Nome do Projeto
Ferramentas Computacionais no Ensino da Estatística
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
27/03/2023 - 26/03/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O momento atual requer dos estudantes e profissionais das diferentes áreas do conhecimento a capacitação para o uso de recursos computacionais na organização e análise de dados. Neste contexto a inclusão de ferramentas computacionais no ensino da estatística assume grande relevância na formação dos futuros profissionais. Esta pode ser realizada na forma de oficinas, grupos de estudo, cursos, resolução de exercícios, leitura de artigos científicos, dentre outras. Uma das limitações da utilização de pacotes estatísticos é o alto custo para obtenção das licenças. Contudo hoje em dia, existem disponíveis várias ferramentas de análise de dados de livre acesso, as quais podem contribuir com a formação dos discentes sem onerar custos. Diante disso, este projeto visa o estudo de ferramentas computacionais, bem como a produção de materiais e oficinas didáticas que propiciem facilitar o acesso do acadêmico a essas tecnologias disponíveis.

Objetivo Geral

Estudo de ferramentas computacionais para organização e análise de dados, bem como a produção de materiais e oficinas didáticas que propiciem facilitar o acesso dos discentes a essas tecnologias disponíveis.

Justificativa

O ensino da Estatística vem sendo abordado de forma teórica na maioria das disciplinas ofertadas à nível de graduação, seja porque a carga horária da disciplina não contempla aulas práticas ou talvez pelo extenso conteúdo programático que tais disciplinas abordam. A utilização de recursos computacionais é indispensável para os profissionais e usuários da área da estatística. Neste contexto, despertar o interesse dos acadêmicos para utilização de ferramentas computacionais é de grande importância, visto que as aplicações da mesma se fazem presentes na maioria das publicações das mais diferentes áreas do conhecimento.

Metodologia

- Revisão bibliográfica sobre os conteúdos e ferramentas computacionais a serem utilizadas para as atividades do projeto.
- Discussão de metodologias estatísticas selecionadas pela equipe em diferentes áreas do conhecimento.
- Reuniões semanais com a equipe para definir metas e trocar informações.
- Desenvolvimento de atividades complementares usando os recursos disponíveis.
- Realização de oficinas didáticas, voltadas para os estudantes que cursam ou já tenham cursado disciplinas de Estatística do DME.
- Produção de listas de exercícios com aplicação dos recursos computacionais estudados no projeto direcionados para os conteúdos das disciplinas de estatística.
- Disponibilização e avaliação dos materiais didáticos produzidos pela equipe do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

- Aquisição de conhecimento na compreensão e utilização de ferramentas computacionais , no que se refere ao conteúdo de Estatística.
- Motivar a utilização de ferramentas computacionais na solução de exercícios relacionados às disciplinas de Estatística.
- Produção de conteúdo didático para auxiliar nas aulas de Estatística.
- Interação aluno/docente no processo ensino/aprendizagem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDER JOSE DE SENA
ANA RITA DE ASSUMPCAO MAZZINI12
Caroline Alves Batista Marinuci
DIANA MARCELA HERNANDÉZ HERNÁNDEZ
EDUARDA DA SILVA
EDUARDA EHLERT VASCONCELOS
EDUARDA WINTER GARCIA
GABRIEL DA SILVA ZANI
GABRIEL KEISUKE KIMURA DIAS
GIOVANA MILECH ROBE
GISELDA MARIA PEREIRA4
Isadora Moreira da Luz Real
JOÃO PEDRO BLANK DA SILVA
JÚLIA RODEGHEIRO DE MORAES
LAVINIA BUBOLZ HOLZ
LUIZA EHLERT BIERHALS
MIRIAM VITORIA PEREIRA DA SILVEIRA FAGUNDES
NATALIA PEDRA MADRUGA
NATALIE NUNES DA COSTA
NICOLAS LEMOS MACHADO
PEDRO AUGUSTO SALGUEIRO DONATO BACELAR
POLLYANE VIEIRA DA SILVA29
RODRIGO DE LAFORET PADILHA RAUPP
SILVIA NAIANE JAPPE
TASSILA APARECIDA DO NASCIMENTO DE ARAÚJO
VINICIO DA SILVA MARTINS JÚNIOR

Página gerada em 04/03/2024 22:48:33 (consulta levou 0.394731s)