Nome do Projeto
Parâmetros metodológicos de diretrizes para a prática clínica em Odontologia
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
14/02/2023 - 01/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O objetivo do presente estudo é avaliar questões metodológicas relacionadas ao desenvolvimento, reporte e qualidade metodológica de diretrizes para a prática clínica em diversas áreas da Odontologia. Para tanto, estudos descritivos de meta-pesquisa serão conduzidos por uma busca sistemática de diretrizes, no qual as ferramentas Appraisal of Guidelines for Research & Evaluation Reporting Checklist II (AGREE II) e Reporting Items for Practice Guidelines in Healthcare (RIGTH) serão aplicadas por quatro avaliadores, de forma independente, para diretrizes de diversas áreas da Odontologia. A busca sistematizada da literatura será realizada em bases eletrônicas de dados, repositórios de diretrizes, e websites de organizações de desenvolvimento de diretrizes. Serão incluídas DPC em Odontologia que incluem pelo menos uma recomendação na área de interesse (com diferentes focos em subprojetos considerando as áreas da Odontologia: Cariologia, Periodontia, Pediatria, Endodontia) desenvolvidas práticas para qualquer ambiente clínico. Apenas diretrizes baseadas em evidências, sem limitações de data de publicação, e idioma, serão incluídas. Serão excluídas diretrizes escritas por um único autor; e diretrizes sem referências, pois impossibilita a checagem das fontes de informação. Dois revisores realizarão a coleta de dados de forma independente e em duplicata, e avaliarão a aderência a guias de relato. E quatro avaliadores treinados e calibrados realizarão a aplicação do instrumento AGREE II. Cada avaliador atribuirá um escore de 1 (discordo totalmente) a 7 (concordo completamente) aos 23 itens dos domínios do AGREE II. A avaliação será realizada diretamente no site do AGREE II, utilizando-se a ferramenta My AGREE Plus que gera os cálculos das porcentagens de qualidade por domínio com base na soma das pontuações obtidas nos itens do domínio dividida pela pontuação máxima possível para aquele domínio, ambas descontadas da pontuação mínima atribuível ao domínio. Análises descritivas serão utilizadas. Para o instrumento AGREE, as pontuações do domínio serão calculadas somando todas as pontuações dos itens individuais em um domínio e escalando o total como uma porcentagem da pontuação máxima possível para esse domínio. A pontuação geral média (intervalo de confiança de 95%, IC) para cada domínio serão calculados.

Objetivo Geral

Objetivo geral:
De forma geral, o presente estudo pretende avaliar questões metodológicas relacionadas ao desenvolvimento, reporte e qualidade metodológica de diretrizes para a prática clínica em diversas áreas da Odontologia.
Objetivos específicos:
- Avaliar aderência a guias de reporte de diretrizes para a prática clínica em diversas áreas da Odontologia;
- Avaliar a qualidade metodológica de diretrizes para a prática clínica em diversas áreas da Odontologia;
- Verificar a existência de registro do protocolo da diretriz;
- Verificar se existe uma correlação entre a aderência à guias de reporte e a qualidade de diretrizes;
- Verificar quais as ferramentas utilizadas para desenvolvimento das diretrizes para a prática clínica em diversas áreas da Odontologia;
- Verificar quais as metodologias utilizadas para o desenvolvimento das diretrizes a prática clínica em diversas áreas da Odontologia;
- Comparar as recomendações geradas por documentos de consenso com recomendações geradas por diretrizes.

Justificativa

A observação da qualidade metodológica é essencial para auxiliar na avaliação de pesquisadores, na possibilidade de adaptação de uma diretriz ou necessidade de novas diretrizes com qualidade metodológica superior, e na possibilidade de utilização de recomendações de diretrizes no desenvolvimento de políticas públicas por usuários e tomadores de decisão. Uma recente revisão da literatura identificou diversos instrumentos de avaliação de diretrizes de prática, mas concluiu que evidências são insuficientes para apoiar o uso exclusivo de apenas um instrumento de avaliação, entretanto, o instrumento AGREE II (Appraisal of Guidelines for Research & Evaluation Reporting Checklist II) tem o maior potencial para servir como base para o avaliação do rigor de qualidade da DPC, além de fornecer uma estratégia metodológica para o desenvolvimento de diretrizes clínicas; e informar quais e como as informações devem ser relatadas nas diretrizes clínicas.10,11
Nessa perspectiva, e com a tendência atual do desenvolvimento e publicações de diretrizes, adicionalmente ao crescente número de diretrizes das mais variadas áreas da Odontologia, o presente estudo tem como objetivo avaliar parâmetros metodológicos envolvidos em diretrizes para prática clínica em Odontologia.

