Nome do Projeto
Sala de aula ampliada
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
17/07/2023 - 20/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A partir do percurso da disciplina de Fundamentos Psicológicos da Educação, presente no itinerário dos alunos das licenciaturas e eletiva para alunos da Psicologia e outros cursos, são oportunizadas visitas às instituições de atenção à infância e juventude no município de Pelotas. O conhecimento das instalações físicas, da equipe de trabalho e das modalidades de serviço existentes favorecem a garantia dos direitos às crianças e jovens e a maior articulação dos profissionais envolvidos com essa população. Dentre os serviços apresentados estão o Conselho Municipal de Educação, o Conselho Tutelar, a Delegacia de Educação, a Promotoria Regional de Educação, a Promotoria da Infância e Adolescência, o CAPS I, o Ambulatório de Saúde Mentale o CAPS Escola.

Objetivo Geral

Conhecer a rede de atenção e cuidado à infância e juventude de Pelotas a partir da visita à instituições que atuam nos campos da educação, saúde, controle social e judiciário.

Justificativa

A articulação dos serviços é crucial para a efetividade dos direitos, buscando contrapor a fragmentação muitas vezes existente nos atendimentos às crianças e jovens que buscam assistência diante de questões educacionais, sociais e de saúde que se colocam ao longo de seu desenvolvimento. O conhecimento das vias de acesso, das competências e das interfaces das instituições é fundamental para os profissionais que atuam junto à infância e juventude, pois são referência para esses grupos. A interlocução também favorece a qualificação dos dispositivos de cuidado e atenção na medida em que são partilhadas questões que incidem e tensionam aqueles que se ocupam das crianças e jovens no município.

Metodologia

As visitas são realizadas ao longo do semestre, em horários diversos (manhã, tarde e vespertino), favorecendo o conhecimento da infra-estrutura dos serviços, a localização e acessos à instituição, bem como o diálogo com a equipe de trabalhadores que recebe os estudantes. São também oportunizados pelo menos dois momentos em que as instituições comparecem à universidade para contemplar os alunos que não conseguem se deslocar em razão do horário de trabalho, ocorrendo os encontros no turno da noite. Há compartilhamento das demandas e processos existentes nas instituições, esclarecimento sobre a função dos serviços e apresentados os desafios e limites também presentes em cada contexto visitado.

Indicadores, Metas e Resultados

- Participação de pelo menos 20% dos alunos matriculados nas disciplinas nas visitas
- Contribuição, a partir do relato dos participantes, no percurso da disciplina acerca da rede de atenção à infância e juventude no contexto municipal
-Aproximação da universidade da comunidade local, possibilitando articulações que possibilitem maior integração entre os que trabalham com as crianças e jovens no município
- Ampliação do repertório dos estudantes acerca das realidades existentes no campo da infância e adolescência

Os alunos da disciplina podem compor (opcional) como instrumento de avaliação o relato das visitas, o que possibilita analisar, a partir da escrita do alunos, as ressonâncias dessa ação proposta, bem como possibilidades de qualificação e redimensionamento da proposta de ensino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DENISE MACEDO ZILIOTTO1
MARIANE INES OHLWEILER1

Página gerada em 28/04/2024 22:29:25 (consulta levou 0.149623s)