Nome do Projeto
10º Encontro Sul-Americano de Design - Suldesign Reinventa
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/03/2023 - 01/07/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Cultura
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
Este projeto de extensão apresenta o escopo do evento “10º Encontro Sul- Americano de Design - Suldesign Reinventa”, a ser realizado em modo híbrido nas dependências do Centro de Artes. O Suldesign Encontro acontece periodicamente desde 1999, reunindo estudantes, professores, profissionais e demais interessados da comunidade em geral para trocar experiências, ideias, contatos, métodos e apresentar inovações do campo do Design e áreas correlacionadas. A organização fica a cargo da equipe de técnicos e estudantes estagiários do projeto de ensino “Suldesign Estúdio: laboratório de Design Gráfico e Digital”, Centro Acadêmico de Design (CADe) e da comissão de professores do colegiado dos Cursos de Design da UFPEL. As atividades do evento envolvem conferências, mesas redondas, oficinas, congresso científico, exposições, festival de Design e feira de produtos. A metodologia de realização prevê as etapas de pré-evento, onde todas as ações serão planejadas; evento, onde o planejamento será posto em prática com a realização do mesmo; pós-evento, contemplando a análise dos resultados e desenvolvimento de produtos de registro do mesmo. Com esse evento espera-se a participação de cerca de 500 interessados.

Objetivo Geral

O objetivo geral do 10º Encontro Sul- Americano de Design - Suldesign Reinventa é proporcionar o contato de estudantes dos cursos de Design UFPEL, professores, egressos, demais estudantes do campo do Design e áreas correlacionadas da região de Pelotas e interessados da comunidade em geral, com profissionais e pesquisadores que trarão tópicos de interesse deste público, através de conferências, mesas redondas, oficinas, congresso científico, exposições, festival de Design e feira de produtos.

Os objetivos específicos incluem:

- Proporcionar o encontro da comunidade acadêmica dos cursos de Design UFPEL e demais interessados com profissionais e pesquisadores do campo, através de conferências, mesas redondas e workshops, fomentando o debate sobre a pesquisa, a cultura, as inovações de atuação no mercado de trabalho e as relações com áreas adjacentes;

- Incentivar a troca de saberes entre os estudantes através de oficinas organizadas por eles;

- Incentivar a inserção discente nas práticas de pesquisa através da participação no congresso científico;

- Dar visibilidade para as formas de fazer Design através de exposições temáticas;

- Conferir importância e divulgação para a produção acadêmica estudantil de Design através de premiação no âmbito do Festival de Design;

- Expor produtos e publicações do campo do Design e áreas correlacionadas no formato feira.

Justificativa

Organizar o 10º Encontro Sul-Americano de Design - Suldesign Reinventa será uma excelente oportunidade para reunir profissionais, professores, acadêmicos e estudantes do setor, além de promover a troca de ideias e a apresentação de novos trabalhos e tendências. O design é uma área fundamental para o desenvolvimento de produtos, serviços e soluções inovadoras e esteticamente atraentes.

Além disso, o evento permitirá aos participantes ampliar sua rede de contatos e estabelecer novas parcerias, o que é fundamental para o crescimento profissional. O networking é uma das maiores vantagens de participar de eventos desse tipo, pois permite aos participantes conhecer pessoas que trabalham em empresas e áreas similares, o que pode resultar em novos negócios e oportunidades de trabalho.

Outra vantagem é a possibilidade de atualização sobre as tendências e tecnologias mais recentes do setor. As conferências, mesas redondas, workshops e oficinas serão uma excelente oportunidade para aprender sobre as últimas inovações e obter insights valiosos sobre o mercado de design.

Realizar o congresso científico será importante para fomentar a iniciação científica dos estudantes, pois terão contato com a organização de pensamento através da escrita de resultados de projetos em um texto acadêmico, instrumentalizando-os para a realização do trabalho de conclusão de curso. Também será importante a visibilidade de suas produções através da publicações de anais.

Através do festival de Design, busca-se a valorização e visibilidade para os projetos realizados em sala de aula, valorizando, por extensão, o trabalho realizado pelos professores membros dos cursos de Design na condução de suas disciplinas.

