Nome do Projeto
Grupo de estudos sobre jogos no ensino de Geografia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
13/02/2023 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O avanço e desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação têm um impacto considerável sobre as ações da sociedade e necessitam cada vez mais serem pensadas e inseridas no processo de ensino e aprendizagem. A evolução dos games e da realidade virtual é expressiva, pois estes elementos avançam significativamente em qualidade gráfica e possibilidades de interação. Diante desse contexto, evidencia-se a necessidade de refletir sobre essas temáticas e suas possibilidades de inserção no ensino de Geografia. Assim, pretende-se nesse projeto propiciar, no contexto da formação de professores, um espaço de diálogo sobre as possibilidades e limites do uso de jogos para o ensino de Geografia na educação básica.

Objetivo Geral

Esse projeto tem como objetivo propiciar um espaço de reflexão, discussão e aprendizagem acerca do ensino de Geografia, recursos didáticos, jogos, uso de tecnologias e processos de gamificação na educação.

Justificativa

As tecnologias, especialmente as de informação e comunicação (TIC), tem impulsionado constantes transformações na sociedade e cada vez mais se inserem nas práticas pedagógicas. Nesse cenário, entende-se que o ensino de Geografia também necessita apropriar-se de recursos didáticos e metodologias consoantes à contemporaneidade. Para isso, é necessário valorizar as discussões sobre recursos didáticos e tecnologias que se fazem fortemente presentes na vivência dos jovens, como os jogos (analógicos e digitais). Assim, esse projeto de ensino pretende, a partir de leituras, debates e diálogos com professores em formação, analisar as possibilidades e os limites da inserção de novas metodologias no ensino de Geografia.

Metodologia

A fim de alcançar os objetivos propostos, será constituído um grupo formado por alunos e alunas do curso de licenciatura em Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia para organização e definição das temáticas e leituras que serão realizadas. Na sequência, serão agendadas reuniões quinzenais com o grupo do projeto visando discutir os textos constituindo um espaço de diálogo e reflexão sobre os temas abordados.

Indicadores, Metas e Resultados

Como indicadores e metas destaca-se:
a)Identificar e conhecer jogos e metodologias que podem ser utilizadas no ensino de Geografia.
b)Refletir sobre os limites e possibilidades da utilização de jogos no ensino de Geografia, considerando as diversidades e realidades das escolas;
c)Contribuir para a formação de professores de Geografia críticos e reflexivos.
No que se refere aos resultados esperados, a participação no projeto pode colaborar com alunos na sua formação enquanto professores e em relação a elaboração de textos, artigos acadêmicos, trabalhos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas no nível da pós-graduação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DOMINIQUE BRZOSKOWSKI CHAGAS
FAGNER FERNANDES DUARTE
GABRIELA DAMBROS3
GUILHERME DA SILVA CRIZEL
NATACHA ALVES E ALVES
NATHANIEL LUÍS DE SOUZA FARIAS
PEDRO ATILA MOREIRA SIMOES
RODRIGO DE OLIVEIRA PERALDO
THALES ROBERTO BARBOSA RODRIGUES
VINICIUS FERREIRA GOMES

Página gerada em 10/06/2023 05:04:16 (consulta levou 0.090633s)