Nome do Projeto
TV UFPEL online
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/03/2023 - 20/03/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Comunicação
Linha de Extensão
Jornalismo
Resumo
O presente projeto tem como objetivo potencializar o planejamento editorial e a efetivação de uma televisão online para a Universidade Federal de pelotas, chamada de TV UFPEL online, enquanto espaço de divulgação de ações da UFPEL para a comunidade, de interação e ação comunicacional institucional. Consideramos relevante apontar que entre as produções telejornalísticas da TV UFPEL, destacam-se: telejornais; programas de debates; entrevistas; reportagens especiais; entre outras. Assim, a TV será um espaço de aprendizado para os alunos do curso de Jornalismo da instituição e uma forma de divulgar os diversos acontecimentos da universidade, no que tange a eventos, cursos, pesquisa, ensino e extensão para a comunidade pelotense. Também, o veículo de comunicação vai divulgar atividades artísticas e culturais ocorridas na cidade de Pelotas.

Objetivo Geral

GERAL
1) Efetivar uma televisão online para a Universidade Federal de Pelotas, chamada de TV UFPEL online.

ESPECÍFICOS
2) Executar um projeto piloto para o formato Web de programação jornalística institucional da UFPEL
3) Fazer transmissão via web (streaming) de conteúdo jornalístico e eventos específicos da UFPEL
4) Instalar a produção do projeto piloto no estúdio do Curso de Jornalismo, no prédio do Campus Anglo.
5) Fundamentar junto ao corpo docente, discente e técnicos administrativos, a cultura de produção de conteúdo jornalístico para a TV UFPEL online.
6) Viabilizar um espaço institucional de transmissão do Em Pauta TV, telejornal do curso de Jornalismo da UFPEL, que é produzido desde 2016 e que era levado ar na TV Câmara de Pelotas (cuja parceria não foi renovada).
7) Proporcionar um espaço de experiências práticas na área de audiovisual aos acadêmicos do curso de Jornalismo e de outros cursos da UFPEL, bem como dar oportunidade de vivência em um ambiente profissional.
8) Oportunizar a divulgação de materiais audiovisuais produzidos em nível acadêmico nos cursos de graduação e pós-graduação da UFPEL.
9) Efetivar um espaço de ligação entre a Universidade e a comunidade através da divulgação de pesquisas produzidas no meio acadêmico.
10) Fazer parcerias com outras instituições locais e regionais para transmissão de produções.

Justificativa

Uma instituição de ensino carece de plena divulgação de suas ações e de ampla interação com a comunidade. E a criação de uma TV institucional é uma ferramenta importante na ligação entre universidade e comunidade.
O telejornalismo (e sua veiculação na Web) se caracteriza como uma área de amplo alcance e abrangência no campo da comunicação. Além disso, o telejornalismo, além de impulsionar o interesse e a necessidade de ampliar o conhecimento dos fatos, caracteriza-se como uma maneira de expandir os acontecimentos por meio da produção de notícias.
Os códigos televisivos, ao associar diversos signos, como imagem em movimento e sons, lidam com os principais sentidos dos seres humanos, como a visão e a audição, provocando nas pessoas um forte impacto emocional.
E criação da TV UFPEL online tem como enfoque a propagação de conhecimento no que se refere à prática do desenvolvimento das atividades atinentes ao telejornalismo com os alunos do curso de jornalismo da UFPEL e a divulgação das atividades da instituição para a comunidade.
Há de se ressaltar que os fazeres do jornalismo televisivo requerem, por parte do profissional responsável, cuidados com relação à condução da notícia, isso por se tratar de veículo de comunicação que induz à formação de opinião. Dessa forma, salienta-se a importância e a necessidade de se proporcionar aos discentes mais conhecimentos sobre a prática telejornalística, haja vista se tratar de um veículo de ampla disseminação da informação.
Acrescenta-se ainda que a TV é um local de prática de telejornalismo aos alunos e que serve como um ambiente que dá bases para a obtenção de conhecimentos.
Salienta-se também que a UFPEL tem diversos projetos que carecem de divulgação junto à comunidade. E a TV é um ambiente que pode fazer a divulgação destes projetos.
A UFPEL já tem um telejornal, o Em Pauta TV. E com o crescimento institucional e com a potencialização do desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão, novas plataformas de divulgação para a comunidade se fazem necessárias. Em razão do exposto, justifica-se o presente o projeto e a criação da TV UFPEL online.

Metodologia

As atividades da TV vão se dar através de reuniões de pauta, de reuniões com membros dos departamentos da UFPEL para verificação de assuntos importantes para divulgação, além de todas as atividades diárias de um veículo de comunicação.

Indicadores, Metas e Resultados

Produção de programas telejornalísticos
Realização de transmissões ao vivo
Veiculação de produções dos cursos da UFPEL
Veiculação de produções da comunidade pelotense

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BEATRIZ REGINA GOMES PEREIRA
BRUNO DA SILVA ANANA2
CAETANO RETZLAFF DOS SANTOS
CARLA ROSANE CARRET MACHADO2
CARLOS ANDRE ECHENIQUE DOMINGUEZ
FELIPE ESTRELA CAMPAL2
GABRIEL JARDIM FRITSCH
GUSTAVO SEVERO DALLA COSTA2
MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO5
MICHELE NEGRINI5
PAULO EDUARDO SILVA LINS CAJAZEIRA2
PAULO RICARDO SILVEIRA BORGES2
PEDRO HENRIQUE MACHADO BARCELOS
PRISCILA DE ARAUJO FAGUNDES
THAYLOR GABRIEL AMARILLO SOUZA
VANESSA DOUMID DAMASCENO2
VICTORIA TAVARES DA SILVA
VLADIMIR BESKOW VARGAS2

Página gerada em 26/04/2024 20:45:55 (consulta levou 0.221984s)