Nome do Projeto
Sabor se discute
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
12/05/2023 - 02/10/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Segurança alimentar e nutricional
Resumo
Comer é mais que engolir alimentos, é uma atividade social, cultural, nutricional, fisiológica e multissensorial. As aulas do "Sabor se discute" explicam como os humanos percebem os alimentos e as bebidas passando por conhecimentos científicos atuais de anatomia, fisiologia, neurologia, psicologia, genética, química, marketing e análise sensorial. O conteúdo será organizado em dez aulas sobre os cinco sentidos (paladar, olfato, somestesia, visão e audição), traduzindo conceitos científicos em linguagem acessível e propondo experimentos demonstrativos ao público leigo interessado em gastronomia, restaurantes e culinária em geral. O curso será disponibilizado em um canal do YouTube e divulgado para chefes de cozinha, jornalistas gastronômicos, influenciadores, estudantes e amantes da Gastronomia de todo o país.

Objetivo Geral

O objetivo do projeto é oferecer um curso audiovisual digital e gratuito sobre a anatomia e fisiologia sensoriais da degustação de comidas e bebidas, que una conceitos teóricos e aplicações cotidianas para interessados em Gastronomia em geral.

Justificativa

O "Sabor se discute" será uma ferramenta de autoconhecimento e de domínio dos aspectos sensoriais envolvidos no consumo de alimentos. Ele vai contribuir para o desenvolvimento de hábitos alimentares mais prazerosos, saudáveis (mental e fisicamente) e sustentáveis (social e ambientalmente), tanto ao oferecer estratégias de mudanças de comportamentos individuais, quanto por capacitar atores do mercado gastronômico a compreender, interpretar, planejar e executar experiências multissensoriais mais sustentáveis, saudáveis e biodiversas, sem que isso signifique perda de palatabilidade.

Metodologia

O conteúdo das aulas já estão estruturados porque o coordenador já dá esse curso há dois anos. Assim, o grupo se reunirá quinzenalmente com o coordenador para receber e reportar tarefas de revisão, edição, disponibilização, promoção e manutenção do curso "Sabor se discute" em um canal do YouTube. Para isso, o grupo de participantes deve explorar o conteúdo (aulas, apostila, lista de materiais para experimentos, referencial teórico, links para materiais complementares), propor melhorias e correções, participar das edições, criar um canal no YouTube e uma conta no Google Drive, publicar o conteúdo, realizar a acompanhamento das interações com o público, responder perguntas, planejar e executar um plano de promoção baseado em e-mails e mensagens para formadores de opinião da área gastronômica no Brasil como coordenadores de cursos de Gastronomia, chefes de cozinha, influenciadores e jornalistas. As 10 aulas audiovisuais terão os seguintes temas:
1 Introdução ao curso
2 Paladar: o que são os gostos?
3 Paladar: como ele funciona?
4 Paladar: para que serve?
5 Olfato: como funciona?
6 Olfato: o que são os aromas?
7 Somatossensorial: o que é?
8 Somatossensorial: tato e texturas
9 Visão
10 Audição

Indicadores, Metas e Resultados

O objetivo é "viralizar" entre profissionais, estudantes e apaixonados por gastronomia, culinária, degustação e produtos alimentícios. A meta é que os 10 vídeos cheguem a 5.000 pessoas, somem 25.000 visualizações, 1.000 curtidas e 200 comentários no Youtube até o fim dos três meses. O resultado esperado é fomentar a discussão sobre como os humanos percebem os alimentos, melhorar a cultura gastronômica brasileira, capacitar os atores do mercado gastronômico, conscientizar os cidadãos para um consumo mais prazeroso, responsável e saudável.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA BEATRIZ MACIEIRA DE SOUZA
ANA LUIZA RODRIGUES CORREA TAVARES
GABRIELLE DA ROSA CORREA
GIOVANA DE SA COSTA
ISABEL CORDEIRO BORGES
ISABELA MODERNEL DA ROSA
IURI YUDI FURUKITA BAPTISTA8
JULIA VALERIO DA CRUZ
KAUANE PEREIRA AZAMBUJA
LARISSA FARIAS SILVA
LETICIA JACOBSEN RACKOW
MAITHE GONCALVES GONCALVES
MARCELA BITENCOURTE CRUZ
MAYARA MAYDANA MENDES
RAFAEL DE OLIVEIRA BATISTA
RANGEL CARRARO TOLEDO BORGES
ROBERTA SALDIVIA COSTA
RODRIGO DA SILVEIRA LEITZKE
VALENTINE COSTA SINNOTT
VICTORIA SORRIBAS FURICH

Página gerada em 25/04/2024 04:48:12 (consulta levou 0.140347s)