Nome do Projeto
Produção Cultural - teoria e prática
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
31/03/2023 - 12/05/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto Produção Cultural - teoria e prática surge como um desdobramento da disciplina de Produção Cultural, na qual fica evidenciada a necessidade de aprofundamento da pesquisa e aplicação prática dos conceitos e metodologias estudados. Assim, este projeto permite aos discentes elaborarem suas próprias produções, que serão realizadas sob orientação da professora responsável pela disciplina e contarão com a participação de colaboradores externos, tais como artistas, oficineiros, outros alunos do curso, etc.

Objetivo Geral

Capacitar os alunos, por meio de atividades práticas, teóricas e dinâmicas propostas, a elaborar, planejar e realizar projetos culturais com apoio e/ou financiamento, desenvolver habilidades relacionadas à produção cultural e contribuir com a sociedade.

Justificativa

No atual cenário artístico local, é imprescindível para artistas e demais agentes do campo que tenham habilidades de criação, captação de recursos e gestão de projetos culturais, por ser muitas vezes a única forma de concretizar suas propostas de forma sustentável. Assim, este projeto visa dar aos alunos do curso de Produção Cultural a oportunidade de aprofundar e pôr em prática o conteúdo da disciplina, ao mesmo tempo em que envolvem a comunidade local e colaboram com a realização de projetos inspiradores.

Metodologia

Este projeto acontece em diversos âmbitos, assim, serão recebidos convidados para apresentar estudos de caso com projetos realizados via leis de incentivo, editais públicos, emendas parlamentares e iniciativa privada. Serão feitos encontros presenciais entre os discentes e monitores da disciplina, bem como organizado um grupo de estudos que irá aprofundar as respectivas pesquisas. Serão organizados, também, grupos nas redes telemáticas para debater estratégias, coordenar e executar os projetos. Os discentes utilizarão o Drive criado especialmente para esta disciplina para organizar os respectivos conteúdos, e cada grupo deverá coordenar um projeto. Serão executadas três ações de extensão, cada uma contando com um grupo de discentes e convidados externos, que serão apresentadas à comunidade: uma exposição de desenhos, uma feira de artes, e palestras e entrevistas com artistas residentes no MALG.

Indicadores, Metas e Resultados

Com este projeto espera-se ter a realização das três ações de extensão, trazendo ao público a produção realizada pelos discentes. Serão criadas contas nas redes sociais e/ou divulgados nas redes do CA e instituições parceiras. Para a feira de artes, pode-se estimar em torno de 20 expositores, mas a participação do público em geral é de difícil contabilização. Para as entrevistas (online) e palestras (em formato híbrido), espera-se obter em torno de 30 ouvintes presenciais e 150 visualizações no YouTube. Para a exposição, pode-se estimar uma média de 200 espectadores.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE LIMA CABRAL
AMANDA MARISSANE DA SILVA PELLEGRINI
ANDRE DIAS RODRIGUES
ARYANE BARBADO LIMA
BARBARA CALIXTO DOS SANTOS
BRUNNA ROSSATO ALMEIDA
CARLA GISELE CORRÊA SILVEIRA DA ROSA
DIEGO HENRIQUE BARBOZA
EDUARDO SOARES DEVENS
ELENISE ROSANO SERGIO
ERICK PORTO HERMES
GABRIELA DA SILVA MOREIRA MELLO
ISABELLA ROSINHA ISLABAO
JONAS FERNANDO MARTINS SANTOS
JULIANA CORREA HERMES ANGELI2
JULIANA VASQUES MOURA
LAURA BORSA CATTANI4
LUIZA DE SOUZA CAMARA
MARINA PEREIRA DURO
MELISSA MACHADO ARAUJO
Maria Fernanda Ghisi
NADIA DA CRUZ SENNA
PEDRO YURI DOS ANJOS CORREA
RENAN SILVA DO ESPIRITO SANTO
SILVIA ELENA CARRILHO ROSA
YARKAN ANJEL
Yuki Ynagaki Escate Zarate

Página gerada em 28/04/2024 17:56:31 (consulta levou 0.162065s)