Nome do Projeto
Grupo de estudos sobre jogos no ensino de Geografia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
13/02/2023 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O avanço e desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação têm um impacto considerável sobre as ações da sociedade e necessitam cada vez mais serem pensadas e inseridas no processo de ensino e aprendizagem. A evolução dos games e da realidade virtual é expressiva, pois estes elementos avançam significativamente em qualidade gráfica e possibilidades de interação. Diante desse contexto, evidencia-se a necessidade de refletir sobre essas temáticas e suas possibilidades de inserção no ensino de Geografia. Assim, pretende-se nesse projeto propiciar, no contexto da formação de professores, um espaço de diálogo sobre as possibilidades e limites do uso de jogos para o ensino de Geografia na educação básica.

Objetivo Geral

Esse projeto tem como objetivo propiciar um espaço de reflexão, discussão e aprendizagem acerca do ensino de Geografia, recursos didáticos, jogos, uso de tecnologias e processos de gamificação na educação.

Justificativa

As tecnologias, especialmente as de informação e comunicação (TIC), tem impulsionado constantes transformações na sociedade e cada vez mais se inserem nas práticas pedagógicas. Nesse cenário, entende-se que o ensino de Geografia também necessita apropriar-se de recursos didáticos e metodologias consoantes à contemporaneidade. Para isso, é necessário valorizar as discussões sobre recursos didáticos e tecnologias que se fazem fortemente presentes na vivência dos jovens, como os jogos (analógicos e digitais). Assim, esse projeto de ensino pretende, a partir de leituras, debates e diálogos com professores em formação, analisar as possibilidades e os limites da inserção de novas metodologias no ensino de Geografia.

Metodologia

A fim de alcançar os objetivos propostos, será constituído um grupo formado por alunos e alunas do curso de licenciatura em Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia para organização e definição das temáticas e leituras que serão realizadas. Na sequência, serão agendadas reuniões quinzenais com o grupo do projeto visando discutir os textos constituindo um espaço de diálogo e reflexão sobre os temas abordados.

Indicadores, Metas e Resultados

Como indicadores e metas destaca-se:
a)Identificar e conhecer jogos e metodologias que podem ser utilizadas no ensino de Geografia.
b)Refletir sobre os limites e possibilidades da utilização de jogos no ensino de Geografia, considerando as diversidades e realidades das escolas;
c)Contribuir para a formação de professores de Geografia críticos e reflexivos.
No que se refere aos resultados esperados, a participação no projeto pode colaborar com alunos na sua formação enquanto professores e em relação a elaboração de textos, artigos acadêmicos, trabalhos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas no nível da pós-graduação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Bruna Brentano
Dominique Brzoskowski Chagas
Eduardo Lorini Carneiro
FAGNER FERNANDES DUARTE
GABRIELA DAMBROS3
GUILHERME DA SILVA CRIZEL
Gustavo Argenta
JANICE CRUZ DE AZEVEDO
NATHANIEL LUÍS DE SOUZA FARIAS
Nelson Luís Eufrasio Junior
PEDRO ATILA MOREIRA SIMOES
RODRIGO DE OLIVEIRA PERALDO
ROGERIO DOMINGUES CANILHA
THALES ROBERTO BARBOSA RODRIGUES
VINICIUS FERREIRA GOMES

Página gerada em 26/04/2024 00:28:32 (consulta levou 0.134624s)