Nome do Projeto
Projeto de Permanência e Qualidade Acadêmica do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
30/04/2023 - 28/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Por meio de ações de divulgação do curso, bem como suas áreas de atuação, o projeto visa maior concorrência de candidatos a serem alunos do curso e a retenção dos alunos matriculados. Serão previstas também ações de retenção de alunos já graduandos, como atividades de projetos ligados diretamente às áreas de atuação do Engenheiro Ambiental e Sanitarista. Este projeto contará com ações de divulgação do curso nas escolas públicas e privadas de Pelotas para divulgação do curso, criação de mídia social para divulgação de ações e oportunidades, ações de tutoria e acompanhamento dos alunos, especialmente daqueles não regulares, bem como outras ações que serão inseridas a medida que se observe efetividade.

Objetivo Geral

Promover a redução da evasão de estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFPEL, bem como, divulgar o Curso nas escolas de ensino médio visando o aumento de alunos ingressantes.

Justificativa

Os cursos de Engenharia são, tradicionalmente, cursos com alta evasão além de que, os alunos que permanecem costumam não completar o curso em um período regular. Além disso, percebe-se que, muitas vezes, a comunidade local tem dificuldades em entender as possibilidades de acesso à uma universidade pública e desconhecendo as atribuições dos profissionais formados em determinadas áreas. Nos últimos anos e, em decorrência da Pandemia Covid19, as vagas ofertadas (44) não foram totalmente preenchidas. Neste sentido, este projeto buscará a promoção de ações de divulgação do curso para a comunidade, especialmente em idade escolar do Ensino Médio, bem como ações de identificação dos alunos graduandos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária com as áreas da sua formação.

Metodologia

O projeto se desenvolverá por meio de ações específicas com o envolvimento dos docentes do curso, sendo a coordenação o agente integrador das ações. Cada ação terá um docente principal que coordenará. As ações inicialmente previstas serão:
- Divulgação do curso em escolas da comunidade;
- Criação de perfil no Instagram para divulgação do curso e de ações ocorrendo no curso e na UFPEL;
- Acompanhamento de discentes por meio de tutoria e reuniões periódicas com a coordenação;
- Semana Acadêmica do curso a ser realizada anualmente;
- Ações complementares a serem idealizadas.

Indicadores, Metas e Resultados

Como metas:
- Maior ingresso de alunos nos semestres após a divulgação preenchendo a totalidade das vagas ofertadas anualmente (44);
- Maior engajamento e participação dos alunos em atividades relacionadas ao curso;
- Redução do tempo de titulação dos estudantes no curso.

Página gerada em 24/04/2024 14:02:05 (consulta levou 0.275599s)