Nome do Projeto
Lições de Arquitetura: o legado do Movimento Moderno - documentação e análise
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
03/04/2023 - 31/08/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
A arquitetura moderna surge no começo do século XX como uma tentativa de conciliar novos ideais da sociedade com as forças das novas técnicas, principalmente construtivas, trazidas pela Revolução Industrial. Rompendo de maneira mais ou menos drástica com o passado, os arquitetos desenvolveram uma reflexão sobre princípios básicos da arquitetura que reverberam até hoje não só na arquitetura em si como na sua relação com a sociedade.
Nesta pesquisa pretende-se estudar os preceitos básicos da arquitetura moderna – considerada a arquitetura de maneira ampla, como o ambiente físico construído e habitado pelo ser humano - e como estes se apresentam ainda hoje, tanto no ambiente conformado por uma arquitetura já considerada histórica, como nos espaços urbanos concretizados pela arquitetura contemporânea.
Este projeto de pesquisa pretende incorporar as investigações e dissertações desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo – PROGRAU – sob coordenação, orientação ou coorientação dos professores da Linha de Pesquisa “Teoria, História, Patrimônio e Crítica”, no contexto da arquitetura moderna e contemporânea.
Tem como metodologia básica a análise dos projetos e obras em um contexto histórico, identificando os processos projetuais e os preceitos culturais e sociais que representam.
Objetivo Geral
Estudar o legado da arquitetura moderna, com o fim de avaliar sua importância histórica e seu potencial como referência para a arquitetura contemporânea.
Justificativa
Valor histórico:
a transformação da arquitetura do século XX, mais especificamente da arquitetura moderna, em objeto da história, e o consequente interesse em sua preservação, evidenciou a necessidade de estudar, sistematizar e trazer ao conhecimento este fundamental acervo arquitetônico.
A partir da instalação do Docomomo Internacional em 1988 e sua instalação no Brasil em 1992, tanto reflexões através de fóruns, regularmente organizados desde 1995, como ações efetivas, através dos inventários já realizados em várias cidades e campanhas para tombamento tem sido realizadas no contexto brasileiro e internacional.
Valor como referência projetual arquitetônica e urbana
por outro lado, a arquitetura moderna é referência ativa para as ações projetuais atuais. Depois de um período de crítica – e crise – nos anos 80 do século passado, alguns de seus preceitos mais contundentes foram e são resgatados por arquitetos nacionais e internacionais. A própria forma de relação com o passado, de maneira conceitual e não figurativa, que é alargada nos anos 50-70, é estudada hoje como um procedimento válido para trazer as lições históricas para o cotidiano contemporâneo tanto em edifícios institucionais como na arquitetura doméstica uni e multifamiliar. .
Desse modo, estudar a arquitetura – e a cidade - moderna em seu amplo espectro permite, além de preservar um legado físico e intelectual de fundamental importância em nosso passado recente, possibilita a compreensão de seu potencial como referência projetual para a arquitetura e a cidade contemporâneas.
a transformação da arquitetura do século XX, mais especificamente da arquitetura moderna, em objeto da história, e o consequente interesse em sua preservação, evidenciou a necessidade de estudar, sistematizar e trazer ao conhecimento este fundamental acervo arquitetônico.
A partir da instalação do Docomomo Internacional em 1988 e sua instalação no Brasil em 1992, tanto reflexões através de fóruns, regularmente organizados desde 1995, como ações efetivas, através dos inventários já realizados em várias cidades e campanhas para tombamento tem sido realizadas no contexto brasileiro e internacional.
Valor como referência projetual arquitetônica e urbana
por outro lado, a arquitetura moderna é referência ativa para as ações projetuais atuais. Depois de um período de crítica – e crise – nos anos 80 do século passado, alguns de seus preceitos mais contundentes foram e são resgatados por arquitetos nacionais e internacionais. A própria forma de relação com o passado, de maneira conceitual e não figurativa, que é alargada nos anos 50-70, é estudada hoje como um procedimento válido para trazer as lições históricas para o cotidiano contemporâneo tanto em edifícios institucionais como na arquitetura doméstica uni e multifamiliar. .
Desse modo, estudar a arquitetura – e a cidade - moderna em seu amplo espectro permite, além de preservar um legado físico e intelectual de fundamental importância em nosso passado recente, possibilita a compreensão de seu potencial como referência projetual para a arquitetura e a cidade contemporâneas.
Metodologia
As etapas para o desenvolvimento da pesquisa serão divididas em:
1.Revisão bibliográfica sobre os temas principais da pesquisa:
a) Arquitetura moderna e modernização da cidade. Arquitetura moderna e modernidade
b) Arquitetura moderna, principais preceitos e procedimentos projetuais;
c) Repercuções da arquitetura moderna na atualidade.