Metodologia

Aspectos éticos e delineamento
Por se tratar de pesquisa com dados públicos, não é necessária aprovação em comitê de ética. Para assegurar transparência, o presente projeto será registrado e estará inteiramente disponível na plataforma Open Science Framework – OSF (https://osf.io/).
O presente projeto caracteriza-se como um estudo descritivo de meta-pesquisa conduzido por uma busca sistemática de diretrizes, no qual as ferramentas Appraisal of Guidelines for Research & Evaluation Reporting Checklist II (AGREE II) e Reporting Items for Practice Guidelines in Healthcare (RIGTH) serão aplicadas por quatro avaliadores, de forma independente, para diretrizes de diversas áreas da Odontologia.

Busca e seleção de diretrizes
A busca sistematizada da literatura será realizada em bases eletrônicas de dados: MEDLINE/Pubmed, EMBASE, DARE (Database of Abstracts of Reviews of Effects), TRIP (Turning Research into Practice), Epistemonikos, e Cochrane Library. Buscas estruturadas serão criadas e personalizadas para as bases de dados de interesse, e de acordo com o tópico de interesse dentro da Odontologia. Os termos genéricos a serem utilizados para a busca incluem: guideline [publication type] OR practice guideline [publication type] OR recomendation* [Title] OR standart* [Title] OR guideline* [Title], em combinação com termos relacionados ao tópicos/área clínica da Odontologia.
Devido ao fato de que diretrizes muitas vezes não estarem publicadas em periódicos, bem como indexadas nas bases de dados convencionais, serão realizadas buscas manuais em repositórios de diretrizes, tais como Guideline International Network e US National Guideline Clearinghouse, e websites de organizações de desenvolvimento de diretrizes tais como: ADA-Center for Evidence-based Dentistry, World Health Organization (WHO), Scottish Dental Clinical Effectiveness Program (SDCEP) e Kennis Instituut Mondzorg (KIMO). Adicionalmente, websites de associações de interesse, como a European Association for Caries Research (ORCA), e associações internacionais serão verificados. Mecanismos de busca manual no Google Acadêmico também serão utilizados para localizar diretrizes, para esta busca dois autores irão limpar seus históricos de pesquisas e realizar a busca simultaneamente e de forma independente, até que não sejam mais encontrados resultados de interesse.
Os resultados das buscas serão inseridos no aplicativo Mendeley Desktop para remoção de duplicatas e posteriormente no Rayyan Website Program. Dois revisores realizarão a seleção das diretrizes, primeiramente, baseados nos títulos e resumos, posteriormente, na avaliação do texto completo, de forma independente e em duplicata. Discrepâncias serão resolvidas por meio de discussão e consenso com um terceiro revisor.

Critérios de elegibilidade
Serão incluídas DPC em Odontologia que incluem pelo menos uma recomendação na área de interesse (com diferentes focos em subprojetos considerando as áreas da Odontologia: Cariologia, Periodontia, Pediatria, Endodontia) desenvolvidas práticas para qualquer ambiente clínico. Apenas diretrizes baseadas em evidências, sem limitações de data de publicação, e idioma, serão incluídas.
Serão excluídas diretrizes escritas por um único autor; e diretrizes sem referências, pois impossibilita a checagem das fontes de informação.

Treinamento
Os quatro avaliadores realizarão um treinamento teórico, previamente estudando o manual das ferramentas a serem aplicadas (AGREE II e RIGTH). Após a leitura atenta e individual dos manuais em sua totalidade, realizarão reuniões para discussão e para sanar possíveis divergências de entendimento e padronizar os critérios adotados.
Ainda, diretrizes de outras áreas do conhecimento serão selecionadas previamente e serão utilizadas para exercício pratico de treinamento. Para a ferramenta AGREE II, inicialmente será realizado treinamento online (http://www.agreetrust.org). Depois, os avaliadores vão elaborar os escores das diretrizes em treinamento individualmente, e apos realizarão uma reunião para discussão. O instrumento AGREE II utiliza uma escala de sete pontos, e sempre que os avaliadores discordarem em mais do que um ponto em qualquer item, haverá discussão para esclarecer discrepâncias, tais como interpretações distintas dos critérios de avaliação.

Coleta de dados
Dois revisores realizarão a coleta de dados de forma independente e em duplicata. Os dados coletados serão: autores, título da diretriz, ano da publicação, país, organização responsável, serviço de saúde (público, privado e seguros), conflitos de interesse, financiamento, área da odontologia, tema da diretriz, número de perguntas e recomendações desenvolvidas, versão da diretriz (primeira diretriz ou atualização), tipo de desenvolvimento (desenvolvida de novo, adaptada ou adotada), metodologia (GRADE, outras metodologias e/ou adaptações) e ferramentas utilizadas para desenvolvimento da diretriz (GRADE, RevMan, etc,), uso de guias de relato (Sim/Não), tipo de guia de reporte usado (AGREE II ou RIGTH).

