Nome do Projeto
PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE ROTEIROS DE AUDIODESCRIÇÃO DE IMAGENS ESTÁTICAS E DINÂMICAS
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
28/04/2023 - 25/08/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
A acessibilidade visual, através da Audiodescrição (AD), é uma atividade que pode ser exercida por qualquer estudante, desde que devidamente capacitado para isso. Essa capacitação suscita estudos básicos e especializados na área, caso os sujeitos queiram desenvolver seus conhecimentos para atuação nesse âmbito.
Este curso, como projeto de ensino, visualiza potenciais praticantes de boas práticas voltadas para a acessibilidade visual na UFPel e em outros locais de acesso público onde as informações visuais têm caráter integrativo com a vida social do cidadão.
Desde 2018, os Cursos de Bacharelado em Tradução têm oferecido a disciplina TAVA - Tradução Audiovisual Acessível como complemento curricular entre as disciplinas optativas do curso.
A proposta deste curso é de servir como aperfeiçoamento para os estudantes que já cursaram essa disciplina e apresentar de forma inicial os fundamentos dessa área de boas práticas a estudantes de outros cursos, que tenham interesse em enveredar por esse caminho, como forma de profissionalizar-se ou de participar de projetos voluntários.
Objetivo Geral
Viabilizar a iniciação de estudantes em atividades de boas práticas na produção audiodescrição de qualidade, com estudos teóricos e práticos de produção de texto descritivo (TDAD) para acessibilidade visual.
Justificativa
Apesar de ser uma atividade essencialmente de tradução especializada (intersemiótica), a área de acessibilidade visual é multidisciplinar e requer conhecimentos específicos e de atividades práticas, para sua formação, em nível fundamental, por isso, é possível oferecer a qualquer estudante, de qualquer nível.
A necessidade de profissionais na área de acessibilidade visual é premente e há poucas instituições que oferecem essa formação, de forma gratuita, em nível básico, o que justifica a oferta de um curso em um projeto de ensino
A necessidade de profissionais na área de acessibilidade visual é premente e há poucas instituições que oferecem essa formação, de forma gratuita, em nível básico, o que justifica a oferta de um curso em um projeto de ensino
Metodologia
1. Aulas dialogadas com apresentação de modelos de roteiros de AD e ADs disponíveis ao público.
2. Aplicação de testes visuais com objetivo de desenvolver a percepção, a acurácia visual e, por conseguinte, a consciência visual dos participantes.
3. Exercícios práticos de análises de produtos (roteiros e ADs prontas) e de produção em todas as aulas.
4. Feedback geral com o grupo, apontando problemas e boas escolhas dos trabalhos realizados, sem apontar sujeitos.
5. Serão utilizados recursos do Google Drive para compartilhamento de materiais e um endereço de e-mail especial para envio de tarefas e de feedback aos participantes. Eventualmente, poderá ser usada a plataforma Webconf da UFPel, na sala https://webconf.ufpel.edu.br/b/mar-hea-8vd-kmh .
2. Aplicação de testes visuais com objetivo de desenvolver a percepção, a acurácia visual e, por conseguinte, a consciência visual dos participantes.
3. Exercícios práticos de análises de produtos (roteiros e ADs prontas) e de produção em todas as aulas.
4. Feedback geral com o grupo, apontando problemas e boas escolhas dos trabalhos realizados, sem apontar sujeitos.
5. Serão utilizados recursos do Google Drive para compartilhamento de materiais e um endereço de e-mail especial para envio de tarefas e de feedback aos participantes. Eventualmente, poderá ser usada a plataforma Webconf da UFPel, na sala https://webconf.ufpel.edu.br/b/mar-hea-8vd-kmh .
Indicadores, Metas e Resultados
- Contribuir para a promoção da acessibilidade visual na UFPel, cooptando estudantes como iniciantes de boas práticas no ambiente acadêmico e/ou na sua comunidade.
- Estimular as boas práticas, através de atividades de acessibilidade visual na UFPel.
- Iniciar um grupo de interessados em trabalhar com audiodescrição, profissionalmente, no futuro ou como voluntário em projetos sociais.
- Levantar dados para o banco de dados de pesquisa sobre percepção e consciência visual vigentes.
- Desenvolver produções de pesquisa e extensão, vinculados a este projeto com os demais, de mesma natureza.
- Estimular as boas práticas, através de atividades de acessibilidade visual na UFPel.
- Iniciar um grupo de interessados em trabalhar com audiodescrição, profissionalmente, no futuro ou como voluntário em projetos sociais.
- Levantar dados para o banco de dados de pesquisa sobre percepção e consciência visual vigentes.
- Desenvolver produções de pesquisa e extensão, vinculados a este projeto com os demais, de mesma natureza.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA CAROLINA BONI PIRES | |||
Franceli Couto Jorge | |||
JEFFERSON AJALA GONÇALVES | |||
Joris Bianca da Silva | |||
LUANA DURANTE OLIVEIRA | |||
Lúcia Badia Maciel | |||
MARISA HELENA DEGASPERI | 6 | ||
TAIANE GONCALVES DE CASTRO | |||
Vanessa Boettge da Silva |