Nome do Projeto
Desenho de Figura Humana: ações poéticas e pedagógicas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2023 - 20/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto dá seguimento a questões e ações educativas iniciadas em outras instâncias e junto ao grupo de pesquisa em torno do Desenho da Figura Humana, com foco sobre o protagonismo e a produção acadêmica desenvolvida. A intenção é resgatar a memória do ensino dessa disciplina nos cursos de artes da UFPel, com destaque para as ações realizadas junto ao ateliê de Desenho de Figura Humana, a partir da implantação nos 2000. Interessa historiar a trajetória percorrida ao longo desses 20 anos, pontuando inovações metodológicas que articulam ensino, pesquisa e extensão de forma indissociada. Intervenções, mostras didáticas, mediações, aulas abertas, oficinas, minicursos, palestras e demais ações foram desenvolvidas com o objetivo de atualizar discursos, ampliar repertórios e promover o debate em torno de identidades, subjetividades, performances e representações da figura humana na arte e na cultura contemporânea. Um tema instigante pela diversidade de questionamentos que proporciona, necessário para a formação nas diferentes áreas do conhecimento. Essa constatação implicou em uma revisão do projeto pedagógico dos cursos de visualidades do Centro de Artes, tornando a disciplina obrigatória junto a etapa básica de formação.
Objetivo Geral
Inventariar a produção acadêmica desenvolvida junto ao ateliê de desenho de figura humana, desde a sua implantação nos anos 2000, com interesse em preservar a memória do ensino e enfatizar processos poéticos e pedagógicos experimentados.
Desenvolver material bibliográfico referenciado na investigação realizada, com vistas a historiar a trajetória percorrida e promover o reconhecimento das ações de ensino, pesquisa e extensão promovidas ao longo dos últimos 20 anos.
Definir uma linha conceitual e metodológica que compreenda a diversidade de propostas e discursos desenvolvidos no ateliê, de forma a instigar o debate sobre representações e apresentações da figura humana na arte e na cultura contemporânea.
Percorrer as diferentes etapas para a concretização do trabalho: realizar a pesquisa bibliográfica e imagética, executar o projeto de design, sua aplicação, avaliação e readequações para editoração e distribuição do material;
Registrar e documentar todas as etapas do processo, que fomentarão os relatórios técnicos e a apresentação de resultados em eventos acadêmicos e artísticos.
Desenvolver material bibliográfico referenciado na investigação realizada, com vistas a historiar a trajetória percorrida e promover o reconhecimento das ações de ensino, pesquisa e extensão promovidas ao longo dos últimos 20 anos.
Definir uma linha conceitual e metodológica que compreenda a diversidade de propostas e discursos desenvolvidos no ateliê, de forma a instigar o debate sobre representações e apresentações da figura humana na arte e na cultura contemporânea.
Percorrer as diferentes etapas para a concretização do trabalho: realizar a pesquisa bibliográfica e imagética, executar o projeto de design, sua aplicação, avaliação e readequações para editoração e distribuição do material;
Registrar e documentar todas as etapas do processo, que fomentarão os relatórios técnicos e a apresentação de resultados em eventos acadêmicos e artísticos.
Justificativa
O projeto se justifica por preservar a memória do ensino de uma disciplina que integra a etapa básica dos diferentes cursos da área de visualidades do Centro de Artes, proporcionando uma formação em desenho da figura humana, que avança sobre práticas para contemplar a diversidade de atravessamentos que incidem sobre representações, presença e performance do corpo na arte. As ações desenvolvidas contemplam questões de gênero, etnia, inclusão, materialidades, subjetividades, identidades, tradição e rupturas.Também se justifica por possibilitar o reconhecimento de propostas metodológicas inovadoras e por promover o compartilhamento das ações e da produção artística através da catalogação e publicação.
Metodologia
A linha metodológica se fundamenta na Artografia, para cartografar o acervo, sem estabelecer hierarquias ou distinções do trabalho desenvolvido pelo artista, professor, pesquisador. Essa é uma perspectiva aberta e plural, própria das pesquisas baseadas em arte, permite a construção de modelos autorais, narrativas poéticas e objetos diferenciados como suporte e veículo da investigação conduzida. As etapas compreendem o levantamento do material, estudo, concepção editorial, seleção de materiais e técnicas, ilustração e projeto gráfico, registro e documentação do processo investigativo, com todas as etapas percorridas, reuniões de avaliação, produção de material para apresentação em eventos acadêmicos e
artísticos.
A investigação percorre o acervo do ateliê, bem como arquivos, catálogos, artigos e entrevistas para identificar os planos de trabalho, as mostras didáticas, as demais ações extensionistas e de pesquisa, com vistas a reconhecer inovações e articulações com temas instigantes da contemporaneidade.
artísticos.
A investigação percorre o acervo do ateliê, bem como arquivos, catálogos, artigos e entrevistas para identificar os planos de trabalho, as mostras didáticas, as demais ações extensionistas e de pesquisa, com vistas a reconhecer inovações e articulações com temas instigantes da contemporaneidade.
Indicadores, Metas e Resultados
Reconhecimento e valorização da memória do ensino de desenho da figura humana
Contemplar e partilhar processos poéticos/didáticos que impactam o conhecimento.
Formação global e profissional dos participantes;
Atuação em equipes de trabalho multidisciplinares;
Integração e troca de experiências;
Qualificação e formação de público;
Ampliação de repertórios;
Promoção da arte e da cultura
Contemplar e partilhar processos poéticos/didáticos que impactam o conhecimento.
Formação global e profissional dos participantes;
Atuação em equipes de trabalho multidisciplinares;
Integração e troca de experiências;
Qualificação e formação de público;
Ampliação de repertórios;
Promoção da arte e da cultura
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRO BARCELOS FLORES | |||
ALICE JEAN MONSELL | 3 | ||
ALLENDE DE CASTRO PERINI | |||
GUSTAVO SEVERO DALLA COSTA | |||
LUCAS ESPOLADORE | |||
NADIA DA CRUZ SENNA | 1 | ||
PEDRO YURI DOS ANJOS CORRÊA | |||
THAIS CRISTINA MARTINO SEHN | 2 |