Nome do Projeto
Guia Pratico de Microbiologia On line
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/03/2023 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Mídias
Resumo
O contexto de vida durante a pandemia exigiu adaptação em diferentes áreas no nosso cotidiano. Na área da educação não foi diferente e tivemos a necessidade de rever a forma de ensinar e apresentar conhecimento de forma atualizada, focada e direcionada ao interesse. Apos esse periodo complicado muitas coisas boas foram aprendidas e hoje em dia as redes sociais facilitam ainda mais a propagação do conhecimento acadêmicos entre aqueles que a ele se dedicam. Projetos de extensão hoje em dia podem atuar de forma presencial em determinadas comunidades, mas o conteúdo acadêmico pode ser compartilhado nas redes sociais de forma simples e abranger um maior número de pessoas. Mesmo à distância, pode-se continuar ensinando, utilizando ferramentas que antes eram desconhecidas, e pode-se ampliar o públicoalvo: estudantes e comunidade em geral interessados no tema. O saber, que antes era comumente compartilhado de forma presencial, agora segue sendo compartilhado à distância e no uso das redes sociais. Com isso o projeto tem como objetivo promover por meio das redes sociais a propagação do conhecimento acadêmico sobre microbiologia de modo interativo, bem como repensar as metodologias de ensino tradicional por intermédio das plataformas digitais em construção com a interação do público com os conteúdos compartilhados de forma colaborativa entre docente e discente. Seguindo a aderencia que se teve a esse projeto da comunidade externa a UFPel, estamos dando continuidade e espera-se abranger nao so os acadêmicos mas continuar com a comunidade interessada no conteúdo compartilhado.

Objetivo Geral

O presente projeto tem como objetivo promover por meio das redes sociais a propagação do conhecimento acadêmico sobre microbiologia de modo interativo, bem como repensar as metodologias de ensino tradicional por intermédio das plataformas digitais em construção com a interação do público com os conteúdos compartilhados de forma colaborativa entre docente e discente.

Justificativa

O contexto pos pandemia criou novas perspectivas para as práticas docentes em relacao ao ensino de modo a buscar maior proximidade com os discentes e como extensao, tambem houve uma aproximação ao públicos em geral interessado em obter conhecimento acadêmico de modo inovador a partir das redes sociais. Com isso a Universidade abrange seu acesso a comunidade ocm a postagem de conteudos academicos tambem interessante ao publico em geral.

Metodologia

Para execução desse projeto serão utilizados aplicativos de redes sociais como meio midiático de propagação do conhecimento científico sobre microbiologia;

Publicações, compartilhamentos, enquetes, caixas de sugestões, fotos e vídeos acompanhados de textos descritivos sobre temáticas relacionadas com a microbiologia ensinada na universidade em diferentes areas de interesse.

Engajamento de estudantes na propagação do conhecimento adquirido em sala de aula, atraves do preparo de conteudos para postagens.

Indicadores, Metas e Resultados

Meta
- Divulgar o conhecimento científico por meio das mídias sociais utilizando maior número e diversidade de recursos;

Indicadores
- Os indicadores serão analisados a partir da observação do aumento no numero de seguidores;

Resultados esperados
- Obter maior número de visualização, compartilhamentos, seguidores e interação com o público em geral pelas redes sociais

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE RIBEIRO DE SOUZA MENEZES
CAREM PERLEBERG
CRISTIANE BERWALDT GOWERT
Cristina Studzinski Svenson
JORDANA DE PAULA DA SILVA
KÁTIA CRISTIANE HALL
LAURA AZAMBUJA FERNANDES
PATRICIA DA SILVA NASCENTE2
PEDRO RASSIER DOS SANTOS
RAFAEL MARTINS DOS SANTOS
ROSANA BASSO KRAUS
VITOR GABRIEL DA SILVA
YASMIN PENELUC ROCHA

Página gerada em 19/04/2024 06:58:43 (consulta levou 0.137326s)