Nome do Projeto
VI Semana Acadêmica da Química Forense
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
13/03/2023 - 21/04/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
A VI Semana Acadêmica da Química Forense ocorrerá durante a V Semana Integrada do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA), sendo um evento organizado por discentes do curso de Bacharelado em Química Forense da UFPel, sob a supervisão dos docentes que coordenam o projeto. O evento proporcionará aos discentes do curso e comunidade acadêmica em geral, minicursos e palestras relacionadas às Ciências Forenses, que serão proferidos por professores da própria instituição ou externos a UFPel, assim como, profissionais da área, de modo a complementar a formação dos estudantes na área da Química Forense. Além de oferecer a oportunidade de interação dos estudantes com profissionais, é um momento de ampla aprendizagem, visto que serão abordados temas atuais e de amplo interesse da comunidade acadêmica envolvida. Assim, espera-se motivar os alunos e contribuir para o direcionamento de seu futuro profissional.

Objetivo Geral

A VI Semana Acadêmica da Química Forense da UFPel tem por objetivo desenvolver atividades de minicursos e palestras ligadas às ciências forenses, com assuntos de interesse dos alunos do curso e comunidade acadêmica em geral. Serão abordados assuntos de diferentes áreas, como: química, bioquímica, toxicologia, entomologia, direito, medicina legal, perícia, entre outras. Assim, espera-se que a comunidade acadêmica envolvida possa ampliar seus conhecimentos sobre assuntos que despertam interesse geral, além de conhecer melhor os diferentes campos de atuação para a profissão futura.

Justificativa

A realização da Semana Acadêmica do curso de Química Forense justifica-se pelo fato de constituir uma oportunidade para abordagem de diferentes assuntos e temáticas relacionadas às Ciências Forenses, motivando os alunos do curso e contribuindo para o direcionamento de seu futuro profissional. Estes fatores se estendem à comunidade em geral, considerando que o evento será aberto a adesão por discentes de outros cursos, e profissionais da área, considerando ser uma temática de grande interesse, e uma área profissional em ascensão.

Metodologia

A VI Semana Acadêmica da Química Forense da UFPel será realizada entre os dias 11 e 13 de abril de 2023, tendo a solenidade de abertura realizada de forma integrada aos demais cursos do CCQFA. As atividades do tipo palestras e minicursos, serão desenvolvidas de modo a atender os objetivos propostos, nas dependências do Auditório do Prédio da Faculdade de Meteorologia no Campus Capão do Leão (conforme agendamento prévio), e serão organizadas por uma Comissão formada por discentes e orientada pelos docentes coordenadores do projeto. Todos os participantes, sejam eles, ouvintes, ministrantes ou participantes da comissão organizadora, serão certificados, de acordo com as atividades desenvolvidas.
A adesão ao evento será gratuita, e limitada em 95 participantes, de acordo com a limitação de espaço físico do auditório. Almeja-se cooperação, na forma de patrocínio, de diferentes empresas na cidade de Pelotas, de modo que seja possível fornecer materiais aos ouvintes e proporcionar um momento de interação entre os participantes nos intervalos entre as palestras e/ou minicursos.

Indicadores, Metas e Resultados

Com a realização da VI Semana Acadêmica da Química Forense da UFPel pretende-se diversificar e ampliar o conhecimento de toda a comunidade acadêmica envolvida nas diferentes áreas relacionadas às Ciências Forenses, com especial atenção à Química Forense. Ainda, espera-se que os alunos do curso de Química Forense sintam-se motivados, pela oportunidade de contextualização de seu aprendizado em diversas áreas forenses, e esclarecimento quanto às áreas de atuação profissional futura, a partir da integração com egressos e profissionais da área.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE DE MATTOS MACHADO
AMANDA BATISTA AGUIAR
ANDRE FRANCISCO SANCHES ABRAAO JUNIOR
Angelika Von Schmude
BRUNA ORLANDO CORRÊA
BRUNA PEREIRA DE LIMA
BRUNO NUNES DA ROSA
CAMILA DA SILVA DE OLIVEIRA
CARLA DE ANDRADE HARTWIG54
CAROLINE IEQUE SILVEIRA
CATARINA FERREIRA SANTOS MORAES
CHAIANI BATTISTI
CLARISSA MARQUES MOREIRA DOS SANTOS24
DANIEL BROD RODRIGUES DE SOUSA2
EDUARDA BRAGA FERNANDES
ELLEN PIRES GONCALVES
ESTHER FEIJO SOUZA
GABRIELE OLIVEIRA LASSANCE
GABRIELLE ANDRADE MARTINEZ
GABRIELLY QUARTIERI SEJANES
GEONIR MACHADO SIQUEIRA54
HERICA CORTINAZ MACHADO
ILA YASMIM REIS AROUCHE DANTAS
ISABELLE FERNANDES DOS PASSOS
ISADORA MACIEL SOUSA
JULIANA PORCIUNCULA DA SILVA
JÚLIA COLLARES DOS SANTOS
JÚLIA JACQUES BITENCOURT
LETICIA DA COSTA TAVARES DA SILVA
LUANA FERREIRA DE LIMA
LUCAS CERON KIKHOFEL
LUCAS MORAES BERNEIRA
LUISA DE VARGAS MORALES
LUISA VIEIRA BECKER
MAIARA SILVEIRA CALDEIRA
MARCELLI GUIMARAES SANCHES
MARCELO DE AVILA LEÃO
MARIA EDUARDA LOPES GOMES
MARIANA REICHOW RAMOS
MELLISE DOS SANTOS FERREIRA
MIKAELE VALERIO TAVARES
MONICA LOPES FERREIRA
NICOLAS PERLEBERG MAILAHN
RODRIGO FERREIRA KRUGER2
RUDIERE LUZ ARAUJO
SAMUEL ALVES PEREIRA
Samara Alves Testoni
THIAGO SEVILHANO PUGLIERI
VICTORIA BORGES VAZ DE LEON
VICTORIA DE CASTRO ARMANI

Página gerada em 28/04/2024 20:01:50 (consulta levou 0.208519s)