2. Coleta de material teórico e gráfico das obras arquitetônicas e/ou conjuntos urbanos.
3. Pesquisa de documentos e planos originais em arquivos públicos e privados. Visita a obras arquitetônicas e conjuntos urbanos quando possível;
4. Análise da arquitetura e conjuntos urbanos.
5. Divulgação e publicação dos resultados parciais, no decorrer do trabalho.
6. Divulgação das considerações finais do trabalho, após seu término.
1.Revisão bibliográfica sobre os temas principais da pesquisa:
a) Arquitetura moderna e modernização da cidade. Arquitetura moderna e modernidade
b) Arquitetura moderna, principais preceitos e procedimentos projetuais;
c) Repercuções da arquitetura moderna na atualidade.
2. Coleta de material teórico e gráfico das obras arquitetônicas e/ou conjuntos urbanos.
3. Pesquisa de documentos e planos originais em arquivos públicos e privados. Visita a obras arquitetônicas e conjuntos urbanos quando possível;
4. Análise da arquitetura e conjuntos urbanos.
5. Divulgação e publicação dos resultados parciais, no decorrer do trabalho.
6. Divulgação das considerações finais do trabalho, após seu término.
Indicadores, Metas e Resultados
Metas:
- estudo da arquitetura institucional e doméstica do século XX em Pelotas em seus preceitos arquitetônicos e de relação com a cidade (o estudo inicial tem como foco a arquitetura de cinema e sua relação com a modernização da cidade);
- investigação da arquitetura institucional e doméstica do século XX no Rio Grande do Sul em seus preceitos arquitetônicos e de relação com a cidade (o estudo inicial tem como foco a arquitetura de importantes arquitetos modernos da primeira e segunda geração);
- estudo da arquitetura institucional e doméstica do século XX no Brasil em seus preceitos arquitetônicos e de relação com a cidade;
- estudo dos preceitos da arquitetura moderna e sua aplicação e adaptação na arquitetura contemporânea internacional.
- estudo da teoria de composição (ensino de aspectos compositivos) e estudos propedêuticos (disciplinas de teoria da composição no VHUTEMAS-URSS)
- estudo do uso das cores na cidade (linguagem cromática/colorística na modernidade e na contemporaneidade)
Resultados Esperados:
- Inventário da arquitetura de cinemas de calçada em Pelotas;
- Dissertações de mestrado:
“Cinema, cidade e arquitetura: Pelotas/RS” – orientanda Natália Toralles dos Santos Braga
“Arquitetura moderna gaúcha: contribuições do arquiteto Clovis Ilgenfritz da Silva” – orientando João Vicente Machado Schmitz;
“Habitação social no Brasil: o grupo Usina” – orientanda Raquel Bretanha
- estudo da arquitetura institucional e doméstica do século XX em Pelotas em seus preceitos arquitetônicos e de relação com a cidade (o estudo inicial tem como foco a arquitetura de cinema e sua relação com a modernização da cidade);
- investigação da arquitetura institucional e doméstica do século XX no Rio Grande do Sul em seus preceitos arquitetônicos e de relação com a cidade (o estudo inicial tem como foco a arquitetura de importantes arquitetos modernos da primeira e segunda geração);
- estudo da arquitetura institucional e doméstica do século XX no Brasil em seus preceitos arquitetônicos e de relação com a cidade;
- estudo dos preceitos da arquitetura moderna e sua aplicação e adaptação na arquitetura contemporânea internacional.
