Nome do Projeto
Questões Ecológicas em Perspectiva Interdisciplinar (4ª Edição)
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
16/08/2023 - 30/04/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Educação
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
A crise ecológica que atravessamos tem sido constantemente remetida para segundo plano face às sucessivas crises "regionais". No entanto, a crise ecológica é um fato que põe em questão as nossas existências individuais e coletivas, exigindo uma reconfiguração dos referenciais normativos que as estruturam. Este projeto - que vai agora para a sua 4ª edição - propõe-se contribuir para essa reconfiguração.

Objetivo Geral

O objetivo deste projeto é contribuir para a qualificação e promoção do debate público sobre a crise ecológica nas suas múltiplas facetas, enfatizando a transversalidade dos seus impactos. Por essa razão, é propósito do projeto convocar e pôr em diálogo diferentes disciplinas, experiências e áreas do saber, procurando assim contribuir para a conscientização pública as respeito de perspectivas alternativas ao modelo dominante no que diz respeito à relação entre a sociedade e a natureza.

Justificativa

A crise ecológica que atravessamos tem sido constantemente remetida para segundo plano face às sucessivas crises "regionais" - financeira, econômica, social, política, etc. -, não obstante as evidências cada vez mais fortes da sua provável relação com a depleção ecossistêmica e as suas causas subjacentes, causas vinculadas ao modo de vida social vigente e ao binômio produção/consumo que o governa. No entanto, a crise ecológica é um fato que nos coloca desafios urgentes e difíceis, forçando-nos a uma reconfiguração de referenciais da nossa existência individual e coletiva: soberania, modo de vida em sociedade e suas estruturas normativas, participação pública, modo de relação com a natureza, entre muitos outros. Este projeto - que vai agora para a sua 4ª edição - propõe-se contribuir para essa reconfiguração.

Metodologia

Ciclo de palestras.
Metodologia expositiva via plataforma Zoom ou afim, com transmissão ao vivo no canal Questões Ecológicas, no YouTube.

Indicadores, Metas e Resultados

1. Oito palestras com orador@s convidad@s, distribuídas quinzenalmente entre agosto e outubro de 2023;
2. Colóquio de encerramento constituído por comunicações submetidas por pesquisadores pós-graduados (novembro ou dezembro de 2023;
3. Publicação de e-book com seleção das palestras d@s orador@s convidad@s e das comunicações do colóquio, com a devida avaliação por pares (até final de março de 2024).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARLINDO AMÉRICO TAVARES MARTINS JÚNIOR
BRUNA DOS SANTOS LEITE
CRISTIANO AGRA ISERHARD2
Jair Tauchen
Lavínia Leal Pereira
NUNO MIGUEL PEREIRA CASTANHEIRA17
Nuno Marques

Página gerada em 05/12/2023 19:44:29 (consulta levou 0.092338s)