Por fim, é importante destacar que um evento de design também é uma oportunidade para a cidade onde ele é realizado, pois atrai profissionais e empresas do setor, o que pode resultar em novos investimentos e empregos. Além disso, a presença de profissionais e empresas do setor pode ajudar a promover a cidade como um importante centro de negócios e criatividade.

Em resumo, organizar o 10º Encontro Sul-Americano de Design - Suldesign Reinventa é uma excelente oportunidade para reunir a comunidade, promover a troca de ideias, ampliar as redes de contato, aprender sobre as tendências e tecnologias mais recentes e, ainda, trazer benefícios para a cidade. Portanto, é uma iniciativa que vale a pena ser realizada.

Metodologia

O evento consistirá em conferências, mesas redondas e workshops com convidados, bem como oficinas organizadas e ministradas pelos estudantes. A organização ficará a cargo da equipe de técnicos e estudantes voluntários do Suldesign Estúdio, Centro Acadêmico de Design (CADE) e da comissão de professores do colegiado dos Cursos de Design.

Para viabilizar o evento, estão previstas três etapas de organização e realização, quais sejam:

1) O planejamento pré-evento, que consistirá nas ações de definição do período de realização e cronograma; determinação do modo de participação para fins de certificação; elaboração de lista convidados para as conferências; redação e publicação do edital para oficinas; concepção da identidade visual e início da divulgação do evento. Nesta etapa estão previstos, também, o contato com os conferencistas, o agendamento das conferências e preparação dos meios técnicos para viabilização delas via internet. Após a publicação do edital de oficinas e respeitando-se os prazos previstos nele, serão selecionadas as oficinas a serem ministradas e definido o cronograma de realização delas.

2) Durante o evento, participantes do grupo de organização ficarão responsáveis por mediar as conferências e mesas redondas, acompanhar os workshops e as oficinas, auxiliando os ministrantes delas também, contabilizar a participação dos inscritos para fins de certificação,

