Nome do Projeto
Bacillus spp., agentes de biocontrole de doenças da soja: uma alternativa á resistência de fungos a fungicidas como parte de um manejo integrado
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
03/04/2023 - 01/04/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Os agroquímicos, em específico, os fungicidas, têm sido amplamente utilizados no controle de doenças da soja (Glicine max) devido a facilidade de uso e a eficiência. No entanto, apesar de sua eficiência, o uso intensivo dos fungicidas em soja, além dos riscos ambientais e da saúde humana, tem levado a uma pressão de seleção em populações de patógenos resultando no surgimento de indivíduos resistentes. Isto tem sido uma realidade para algumas doenças de soja, como Antracnose, Mancha-alvo e Ferrugem asiática da soja. Diante disto, outros métodos de controle de doenças de plantas, eficientes e que, permitam a redução do uso de agroquímicos amenizando os riscos, são necessários. Vários são os métodos que podem ser integrados ao manejo de doenças, dentre os quais se destaca o controle biológico. Dentre os micro-organismos agentes de controle biológico, alguns gêneros de bactérias se destacam, em especial, o gênero Bacillus. O controle biológico utilizando bactérias do gênero Bacillus, é uma opção promissora, podendo ser adotado de forma isolada ou em combinação com o controle químico em um programa de Manejo Integrado de Doenças de Plantas e ainda visando reduzir o impacto da ocorrência de fungos resistentes a fungicidas.

Objetivo Geral

Identifiação de espécies de Bacillus visando o manejo da Antracnose, Mancha-alvo, Ferrugem asiática e Mofo-branco na cultura da soja associadas a agroquímicos.

Justificativa

O controle biológico de doenças da soja. No entanto, o controle biológico utilizando bactérias do gênero Bacillus, é uma opção promissora de manejo de doenças de plantas quando adotado de forma isolada ou em combinação com o controle químico. Além disto, o controle biológico é uma alternativa a ineficiência de controle de doença de plantas consequente da resistência de fungos a fungicidas.

Metodologia

No presente projeto, estirpes de Bacillus spp. serão isoladas e submetidos a testes de antagonismo in vitro para uma avaliação do potencial para atuarem como antagonistas a Colletotrichum acutatum, Corynespora cassiicola, Phakopsora pachyrhizi e Sclerotinia sclerotiorum; agentes causais da Antracnose, Mancha-alvo, Ferrugem asiática e Mofo-branco, respectivamente. As estirpes de Bacillus spp. identificadas com potencial de biocontrole serão caracterizadas por métodos biológicos e moleculares. Estas estirpes também serão avaliadas quanto à compatibilidade com agroquímicos e um possível sinergismo com fungicidas no controle da Antracnose, Mancha-alvo, Ferrugem asiática e Mofo-branco.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto vem agregar ao grupo de pesquisa “Epidemiologia Molecular e Manejo de Doenças de Plantas” liderado pelo coordenador do projeto no Departamento de Fitossanidade da FAEM/UFPel e está alinhado com as necessidades em inovação da agricultura brasileira.
O projeto visa estruturar uma coleção de estirpes Bacillus spp., que atuem como agentes de biocontrole de doenças da soja, sendo fonte de potenciais ativos para a formulação de bioprodutos de alta eficiência, inovadores e sustentáveis. Não menos importante, este projeto visa a formação de recurso humanos nos Curso de Graduação de Agronomia e de Pós-graduação em Fitossanidade da FAEM.

Página gerada em 26/04/2024 15:35:06 (consulta levou 0.179699s)