Nome do Projeto
Desenho de Figura Humana: ações poéticas e pedagógicas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2023 - 20/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto dá seguimento a questões e ações educativas iniciadas em outras instâncias e junto ao grupo de pesquisa em torno do Desenho da Figura Humana, com foco sobre o protagonismo e a produção acadêmica desenvolvida. A intenção é resgatar a memória do ensino dessa disciplina nos cursos de artes da UFPel, com destaque para as ações realizadas junto ao ateliê de Desenho de Figura Humana, a partir da implantação nos 2000. Interessa historiar a trajetória percorrida ao longo desses 20 anos, pontuando inovações metodológicas que articulam ensino, pesquisa e extensão de forma indissociada. Intervenções, mostras didáticas, mediações, aulas abertas, oficinas, minicursos, palestras e demais ações foram desenvolvidas com o objetivo de atualizar discursos, ampliar repertórios e promover o debate em torno de identidades, subjetividades, performances e representações da figura humana na arte e na cultura contemporânea. Um tema instigante pela diversidade de questionamentos que proporciona, necessário para a formação nas diferentes áreas do conhecimento. Essa constatação implicou em uma revisão do projeto pedagógico dos cursos de visualidades do Centro de Artes, tornando a disciplina obrigatória junto a etapa básica de formação.

Objetivo Geral

Inventariar a produção acadêmica desenvolvida junto ao ateliê de desenho de figura humana, desde a sua implantação nos anos 2000, com interesse em preservar a memória do ensino e enfatizar processos poéticos e pedagógicos experimentados.
Desenvolver material bibliográfico referenciado na investigação realizada, com vistas a historiar a trajetória percorrida e promover o reconhecimento das ações de ensino, pesquisa e extensão promovidas ao longo dos últimos 20 anos.
Definir uma linha conceitual e metodológica que compreenda a diversidade de propostas e discursos desenvolvidos no ateliê, de forma a instigar o debate sobre representações e apresentações da figura humana na arte e na cultura contemporânea.
Percorrer as diferentes etapas para a concretização do trabalho: realizar a pesquisa bibliográfica e imagética, executar o projeto de design, sua aplicação, avaliação e readequações para editoração e distribuição do material;
Registrar e documentar todas as etapas do processo, que fomentarão os relatórios técnicos e a apresentação de resultados em eventos acadêmicos e artísticos.

Justificativa

O projeto se justifica por preservar a memória do ensino de uma disciplina que integra a etapa básica dos diferentes cursos da área de visualidades do Centro de Artes, proporcionando uma formação em desenho da figura humana, que avança sobre práticas para contemplar a diversidade de atravessamentos que incidem sobre representações, presença e performance do corpo na arte. As ações desenvolvidas contemplam questões de gênero, etnia, inclusão, materialidades, subjetividades, identidades, tradição e rupturas.Também se justifica por possibilitar o reconhecimento de propostas metodológicas inovadoras e por promover o compartilhamento das ações e da produção artística através da catalogação e publicação.

Metodologia

A linha metodológica se fundamenta na Artografia, para cartografar o acervo, sem estabelecer hierarquias ou distinções do trabalho desenvolvido pelo artista, professor, pesquisador. Essa é uma perspectiva aberta e plural, própria das pesquisas baseadas em arte, permite a construção de modelos autorais, narrativas poéticas e objetos diferenciados como suporte e veículo da investigação conduzida. As etapas compreendem o levantamento do material, estudo, concepção editorial, seleção de materiais e técnicas, ilustração e projeto gráfico, registro e documentação do processo investigativo, com todas as etapas percorridas, reuniões de avaliação, produção de material para apresentação em eventos acadêmicos e
artísticos.
A investigação percorre o acervo do ateliê, bem como arquivos, catálogos, artigos e entrevistas para identificar os planos de trabalho, as mostras didáticas, as demais ações extensionistas e de pesquisa, com vistas a reconhecer inovações e articulações com temas instigantes da contemporaneidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Reconhecimento e valorização da memória do ensino de desenho da figura humana
Contemplar e partilhar processos poéticos/didáticos que impactam o conhecimento.
Formação global e profissional dos participantes;
Atuação em equipes de trabalho multidisciplinares;
Integração e troca de experiências;
Qualificação e formação de público;
Ampliação de repertórios;
Promoção da arte e da cultura

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRO BARCELOS FLORES
ALICE JEAN MONSELL3
ALLENDE DE CASTRO PERINI
GUSTAVO SEVERO DALLA COSTA
NADIA DA CRUZ SENNA1
PEDRO YURI DOS ANJOS CORREA
THAIS CRISTINA MARTINO SEHN2

Página gerada em 27/04/2024 15:41:48 (consulta levou 0.164911s)