisas desenvolvidos pelo grupo.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se como resultado a divulgação das atividades, produções e reflexões vinculadas ao grupo de pesquisa Geografia em Jogos, possibilitando o acesso pela comunidade a importantes materiais que podem contribuir para qualificar e dinamizar o ensino de Geografia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Bruna Brentano
Dominique Brzoskowski Chagas
Eduardo Lorini Carneiro
FAGNER FERNANDES DUARTE
GABRIELA DAMBROS2
GUILHERME DA SILVA CRIZEL
Gustavo Argenta
JANICE CRUZ DE AZEVEDO
NATHANIEL LUÍS DE SOUZA FARIAS
Nelson Luís Eufrasio Junior
PEDRO ATILA MOREIRA SIMOES
RODRIGO DE OLIVEIRA PERALDO
ROGERIO DOMINGUES CANILHA
THALES ROBERTO BARBOSA RODRIGUES
VINICIUS FERREIRA GOMES

Página gerada em 25/04/2024 11:02:43 (consulta levou 0.192546s)