Nome do Projeto
Pensando sobre crianças
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/06/2023 - 31/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A iniciativa do presente projeto surgiu a partir da demanda identificada entre as/os estudantes do curso de Pedagogia, quando solicitaram espaços para debater e pensar as relações familiares e o desenvolvimento das crianças. O objetivo do projeto é estudar diferentes aspectos do desenvolvimento psicossocial de crianças à luz da psicanálise. A relevância reside na ampliação dos estudos iniciados em uma disciplina do curso, Psicologia da Educação I, mas que, por falta de tempo, tem pouca profundidade. Assim, espera-se que o projeto de ensino consiga agregar estudantes com interesse em ampliar e aprofundar o estudo do desenvolvimento infantil a partir da contribuição psicanalítica. Para isso, serão realizados encontros semanais com duração entre 1h30 a 2h, no intervalo entre o turno da tarde e noite. Em tais encontros, serão feitas leituras e discussões sobre a obra de D. W. Winnicott, bem como outros textos que se associem e contribuam a esta perspectiva teórica. Além disso, serão utilizados filmes e obras literárias visando estimular a ampliação do pensamento em torno da temática da infância.

Objetivo Geral

Estudar diferentes aspectos do desenvolvimento psicossocial de crianças à luz da psicanálise.

Justificativa

O presente projeto surgiu a partir da demanda identificada entre as/os estudantes do curso de Pedagogia, quando solicitaram espaços para debater e pensar as relações familiares e o desenvolvimento das crianças. A relevância desta iniciativa reside na ampliação dos estudos iniciados em uma disciplina do curso, Psicologia da Educação I, mas que, por falta de tempo, tem pouca profundidade. Assim, espera-se que o projeto de ensino consiga agregar estudantes com interesse em ampliar e aprofundar o estudo do desenvolvimento infantil a partir da contribuição psicanalítica.

Metodologia

Encontros semanais com duração entre 1h30 a 2h, realizados no intervalo entre o turno da tarde e noite. Serão realizadas leituras e discussões sobre a obra de D. W. Winnicott, bem como outros textos que se associem e contribuam a esta perspectiva teórica. Além disso, serão utilizados filmes e obras literárias visando estimular a ampliação do pensamento em torno da temática da infância.

Indicadores, Metas e Resultados

Encontros semanais visando a:
1) Realização de leituras de textos escritos por D. W. Winnicott, como "O ambiente e os processos de maturação" e "Pensando em crianças";
2) Ampliação teórica com obras e autoras/es contemporâneos no campo da psicanálise;
3) Discussão de filmes e obras literárias que contribuam com o debate.

Espera-se contribuir com a formação de estudantes do curso de Pedagogia diurno e Pedagogia noturno.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ABIMA DOS SANTOS LOBO
ALINE ACCORSSI3
ALINE BOTELHO ARAUJO
ALINE MUNHOZ REDU
CAIO BEDAQUE BARBOSA
CAMILA ROCHA DA CRUZ
CLARISSA NUNES SILVA DA SILVA
DEBORA MACIEL GONÇALVES
DIANA PAULA SALOMÃO DE FREITAS3
EDUARDA MARQUES DA SILVA
EDUARDA PRIEBE BOSENBECKER
ITIANE BORGES OLIVEIRA
JANAÍNA PAIVA ZANETTI
JULIA MADAIL DA SILVEIRA
JULIA ROCHA CLASEN
JULIA WARNKE RAMM
LAUREN FONSECA KOLMAR
LIVIA DA SILVEIRA LAPUENTE
LUANA LEMES BEDUHN
LUIZA BRIGNOL ANDRADE DA SILVA
LUIZA NOVACK RIBEIRO
MARCELE ZANETTI SAMPAIO
MARCIA ANDREIA CAMARA DA CRUZ
MARIA AUGUSTA TEIXEIRA DA SILVEIRA
OTAVIO LUIS DUARTE VILELA
RAFAELA SOARES VILLAR
RENATA BECKER DOS SANTOS
SABRINA BARROCAS MILECH
SOL ANDRADE
STEPHANIE ESTEVES BESKOW
SUELEN PADILHA PEREIRA
TAILAINE PINTO MACHADO
VITOR SAQUETE RODRIGUES

Página gerada em 21/12/2024 10:16:56 (consulta levou 0.127599s)