Nome do Projeto
PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE ROTEIROS DE AUDIODESCRIÇÃO DE IMAGENS ESTÁTICAS E DINÂMICAS
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
28/04/2023 - 25/08/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
A acessibilidade visual, através da Audiodescrição (AD), é uma atividade que pode ser exercida por qualquer estudante, desde que devidamente capacitado para isso. Essa capacitação suscita estudos básicos e especializados na área, caso os sujeitos queiram desenvolver seus conhecimentos para atuação nesse âmbito. Este curso, como projeto de ensino, visualiza potenciais praticantes de boas práticas voltadas para a acessibilidade visual na UFPel e em outros locais de acesso público onde as informações visuais têm caráter integrativo com a vida social do cidadão. Desde 2018, os Cursos de Bacharelado em Tradução têm oferecido a disciplina TAVA - Tradução Audiovisual Acessível como complemento curricular entre as disciplinas optativas do curso. A proposta deste curso é de servir como aperfeiçoamento para os estudantes que já cursaram essa disciplina e apresentar de forma inicial os fundamentos dessa área de boas práticas a estudantes de outros cursos, que tenham interesse em enveredar por esse caminho, como forma de profissionalizar-se ou de participar de projetos voluntários.

Objetivo Geral

Viabilizar a iniciação de estudantes em atividades de boas práticas na produção audiodescrição de qualidade, com estudos teóricos e práticos de produção de texto descritivo (TDAD) para acessibilidade visual.

Justificativa

Apesar de ser uma atividade essencialmente de tradução especializada (intersemiótica), a área de acessibilidade visual é multidisciplinar e requer conhecimentos específicos e de atividades práticas, para sua formação, em nível fundamental, por isso, é possível oferecer a qualquer estudante, de qualquer nível.
A necessidade de profissionais na área de acessibilidade visual é premente e há poucas instituições que oferecem essa formação, de forma gratuita, em nível básico, o que justifica a oferta de um curso em um projeto de ensino

Metodologia

1. Aulas dialogadas com apresentação de modelos de roteiros de AD e ADs disponíveis ao público.
2. Aplicação de testes visuais com objetivo de desenvolver a percepção, a acurácia visual e, por conseguinte, a consciência visual dos participantes.
3. Exercícios práticos de análises de produtos (roteiros e ADs prontas) e de produção em todas as aulas.
4. Feedback geral com o grupo, apontando problemas e boas escolhas dos trabalhos realizados, sem apontar sujeitos.
5. Serão utilizados recursos do Google Drive para compartilhamento de materiais e um endereço de e-mail especial para envio de tarefas e de feedback aos participantes. Eventualmente, poderá ser usada a plataforma Webconf da UFPel, na sala https://webconf.ufpel.edu.br/b/mar-hea-8vd-kmh .

Indicadores, Metas e Resultados

- Contribuir para a promoção da acessibilidade visual na UFPel, cooptando estudantes como iniciantes de boas práticas no ambiente acadêmico e/ou na sua comunidade.
- Estimular as boas práticas, através de atividades de acessibilidade visual na UFPel.
- Iniciar um grupo de interessados em trabalhar com audiodescrição, profissionalmente, no futuro ou como voluntário em projetos sociais.
- Levantar dados para o banco de dados de pesquisa sobre percepção e consciência visual vigentes.
- Desenvolver produções de pesquisa e extensão, vinculados a este projeto com os demais, de mesma natureza.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CAROLINA BONI PIRES
Franceli Couto Jorge
JEFFERSON AJALA GONÇALVES
Joris Bianca da Silva
LUANA DURANTE OLIVEIRA
Lúcia Badia Maciel
MARISA HELENA DEGASPERI6
TAIANE GONCALVES DE CASTRO
Vanessa Boettge da Silva

Página gerada em 15/11/2024 00:32:19 (consulta levou 0.085404s)