Nome do Projeto
Grupo de Estudos em Micologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
07/10/2024 - 06/10/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
Os fungos são de grande relevância no contexto da saúde única e, embora, a incidência das infecções fúngicas em animais e humanos tenha evidenciado um aumento considerável nas últimas décadas, as doenças fúngicas continuam sendo enfermidades negligenciadas. Desta forma, o presente projeto que prevê a formação de um grupo de estudos em micologia, objetiva estimular o despertar e atualizar a discussão sobre os diversos aspectos que envolvem os fungos patogênicos causadores de doenças nos animais e no homem, bem como visa incrementar os conhecimentos a respeito de outros temas de interesse que incluam os fungos como protagonistas. Com este projeto espera-se incrementar a formação de recursos humanos que venham futuramente contribuir na divulgação, prevenção e estabelecimento de políticas públicas que envolvam as doenças fúngicas.

Objetivo Geral

Estimular, aprofundar e atualizar a discussão sobre os diversos aspectos que envolvem os fungos patogênicos causadores de doenças nos animais e no homem, bem como incrementar os conhecimentos a respeito de outros temas de interesse que incluam o reino Fungi como protagonista

Justificativa

Os fungos patogênicos são eucariotos de grande relevância no contexto da saúde única. Assim, a compreensão do estado da arte, incluindo as características desses seres vivos, bem como de seus mecanismos de patogenicidade, modo de transmissão, relações com seus hospedeiros e com o ambiente, mecanismos de resistência, epidemiologia e métodos de diagnóstico das enfermidades fúngicas é de suma importância na formação de discentes das ciências da saúde e biológicas e para o entendimento da relevância da micologia. Considerando que as doenças fúngicas são negligenciadas, o estímulo acadêmico para o estudo dos fungos torna-se fundamental para a formação de recursos humanos que possam contribuir na divulgação, prevenção e estabelecimento de políticas públicas que envolvam as doenças fúngicas. Adicionalmente, também é fundamental incrementar os conhecimentos dos discentes sobre as diversas aplicações dos fungos, incluindo a sua importância farmacêutica, alimentícia, biorremediação, ecológica, dentre outras.

Metodologia

Discussão de artigos científicos abordando o estado da arte de temas relacionados a micologia médica e veterinária, bem como outros temas de interesse que incluam os fungos como protagonistas.

Cada discente de graduação e pós graduação integrante do grupo de estudo realizará a busca de artigos científicos nas bases de dados como Google acadêmico, Periódicos Capes, Pubmed, Scielo e apresentará o artigo selecionado aos demais integrantes para discussão do tema.

Indicadores, Metas e Resultados

Fomentar a formação de profissionais na área de micologia, bem como estimular a leitura de artigos científicos e atualizar os conhecimentos sobre os diversos aspectos que envolvem os seres vivos do reino Fungi. Espera-se incrementar o número de profissionais com interesse nas diversas áreas da micologia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGELITA DOS REIS GOMES1
CAROLINA DOS SANTOS BERMANN
CAROLINE QUINTANA BRAGA
CRISTINA GOMES ZAMBRANO
DANIELA ISABEL BRAYER PEREIRA1
HENRIQUE ZARNOTT RAATZ
ISABELA DE SOUZA MORALES
ISABELLA RODRIGUES DE ANDRADE
JEFERSON LUIZ SILVA DE SOUZA
JULIANA TASENDE FERRANDO
LARA COSTA GRUMANN MICHEL
LINDA ROMERO GAMA
LUANA PEREIRA RAMIREZ
LUCIÉLE PEREIRA DE MELO
Letícia dos Santos da Silva
MARCELA BRANDÃO COSTA
RENATA OSORIO DE FARIA1
Sônia de Avila Botton
YASMIN DUMMER RUAS

Página gerada em 15/01/2025 04:03:49 (consulta levou 0.123749s)