Avaliação da qualidade metodológica
Quatro avaliadores treinados e calibrados realizarão a aplicação do instrumento AGREE II. Cada avaliador atribuirá um escore de 1 (discordo totalmente) a 7 (concordo completamente) aos 23 itens dos domínios do AGREE II, que estão agrupados em seis domínios: “Escopo e propósito” (3 itens), que diz respeito ao objetivo geral da diretriz, questões de saúde específicas e população-alvo; “Envolvimento das partes interessadas” (3 itens); “Rigor no desenvolvimento” (8 itens), que avalia o processo de busca e síntese das evidências e os critérios adotados para formular as recomendações; “Clareza da apresentação” (3 itens); “Aplicabilidade” (4 itens), que analisa barreiras e facilitadores à implementação da diretriz; e “Independência editorial” (2 itens), abrangendo a avaliação de conflitos de interesse e influência de órgãos financiadores. Cada item irá receber um escore de 1 a 7: um indica ausência de informação ou que o conceito é muito mal relatado; dois a seis indicam que a diretriz não atende plenamente os critérios; e sete, que todos os critérios e considerações foram atendidos.
A avaliação será realizada diretamente no site do AGREE II, utilizando-se a ferramenta My AGREE Plus (https://www.agreetrust.org/resource-centre/agree-plus/), que gera os cálculos das porcentagens de qualidade por domínio com base na soma das pontuações obtidas nos itens do domínio dividida pela pontuação máxima possível para aquele domínio, ambas descontadas da pontuação mínima atribuível ao domínio. Para cada um dos seis domínios do AGREE II se calcula uma pontuação de qualidade. As pontuações dos seis domínios são independentes e não devem ser agregadas em uma única pontuação de qualidade. As porcentagens de conformidade das diretrizes segundo os itens do AGREE II serão calculadas seguindo-se a mesma lógica. Já a qualidade global das diretrizes será classificada em uma escala de um (mais baixa) a sete (mais alta), sendo calculada a média e o desvio padrão (DP) da pontuação global dos avaliadores. Além disso, os avaliadores emitirão pareceres sobre a recomendação de uso das diretrizes, da seguinte maneira: “sim”, “sim com modificações” e “não recomendo”.

Analise Estatística
Análises descritivas serão utilizadas. Para o instrumento AGREE, as pontuações do domínio serão calculadas somando todas as pontuações dos itens individuais em um domínio e escalando o total como uma porcentagem da pontuação máxima possível para esse domínio. A pontuação geral média (intervalo de confiança de 95%, IC) para cada domínio serão calculados.

Indicadores, Metas e Resultados

- Fortalecimento da Iniciativa GODeC (Global Observatory for Dental Care) vinculada ao PPGO/UFPel e da qual a pesquisadora proponente é membro (https://wp.ufpel.edu.br/godec/);
- Geração desde trabalhos de iniciação científica até teses de doutorado por meio de intercâmbio da equipe executora em diferentes níveis;
- Participação de professores colaboradores de diferentes universidades;
- A capacitação de recursos humanos em questões metodológicas relacionadas a desenvolvimento de diretrizes para a prática clínica fortalecerá ainda mais o grupo de pesquisa, como um grupo de referência de pesquisa clínica baseada em evidência;
- Formação de jovens pesquisadores que servirão de difusores do conhecimento gerado;
- Desenvolvimento da cultura de engajamento de prática baseada no conhecimento científico e reforçado por evidências clínicas para todos os envolvidos;
- Difusão do que vem sendo realizado até o momento em diretrizes para a prática clínica em Odontologia, da sua qualidade e metodologia, e o que precisa ser reforçado e melhorado;
- Facilitar e promover novas iniciativas para pesquisa;
- Divulgação dos resultados por meio de apresentação em eventos científicos;
- Divulgação dos resultados por meio publicações de artigos científicos em revistas de alto impacto indexados na base de dados Medline/PubMed;
- Aumento da produção científica e tecnológica do programa de Pós-Graduação, tanto qualitativa quanto quantitativamente;
- Fortalecimento de ações interinstitucionais e multidisciplinares de pesquisa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANELISE FERNANDES MONTAGNER2
CRISTINA HELENA MORELLO SARTORI
FERNANDO ANTONIO VARGAS JUNIOR
FRANCOISE HELENE VAN DE SANDE LEITE1
THAIS MAZZETTI
ÂNDREA PIRES DANERIS

Página gerada em 29/04/2024 03:50:04 (consulta levou 0.138468s)