Nome do Projeto
Capacita saúde
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/03/2023 - 15/04/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
Os protocolos da Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas (SMS) seguem as normativas estabelecidas pela Secretaria de Saúde do estado do Rio Grande do Sul e pelo Ministério da Saúde. Todos estes protocolos e normativas tem como base o conhecimento técnico e científico amplamente discutido dentro do ambiente acadêmico. Porém, alguns profissionais que atuam vinculados à SMS não tem formação na área da saúde, estão desatualizados ou recém ingressaram na função e não tiveram acesso a tais documentos. Assim, o projeto Capacita Saúde tem como objetivo ofertar cursos de capacitação aos profissionais vinculados à SMS tem como foco abordar os conhecimentos técnicos e científicos acerca da fisiologia e farmacologia que embasam as políticas públicas de saúde. Serão ofertados mini cursos via e-projeto aos profissionais vinculados à SMS. Os mini cursos terão carga horária entre 15h e 30h e contarão com vídeo aulas e textos para leitura. O desempenho dos profissionais inscritos na capacitação será medido através de questionários curtos aplicados ao longo do mini curso. Espera-se um desempenho acima de 60% de acertos nestes questionários.

Objetivo Geral

Ofertar cursos de capacitação aos profissionais vinculados à Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas.

Justificativa

Os protocolos da Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas (SMS) seguem as normativas estabelecidas pela Secretaria de Saúde do estado do Rio Grande do Sul e pelo Ministério da Saúde. Todos estes protocolos e normativas tem como base o conhecimento técnico e científico amplamente discutido dentro do ambiente acadêmico. Porém, alguns profissionais que atuam vinculados à SMS não tem formação na área da saúde, estão desatualizados ou recém ingressaram na função e não tiveram acesso a tais documentos. A SMS tem ofertado capacitações aos profissionais vinculados para divulgar e esclarecer como funcionam tais protocolos de atendimento e indicação de fármacos e tratamentos. Assim, proposta apresentada aqui que objetiva ofertar cursos de capacitação aos profissionais vinculados à SMS tem como foco abordar os conhecimentos técnicos e científicos acerca da fisiologia e farmacologia que embasam as políticas públicas de saúde.

Metodologia

Serão ofertados mini cursos via e-projeto aos profissionais vinculados à SMS. Os mini cursos terão carga horária entre 15h e 30h e contarão com vídeo aulas e textos para leitura. Além disso, serão realizadas avaliações para acompanhar o processo formativo dos profissionais. As inscrições serão realizadas através de formulário do google.

Indicadores, Metas e Resultados

O desempenho dos profissionais inscritos na capacitação será medido através de questionários curtos aplicados ao longo do mini curso. Espera-se um desempenho acima de 60% de acertos nestes questionários.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA LOURENCO DA SILVA4
ANA ALICE CARDOSO FARIA
BEATRIZ ODLOAK DE GOIS
Bruna Costa Silveira
CARLA BEATRIZ BEHLING
CAROLINE VASCONCELLOS LOPES
FERNANDA ALVES VIEIRA
FERNANDA HERNANDES FIGUEIRA4
Filipe Konradt Rodrigues
GABRIELA OLIVEIRA PACHECO
GISELLE MEDEIROS FONSECA COUTO
JULIANA OLIVEIRA SCHAUN
Julia de Castro Menchaca
LEANDRO WALTZER EINHARDT
LUIZA DA SILVA PEREIRA
Lorrany Gonçalves Aguiar
MARIANA DA SILVA FRANCO
MATHEUS VERAS PLACCE SALES
MAURICIO LUIZ BRAGA DE FRANCA
MURILO PERTILE CAMPOS
ROMULO DAS NEVES MACIEL
Rafaela Manetti Geisler
THALISON BORGES DE OLIVEIRA
VITOR DIAS FURTADO

Página gerada em 22/02/2025 13:33:23 (consulta levou 0.129084s)