3) No pós-evento será feita a desmontagem das infraestruturas de realização do evento, a avaliação dos resultados, a produção dos anais do congresso científico, a diagramação dos cadernos do festival de Design e do relatório impresso com registros do evento.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com esse evento reunir os membros da comunidade acadêmica dos cursos de Design para debater temas de interesse, refletir sobre as perspectivas para o mercado de trabalho para os futuros designers, aprimorar conhecimentos em técnicas, softwares e outros tópicos importantes para a prática do design. O público almejado para as atividades do evento é de cerca de 500 participantes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE ANDRADE KOSBY
ALISSA XAVIER ALVES
ALVARO RITTER QUEVEDO
AMANDA CORREA LOPES
AMANDA PACCANARO MARINO
ANA DA ROSA BANDEIRA16
ANA JULIA ARANHA
ANA JULIA DOS SANTOS VIANNA
ANA LETICIA BORSCHEID KUGA
ANA LUCIA MADRUGA PALOMBO
ANDREIA BORDINI DE BRITO2
ANDRIUS FREDES LOPES
ANGÉLICA KNUTH
ANNA CAROLINA CORREA BATISTA
ANNA FONSECA DA NOVA CRUZ
ARTHUR DOS SANTOS GONÇALVES
ARTHUR NEIS PINHEIRO
ARTUR TRAD AVEZUM
AUGUSTO ANDRE WIEGAND
AUGUSTO GIMENES HARDTKE
AUGUSTO SCHECK DA SILVA
AUGUSTO VICENTE PEREIRA
BRENDA BELING KLUG
BRUNA DE OLIVEIRA ZANETTI
Bryan Hermann da Rocha
CAIO BOJANOSKI MAYRINK
CAMILA COLPO CORCINI
CAMILA FERNANDES SANTOS
CAMILA NIEMANN LOPES
CAMILLA AYUMI TORIBA RIBEIRO
CAMILLE DE AVILA VOIGT
CAMILLE DE CARVALHO DENUZZI
CARLOS TAINAN MOREIRA DOS SANTOS
CAROLINA ABUKAWA
CAROLINA BRAVO PILLON3
CAROLINA PEREIRA DIEHL
CAROLINA VARIZI CORREGIO
CECILIA DA FONSECA SUAREZ
CHARLES DAVI DE FREITAS SOARES
CHARLES NICOLAS SALINAS MACHADO
CHRIS DE AZEVEDO RAMIL16
CINTIA DA PAZ MILLIAVACA
CIRANGELO DE BARROS SILVA
Cilene Estol Cardoso22
DANIEL ALVES STEIN
DANIEL LAMPE DA SILVA
DARLAN VINICIUS MODESTO PEREIRA
DAVI MENDES DA RESSURREICAO
DEBORA BIANCA TAVEIRA DE MOURA
DEBORA MIELKE FERREIRA
DEBORA SIEBURGER CARVALHO
DIEGO DE OLIVEIRA SIMOES LOPES GASTAL
DIULIA HAERTER
DOUGLAS SOARES GONCALVES
EDUARDA BORBA DE BARROS
EDUARDA LESSA BENITES
EMILLY BRAGA MERCES
ERICA CAMELATTO MACHADO
ESTEFANE DE OLIVEIRA FERREIRA
Eduarda Barbieri Barbosa
FABRICIO ALVES PAGOTTO
FERNANDA KRUMREICH HELMS
Felipe da Silva Voltan
GABRIEL ATKINSON ALVES
GABRIEL DOS SANTOS GOMES FERREIRA
GABRIEL MARQUES DOS SANTOS
GABRIELA BALESTRIN VIEIRA DA CUNHA
GABRIELA BERNARDES MARIA
GABRIELLI MOURIGE BARBOSA NAZARIO
GIOVANNA BOTELHO MARTINS
GIOVANNA DOMINGUES RODRIGUES
GIULIA PLETZ
GUILHERME COLVARA DA SILVA
GUILHERME FARIAS DUARTE
GUILHERME FRANCK TAVARES6
GUSTAVO OLIVEIRA MOREIRA
Gabriela Angela Moroni
HELENA DE ARAUJO NEVES28
HELENA GOULART SIQUEIRA
HENDRICK DEBLE MONTEIRO
HENRIQUE DA SILVA MACHADO
HERYCK OLLERMAN DA SILVA
IGOR SILVA KURIMOTO
ISABEL GALLI ROMAGNOLI
ISABEL RODRIGUES DA FONSECA HARO
ISABELLA AZZOLIN FONTANARI
ISABELLA MALUE DOS SANTOS
ISABELLE NOGUEZ ROSALES
IZABELA MARIA DOS SANTOS ZANIN
JEAN PIERRE VAZ DIAS
JEFERSON ANDRE FISS
JESSICA DORNELES MENIN
JOAN VICTOR DE FRANCA SPINOLA
JOANA ORTIZ CORVELLO
JOAO FERNANDO IGANSI NUNES2
