Nome do Projeto
Representação e razão em Hobbes
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
28/02/2023 - 28/02/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Explicar a relação teórica entre a representação natural ou cognitiva e a representação política em seus pressupostos teórico-práticos requer analisar, respectivamente, os conceitos de sensação (imaginação) e de razão em Hobbes.

Objetivo Geral

Desenvolver um trabalho sério mostrando como a representação natural diferencia-se da representação política no amago da teoria política hobbesiana através do conceito de razão pública.

Justificativa

Contribuir com pesquisas sobre Thomas Hobbes, autor considerado o fundador do pensamento político moderno, é das tarefas mais importantes para pesquisadores interessados na construção sólida de pressupostos pertencentes a essa area do conhecimento humano, visto que o proprio Hobbes considera tal empenho uma obra de engenharia civil.

Metodologia

Qualitativa, com consulta aos textos originais do autor mas também em obras escritas por seus comentadores.

Indicadores, Metas e Resultados

O aprofundamento e enriquecimento das teses morais, físicas e políticas do filósofo ingles Thomas Hobbes é nossa meta, a qual esperamos concluir no período de três anos, para, então, na posse do resultado esperado, partirmos à publicação em revista científica especializada.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLAUDIO ROBERTO COGO LEIVAS4
JOÃO VÍTOR DE PAULA BARBOZA

Página gerada em 19/04/2024 14:25:36 (consulta levou 0.127063s)