Nome do Projeto
Disponibilização de dados meteorológicos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/05/2017 - 14/05/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
A Estação Agroclimatológica de Pelotas (EAPel) fornece dados meteorológicos os quais são fundamentais para a previsão do tempo realizada pelo CPMET e pelo INMET. Diante disso, a previsão do tempo para toda a região de Pelotas depende dos dados fornecidos pela EAPel. Esses dados meteorológicos são repassados para a imprensa escrita e falada as quais divulgam diariamente para a comunidade de Pelotas e região. Na EAPel são realizadas várias aulas práticas dos cursos de graduação da Ufpel (como Agronomia, Engenharia Agrícola e Meteorologia) e da UCPel (Ecologia e Arquitetura) além de cursos técnicos do IF-Sul Pelotas. Inúmeras pesquisas realizadas pela EMBRAPA e pelos diversos programas de Pós-graduação existentes na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel utilizam-se do acervo de dados da EAPel, os quais são disponibilizados na página eletrônica da Estação Agroclimatológica de Pelotas.

Objetivo Geral

Coletar e registrar diariamente os dados meteorológicos de Pelotas e disponibilizá­-los para a comunidade.

Objetivos específicos: ­fornecer dados meteorológicos para instituições de pesquisa, de extensão e de previsão do tempo; ­ Disponibilizar os dados meteorológicos observados para a imprensa, órgãos oficiais e privados; ­ fornecer dados e estrutura física para aulas práticas aos cursos de graduação (Agronomia, Engenharia Agrícola e Meteorologia) e de Pós Graduação da UFPel (PPG Sistemas de Produção Agrícola Familiar, PPG Agronomia, PPG Sementes; PPG Meteorologia).

Justificativa

Atender as diversas necessidades do público alvo no que se refere às condições meteorológicas locais, as quais servirão de suporte ao planejamento de atividades agrícolas, sociais e de lazer, bem como fornecer dados orientadores à defesa civil regional.

Metodologia

Medição diária das variáveis meteorológicas (temperatura média, mínima e máxima do ar, umidade relativa do ar, temperatura do solo, chuva, pressão atmosférica, radiação solar, velocidade e direção do vento) observadas na Estação Agroclimatológica de Pelotas (EAPel) com disponibilização à comunidade através de meio eletrônico e na forma de atestados fornecidos pela EAPel.

Indicadores, Metas e Resultados

Elaboração de boletins agroclimatológicos mensais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINA DA SILVA DOS SANTOS
CRISTIELE BERGMANN
DAIANE ROSCHILDT SPERLING
EDGAR RICARDO SCHOFFEL5
LEANDRO DA ROSA MACIEL
PATRÍCIA MARQUES DOS SANTOS
ROBERTO TRENTIN3

Página gerada em 16/04/2024 11:12:26 (consulta levou 0.143163s)