JOAO LUCAS MORAES LIMA
JOAO NUNES DA SILVA NETO
JOAO PEDRO DIAS DE LIMA
JOAO VICTOR FERRAZ BARUFI
JOSIANE DUARTE DOS SANTOS CRIZÉL16
JULIA CARDOZO SCHIAVON MADRUGA
JULIA DE LIMA VALADAO
JULIA KREVER KEMPF
JULIA SOARES
JULIANA NOALES RODRIGUES
JÚLIA GREQUE MAXIMILA
JÚLIA TEIXEIRA COUTINHO
KAMILLY KAWANY SILVA VITAL
KAREN PARADA DA SILVA
KAROLAINE DE MATTOS CERENTINI
KAROLINE MORAES FOSTER DA SILVA
KATHERINE GARCIA DA SILVEIRA
KAUANA KICKHOFEL DOS SANTOS
LARA CALVETTE DAUNIS
LARISSA ARDUIN SILVEIRA
LARISSA DE VARGAS DA SILVA
LARISSA PEREIRA MEIATTO
LAURA BARELA PEREIRA
LAURA CORDEIRO MILKE
LAURA DAUNIS ZANETTI
LAURA GROSS DE OLIVEIRA
LAUREN RAQUEL LEAL LAMAS
LAVINIA NUNES DE AVILA
LEANDRO NUNES CARDOSO JUNIOR
LEONARDO LEAL TAVARES
LUANA ACOSTA DE LACERDA
LUCAS DUARTE BITENCOURT
LUCAS FEIJO ALVES
LUCAS FERREIRA DOS SANTOS
LUCAS MACEDO
LUCAS QUEVEDO GARCIA
LUCIANA BASILIO DA SILVEIRA
LUELLEN ZILIO
LUIZ FEIJO NETO
LUIZA DE HOLANDA MACEDO
LUIZA KOHN
LUIZA ROSSELLI SIQUEIRA
Luiza Carapeto Krüger Rodrigues
MAITE NOGUEIRA MARUM
MARIA DE FATIMA BONOW
MARIA EDUARDA DE SOUZA COSTA
MARIA EDUARDA DUARTE DA SILVA
MARIA EDUARDA GAUZE CARDOSO
MARIA EDUARDA GRUTZMANN MENESES
MARIA EDUARDA MACIEL SILVEIRA
MARIA EDUARDA MARQUES MENEZES
MARIA EDUARDA VERONEZ MONTERA
MARIA HOFF AMBOS
MARIA LUISA CARNEIRO DIAS
MARIA VIANNA TERENZI
MARIA VITORIA PORTO DOS SANTOS
MARIANA PEREIRA MARQUES
MARIANA RIBEIRO RODRIGUES
MARIANE FALCAO FROIS
MARILIA BRANDAO AMARO DA SILVEIRA
MARINA PINHEIRO CORTEZ
MAX LEITE NETO
MICHELE FRANCK CHABARRIA NOGUEIRA
MONICA LIMA DE FARIA2
MONIQUE SILVA DE SOUZA
MURILO SOUZA BORGES
MYRELLA HOFFMANN LAPSCHIES
Maiara Borraz de Ávila
NADIA MIRANDA LESCHKO8
NATALIA MAYUMI MATSUMURA
NATHANA DA COSTA FREITAS
NICKOLAS COELHO DA SILVA
NICOLAS GONCALVES VITORIA
NICOLE XAVIER DE ALMEIDA
Nicolas Braga Borges
OSCAR PEREIRA JACQUOT GOULART
PAMELA MARASCA DA SILVA
PATRICIA LOPES DAMASCENO26
PEDRO YURI DOS ANJOS CORREA
RAFAEL BERGMANN THUROW
RAFAEL LEONCIO
RAFAEL SALOMAO DE SOUZA
RAFAELA FORMENTIN FARIAS
RAFAELA MELLO BLÖDORN
RAFAELA VALENTE CUNHA
RAISSA ESPIRITU SORREGOTTI
RENAN NUNES PINTO
RENAN RODRIGUES LINHARES
RENATA MOLINA COSTA TAVARES
ROBERTA COELHO BARROS14
ROGER DA SILVA DE MATOS
SABRINA BARROZO BUBANZ
SIMONE MONTEIRO DE AQUINO
SOPHIA GEMIGNANI ALMEIDA SILVA
Sergio Antonio Brondani
TAINA CRUGER GONCALVES
TAYLOR FONTES JOHANNSEN
THAIS CRISTINA MARTINO SEHN20
THAIS HECKLER RIBEIRO
THALIA DE LIMA VAHL
THAYNA KLUMB CANDIA
TOBIAS TESSMANN MULLING22
VAGNER DUTRA MACIEL
VITOR EMANOEL PINHEIRO SILVA
VITOR HUGO LUHRS WALTRICK
VITORIA ALVES E ALVES
VITORIA VIEIRA DOS SANTOS
VIVIAN SCHULER BUENO
VÍVIAN SAMPAIO DE ALVARENGA
WELEN MENDES ALMEIDA
WENDEL DE SOUZA FARIAS
WESLEY CUNHA TEODORO
WILLIAM ARAUJO MEDEIROS
WILLIAM GUEDES CEZAR DE OLIVEIRA
YURI DE AVILA SOARES
Ìsis Pinheiro Corvello

Recursos Arrecadados

FonteValorAdministrador
PatrocíniosR$ 60.000,00Fundação Delfim Mendes da Silveira

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa JurídicaR$ 60.000,00

Página gerada em 23/05/2024 03:58:43 (consulta levou 0.453264s)