Nome do Projeto
Interdisciplinaridade e interculturalidade no ensino de línguas: teoria e prática em ação
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
17/05/2023 - 27/10/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Viagem intercultural e de intercâmbio linguístico a Rivera, no Uruguai, como atividade de ensino, pesquisa e extensão, para discentes, sob orientação de docentes dos Cursos de Letras do Centro de Letras e Comunicação da UFPel.

Objetivo Geral

Proporcionar as alunos, através de viagem ao Uruguai (Rivera) a oportunidade de aprofundar e enriquecer seus conhecimentos linguísticos recebidos nas diferentes aulas teóricas e práticas das disciplinas do curso de Português e Espanhol dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Letras.

Justificativa

O projeto justifica-se como atividade de complemente às disciplinas de ensino de línguas, como atividade intercultural de formação de professores, como oportunidade de imersão linguística, como práticas de competências linguísticas em contextos reais de uso da língua espanhola. Além disso, a possibilidade de vivenciar na prática os conhecimentos recebidos nas diferentes disciplinas de língua espanhola, fonética, cultura e sociolinguística.

Metodologia

A metodologia segue os princípios do método comunicativo e o enfoque por tarefas. Todas as etapas servirão para o aprimoramento linguístico dos estudantes, assim como o aprimoramento das vivências e dos procedimentos práticos de ensino de línguas. A viagem ocorrerá em um único dia, havendo um período anterior de planejamento e leituras orientadas, com a participação efetiva dos estudantes. A viagem ocorrerá com transporte da UFPel até Santana do Livramento e após haverá o deslocamento dos estudantes e dos docentes até a Escuela 5 de Rivera, que fica na divisa com o Brasil. Na Escuela 5 haverá uma recepção por parte dos docentes e estudantes daquela escola uruguaia, que organizarão evento específico e tarefas para os nossos estudantes. Tanto os estudantes como os professores realizarão apresentações de trabalhos e atividades realizadas tanto nos Cursos de Letras da UFPel com nas escolas públicas de Rivera.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que o Projeto cumpra plenamente os objetivos propostos que serão devidamente apresentados no relatório tanto pelos alunos como pelos docentes e coordenadores.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ACHILEI FERREIRA DA SILVA
AIRTON BORGES
ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZ52
ANAIS DOS SANTOS
ANDRÉ LUIZ SALDANHA ANDRES
Alessandra Meirelles Costa
CAROLINA SALDANHA NUNES
DARCIELLI ROCHA
EDUARDA SILVEIRA VEBER
EMANUELE CAMARGO VIEIRA
FABIANO OTERO VAZ
FRANCINE NUNES DE SOUZA
GIOVANA CANEZ VALERAO
HENRIQUE FENZKE KONIG
JOAO LUIS ROCHA PAIXAO CORTES2
LARISSA MOREIRA PIRES
LISIANE DE AGUIAR RODRIGUES
LUANA PERES GULARTE
MAIARA BARBOSA FANKA AGUIAR
MAIRA MARQUES FAO
MARIA ANGÉLICA DE CAMPOS SÁ BRITO
MARTA DA ROSA E SILVA
MATHEUS DE AVILA LUIZ BATISTA
MIRIAM ELISABETE FERREIRA DE LIMA
PAULO RICARDO SILVEIRA BORGES48
ROSALIA GARCIA HERNANDEZ
Rafael Pereira Sá Brito
SIMONE MARQUES PEREIRA
SIMONE SANTOS DE SOUZA
Vanessa Rocha Teixeira
ZANI FURTADO DE BORBA

Página gerada em 29/04/2024 03:23:17 (consulta levou 0.177905s)