- estudo da teoria de composição (ensino de aspectos compositivos) e estudos propedêuticos (disciplinas de teoria da composição no VHUTEMAS-URSS)
- estudo do uso das cores na cidade (linguagem cromática/colorística na modernidade e na contemporaneidade)
Resultados Esperados:
- Inventário da arquitetura de cinemas de calçada em Pelotas;
- Dissertações de mestrado:
“Cinema, cidade e arquitetura: Pelotas/RS” – orientanda Natália Toralles dos Santos Braga
“Arquitetura moderna gaúcha: contribuições do arquiteto Clovis Ilgenfritz da Silva” – orientando João Vicente Machado Schmitz;
“Habitação social no Brasil: o grupo Usina” – orientanda Raquel Bretanha
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANE BORDA ALMEIDA DA SILVA | 2 | ||
ALESSANDRA SCHEIN BORK | |||
ALICE FEISTAUER URBAN | |||
ALINE MONTAGNA DA SILVEIRA | 5 | ||
AMANDA PEREIRA DOS SANTOS | |||
ANA AMALIA STEINMETZ ISLABAO | |||
ANA CLAUDIA WARNKE MACHADO | |||
ANA LUCIA COSTA DE OLIVEIRA | 8 | ||
ANA PAULA DE ANDREA DAMETTO | 2 | ||
ANA VITORIA CAMARGO CORTES | |||
ANANDHA DEWES ESCOBAR | |||
ANDREA LACERDA BACHETTINI | 4 | ||
ANELISE SOARES FERREIRA | |||
Andrey Rosenthal Schlee | |||
CARINA FARIAS FERREIRA | |||
CELIA HELENA CASTRO GONSALES | 13 | ||
DOUGLAS HEIDTMANN JÚNIOR | |||
EDUARDA DE JESUS TEIXEIRA | |||
EDUARDA RAMOS RODRIGUES | |||
FRANCIELE FRAGA PEREIRA | |||
GABRIEL ALVARIZ LOPES | |||
GABRIELA WETZEL FISS | |||
GABRIELE VARGAS DA SILVA | |||
GIOVANA SECCHI DA SILVA | |||
GUILHERME PINTO DE ALMEIDA | |||
HELENA BULLOZA TRIGO PASSOS | |||
HELENA KUHN SCHNEIDER | |||
HELENA MEDINA MARTINS | |||
HELENA ROSENTHAL SCHLEE DA SILVA | |||
HENRIQUE BERNARDI MOURA RIBEIRO | |||
IARA GIROLDO | |||
ISABELA FERNANDES ANDRADE | 2 | ||
ISABELA KUNDE PETER | |||
ISABELLA MENDES DAL RI | |||
ISABELLE ALVES FELIX | |||
ISABELY SILVA SERRANO | |||
ISADORA BAPTISTA ALVES | |||
ISADORA SELL FISCHER | |||
JAISSON PORTO DE SOUZA | |||
JOHAN HEINECK KEIBER | |||
JOSEANE DA SILVA ALMEIDA | |||
JOÃO VICENTE MACHADO SCHMITZ | |||
JULIA RADTKE KRUSCHARDT | |||
JULIANA AIDÊ BORTOLOTTI | |||
KAROLAEN ARMINDO DA LUZ | |||
KRISTTAL PORTO VIEIRA | |||
LARISSA SILVA DE SOUZA | |||
LAURA LOPES CEZAR | 2 | ||
LAVINIA PORCIUNCULA KONRAD | |||
LEA ANTUNES MACHADO | |||
LEONARDO GUTERRES LOWENHAUPT | |||
LISIÊ KREMER CABRAL | 6 | ||
LUCAS MORAES SALLES | |||
LUCAS TRAUTMANN BANDEIRA | |||
LUIS GUILHERME SOARES DE QUEVEDO | |||
LUISE SOARES VASQUES | |||
LUIZA NUNES SEVERO | |||
MANUELA VICTORIA ARAUJO | |||
MARCELA DA ROSA DIAS | |||
MARIA ALICE RODRIGUES CEZARINO | |||
MARIA CAROLINA CORVELLO UEBERBACKER | |||
MARIA EDUARDA SANTANA LIMA | |||
MARIA LUISA DE FREITAS | |||
MARIANA BLEIL ARAUJO | |||
MATEUS DE OLIVEIRA STUMPF | |||
MATHEUS HENRIQUE CICCONET | |||
MATHEUS RENAN DOS SANTOS LOPES | |||
MIGUEL DE CASTRO CORREA | |||
MILENE DORNELES FERREIRA | |||
MIRELLA DIAS LOPES | |||
NATALIA NAOUMOVA | 3 | ||
NATHALIE GONCALVES VALADAO | |||
NATÁLIA TORALLES DOS SANTOS BRAGA | |||
NITIELY LIMA SILVA | |||
PAOLA LEIVAS TEIXEIRA | |||
Pâmela Vargas Soares | |||
RAISSA FLORES PEREIRA | |||
RAQUEL MACIEL HERNANDES BRETANHA | |||
RAYSSA DE FARIAS DA SILVA | |||
RENAN ROSSO BICCA | |||
RITHIELE GONÇALVES ARAUJO | |||
ROBERTA MULAZZANI DOLEYS SOARES | 2 | ||
RODRIGO DE OLIVEIRA SEQUEIRA | |||
SABRINA DE VASCONCELOS VIEIRA | |||
SANDRA REGINA XAVIER CAVALHEIRO | |||
SOFIA LONDERO DE SOUZA VARGAS | |||
Silvia Helena dos Santos Cardoso | |||
THALYA RIBEIRO GALON | |||
THIAGO AROZI | |||
VALENTINA DE FARIAS BETEMPS DA SILVA | |||
VALENTINA JACOBSEN KAUL | |||
VINICIUS VIDAL LIMA | |||
VITOR BORGES MENDES |