Nome do Projeto
Aproveitamento de água da chuva em ONGs de Pelotas (RS)
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
31/05/2023 - 24/05/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Recursos hídricos
Resumo
O projeto está baseado em realizar a interação entre a universidade e algumas ONGs de Pelotas. Esta interação ocorrerá pela implementação de sistemas de aproveitamento de água da chuva utilizando materiais preferencialmente recicláveis e de baixo custo e com pouco impacto ambiental. A ideia é utilizar garrafas PET e bombonas que seriam descartadas por empresas do município. Inicialmente ONGs serão selecionadas mediante critérios como interesse ambiental, pouco recurso financeiro para utilizar om gastos de água potável e parceria para manter o projeto após a instalação do mesmo. Todo projeto ocorrerá contando com a participação de alunos da Engenharia Hïdrica e de outros cursos que venham a se engajar na proposta. Inicialmente contamos com dois alunos que já estão atuando no projeto em caráter preliminar e posteriormente cadastraremos novos alunos e parceiros. O projeto também conta com ações de capacitação dos voluntários atuantes nas ONGs parceiras. Acreditamos que o projeto tenha tudo para dar certo, reduzindo custos financeiros para as ONGs, implementando ideias ambientais nessas instituições além de fixar os alunos nos cursos pelo engajamento com o projeto e a aplicação do que se aprende na sala de aula.x

Objetivo Geral

Instalar sistemas de aproveitamento da água da chuva em diferentes ONGs de Pelotas como forma a reduzir custo financeiros nas ONGS, promover educação ambiental, reeducação e sensibilidade humana para quem atua de forma voluntária nas ONGs e viabilizar o ensino-aprendizagem dos alunos e professores participantes do projeto pelo lado da UFPel.

Justificativa

O projeto surgiu através de uma ONG de Pelotas que nos procurou para verificar a possibilidade de realizar alguma ação junto a eles que promovesse redução de custos financeiros e que visassem ações sócio-ambientais na mesma. Desta forma durante o ano passado foi realizado um projeto preliminar junto a esta ONG o qual permitiu instalar um primeiro sistema de aproveitamento de água da chuva que já está reduzindo custos junto a esta ONG. Foi promovida uma capacitação do grupo. Este projeto foi sendo comentado em outras ONGS as quais demonstram signficativo interesse em nossas ações. Logo, acreditamos que tem tudo para que o projeto seja realizado com sucesso para ambos.

Metodologia

A primeira etapa é contactar as ONGs e conhecer suas principais demandas e possibilidades frente às ações do projeto.
A Ong esocolhida como a primeira a ser trabalhada poderá participar de todas as ações, desde a definnição do local, das condições construtivas, das capacitações e treinamentos além de minimizar custos na ONG e diminuir impactos ao meio ambiente.
Serão instalados sistemas de baixo custo para aproveitamento da água da chuva.
Após serão avaliadas as eficiências do sistema e calculados junto com os usuários das ongs a redução dos custos financeiors da ONG com o sistema.
Serão realizados cursos e capacitações que permitirão que todos os participantes da ONG saberão o princípio de funcionamento do sistema de captação de água da chuva. Compreenderão como deve ser realizada a manutenção do sistema. Terão acesso às informações sobre quantidade e qualidade da água da chuva captada. Terão acesso ao montante financeiro economizado pela ong com o sistema.
s da ong a redução dos custos financeiors da ONG com o sistema
Após a instalação, testes e cursos de capacitação em uma determinada ONG, passa-se para a próxima ONG a ser parceira e assim o projeto deve continuar até o final de sua vigência e quem sabe futura renovação do mesmo.

Indicadores, Metas e Resultados

- Implementação de no mínimo 4 sistemas de aproveitamento de água da chuva em quatro ONGs distintas de Pelotas.
- Realização de no mínimo 4 cursos e treinamentos dos membros voluntários participantes das ONGs
- Promover a interação entre estudantes, professores e comunidade em geral de Pelotas.
- Aplicar os conceitos ministrados em sala de aula em forma de projeto como forma a fixar e aplicar na prática o que um Engenheiro atuante na área de recursos hídricos pode fazer como profissional.
- Reduzir custos com conta de água nas ONGs.
- Promover e incentivar junto a comunidade acadêmica e comunidade em geral uma visão ambientalmente correta com o uso de água da chuva.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BETHÂNIA MACHADO FIGUEIREDO
EDUARDO PERLEBERG WACHHOLZ
FELIPE MACHADO D AVILA
HENRIQUE MATHIAS REIS
IDEL CRISTIANA BIGLIARDI MILANI32
ISABELLE BRAUM DE MELLO
JENIFER SENA WACHHOLZ
JUNIA PACHECO SPERB
LAURA BIGLIARDI PEREIRA
LUIS EDUARDO AKIYOSHI SANCHES SUZUKI25
LUISA BIGLIARDI MILANI
RAFAEL ALMEIDA CAMPBELL
VINICIUS DA PAZ SILVA

Página gerada em 28/04/2024 21:02:58 (consulta levou 0.181065s)