Nome do Projeto
ENCONTROS DA PÓS-GRADUAÇÃO: MATE COM CIÊNCIA
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2023 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O presente evento tem o objetivo de propor um espaço coletivo de aproximação e divulgação das linhas de pesquisa do PPGEF/UFPel e a criação do mesmo se justifica pela pela necessidade de um espaço que se possa debater as ações e movimentações das linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Espaços como este podem contribuir para a formação de discentes de pós-graduação enquanto divulgadores científicos, bem como proporcionar aos discentes da graduação uma oportunidade de articulação e composição de grupos de trabalho. Este projeto é produto de uma iniciativa coletiva de discentes que, ao se organizarem, viram a necessidade de um espaço de formação e aproximação que fosse mais significativo e que atendesse as necessidades para a construção de sentidos para com sua formação e de seus colegas. Serão realizados encontros mensais organizados por linhas de pesquisa, as quais serão selecionadas mediante um sorteio. O evento será realizado pela linha de pesquisa (orientadores e orientandos) juntamente com comissões compostas por bolsistas do programa. O evento tem como metas uma maior aproximação da Graduação e Pós-Graduação em Educação Física, buscando a articulação e a parceria em projetos e trabalhos futuros; uma maior aproximação das Linhas do PPGEF/UFPel, fazendo com que os discentes a serem tenham maior ciência e participação no processo dos colegas; uma maior divulgação das ações linhas de Pesquisa do PPGEF/UFPel, ampliando o entendimento e a importância do seu papel na sociedade; maior qualificação dos discentes na unidade, proporcionando um espaço de qualificação de técnicas e ampliação de um arcabouço teórico; construção de espaços com colaboração discente e docente.

Objetivo Geral

Propor um espaço coletivo de aproximação e divulgação das linhas de pesquisa do PPGEF/UFPel.

Justificativa

Este projeto se justifica pela necessidade de um espaço que se possa debater as ações e movimentações das linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Espaços como este podem contribuir para a formação de discentes de pós-graduação enquanto divulgadores científicos, bem como proporcionar aos discentes da graduação uma oportunidade de articulação e composição de grupos de trabalho. Este projeto é produto de uma iniciativa coletiva de discentes que, ao se organizarem, viram a necessidade de um espaço de formação e aproximação que fosse mais significativo e que atendesse as necessidades para a construção de sentidos para com sua formação e de seus colegas.

Metodologia

Serão realizados encontros mensais organizados por linhas de pesquisa, as quais serão selecionadas mediante um sorteio. O evento será realizado pela linha de pesquisa (orientadores e orientandos) juntamente com comissões compostas por bolsistas do programa.
A linha sorteada deverá, junto às comissões, organizar uma exposição de 1h que abranja as ações e movimentações da mesma, junto a um período de discussão e debate. Esta exposição não deve se limitar apenas a resultados de pesquisas e trabalhos em andamento, podendo, junto a linha, elaborar oficinas e palestras que abordam métodos, instrumentos, teorias, concepções entre outros.
Abaixo as comissões e suas atribuições:
- Comissão de divulgação: Responsável por tratar das mídias e formas de divulgação para os discentes e docentes da unidade;
- Comissão de credenciamento: Responsável pelas inscrições e certificações dos encontros;
- Comissão cerimonial: Responsável pela logística espacial do encontro: material para apresentadores e ouvintes, som, apresentação e etc.

Deverá se fazer presente, pelo menos, um/a docente da linha para (re)apresentar a linha em questão. Assim como discentes bolsistas da mesma.
Os discentes não bolsistas do programa e graduandos poderão, de forma voluntária e no acordo de um certificado de organização, participar da organização do evento.
Haverá certificação para a organização, ouvintes e participantes/expositores com diferentes cargas horárias estabelecidas pela diferença de exposição para cada evento mensal.
As linhas sorteadas deverão enviar o tema de exposição no prazo de 15 dias para a divulgação do evento.

Indicadores, Metas e Resultados

Uma maior aproximação da Graduação e Pós-Graduação em Educação Física, buscando a articulação e a parceria em projetos e trabalhos futuros; uma maior aproximação das Linhas do PPGEF/UFPel, fazendo com que os discentes tenham maior ciência e participação no processo dos colegas; uma maior divulgação das ações linhas de Pesquisa do PPGEF/UFPel, ampliando o entendimento e a importância do seu papel na sociedade; maior qualificação dos discentes na unidade, proporcionando um espaço de qualificação de técnicas e ampliação de um arcabouço teórico; construção de espaços com colaboração discente e docente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA FRANCO DA SILVA
ANDRÉIA XAVIER DA COSTA DA ROSA
ANTÔNIO VINICIUS OLIVEIRA DE ALMEIDA
BRENO BERNY VASCONCELOS
CAMILA FERREIRA DE CASTRO
CHRISTIAN PERES DA COSTA
CIANA ALVES GOICOCHEA
CINTIA RAMOS NICOES
DIEGO BRAGA DE CASTRO
EDUARDA VESFAL DUTRA
EDUARDO RIBES KOHN
FERNANDA WOZIAK TAVARES
FRANCIÉLE DA SILVA RIBEIRO
INÁCIO CROCHEMORE MOHNSAM DA SILVA1
ITALO FONTOURA GUIMARÃES
Igor André Correa Silveira
LAURA SANTOS GULARTE
LORY DA SILVEIRA RIBEIRO
LUCAS VARGAS BOZZATO
Lara Silva Schuerne
MAIARA GONÇALVES DOS SANTOS
MARCOS JORDANIO PEREIRA FEITOSA LIMA
MARIANGELA DA ROSA AFONSO1
MATHEUS DE LIMA WEEGE
MILENA TRINDADE DOMINGUES
PALOMA REIS ORTIGAS
RODRIGO ZANETTI DA ROCHA
SAMARA TABANÊS FERNANDES VIEIRA
VICTOR HUGO GUESSER PINHEIRO

Página gerada em 26/04/2024 20:21:00 (consulta levou 0.157915s)