Nome do Projeto
POIEMA nas redes!
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/04/2023 - 31/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O POIEMA nas redes é um desdobramento das atividades desenvolvidas pelos membros do projeto de ensino POIEMA - Polo Interdisciplinar de Estudos do Medievo e da Antiguidade e volta-se para a produção e divulgação de conteúdos nas redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube e site do POIEMA) dentro das especificidades dessas. Tendo como base as discussões concernentes à História Pública, esse projeto de extensão visa a criação de conteúdo acadêmico de fácil acesso à comunidade com a finalidade de problematizar, desmistificar e atualizar o conhecimento sobre Idade Média e Antiguidade bem como das formas de usos desses passados pela contemporaneidade.

Objetivo Geral

- Criação de conteúdo acadêmico de fácil acesso à comunidade, visando desmistificar preconceitos sobre a Idade Média e Antiguidade
- Conteúdo simplificado e qualificado

Justificativa

Em nosso passado mais recente o passado tem sido instrumentalizado como forma de justificar discursos que propagam diversas intolerâncias. Desta forma, torna-se latente o processo de desconstrução dessas imagens reiteradas nas mais diversas mídias. O processo de discutir e apresentar novas formas de ver o medieval e o antigo figuram, assim, como uma necessidade de diálogo com as mais diversas camadas sociais, tendo em vista que as redes sociais possibilitam o acesso ao mais diversos perfis de espectadores. Além do campo politico, destacamos também o medieval fantasia, aquele dos castelos, princesas, dragões demais figuras. Idílico ou violento, essa imagem que circula e é reconhecida como medieval precisa ser desconstruída e problematizada dentro dos anseios de seu contexto de produção. O projeto que aqui se apresenta é, pois, uma forma possível de trazer ao público mais diverso problematizações desse campo de pesquisa, buscando o diálogo e o compartilhamento do conhecimento.

Metodologia

A página do POIEMA no Instagram será a base de divulgação das produções: a cada 15 dias é postada uma sequencia de cards sobre tema a ser definido pelos integrantes do POIEMA, intercalando com a postagem informativa, temos um card de divulgação do Blog do POIEMA (alocado na página do POIEMA, o blog traz a cada 15 dias textos curtos de pesquisadores nacionais e internacionais sobre os mais variados referentes ao medievo, antiguidade e suas recepções). Para a página no Facebook serão repostadas as atividades desenvolvidas no Instagram. O YouTube é a plataforma na qual é realizada palestras, ciclos temáticos, lançamentos de obras na área e demais atividades online.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que as plataformas se tornem referência nos assuntos abordados e que a troca de conhecimento entre consumidores /espectadores /público seja a base de nossa atividade nas redes sociais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIENNE PEIXOTO CARDOSO
ALEXIA FRANCIS PETER DEMARI
AMANDA RODRIGUES GUELSO
DANIELE GALLINDO GONCALVES2
EDUARDO PEREIRA DA SILVA SCHLEE
FRANCIELE SILVA SOARES
FRANCINE SEDREZ BUNDE
GABRIELA DALLAZEM BISOTTO
GIOVANA PINEDA PRADO
GREGORY RAMOS OLIVEIRA
JULIANA ÁVILA PEREIRA
LAURA BERGOZZA PEREIRA
LOREN CANTILIANO XIMENDES
PYETRA DE LIMA SCHMIDT
RAFAELA DOMINGUES CAVALHEIRO
Thalis Figueiredo Sartorio
VITORIA HENZEL FERREIRA

Página gerada em 25/04/2024 18:58:38 (consulta levou 0.144852s)