Nome do Projeto
LIG - Centro de Artes
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/06/2023 - 31/05/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O LIG - Centro de Artes oferecerá uma série de ações voltadas para o aprimoramento profissional da comunidade interna e externa da Universidade Federal de Pelotas, utilizando os recursos e a estrutura física e educacional da Unidade do Centro de Artes. O LIG é um Laboratório de Informática de Graduação que conta com equipamentos de informática e audiovisual para atender inicialmente à comunidade universitária. Inicialmente, o laboratório contava apenas com computadores, mas, devido às necessidades do momento, tornou-se multidisciplinar, oferecendo recursos para edição de vídeo, produção musical, ilustração e webconferência. O laboratório está aberto à comunidade interna e externa, embora ainda pouco conhecido pelo público externo. O objetivo do projeto é oferecer cursos gratuítos de aperfeiçoamento profissional para ambos os públicos: comunidade interna e externa da universidade, tais como Curso de Fotografia Digital, cursos de informática, oficinas de operação de equipamentos audiovisuais, entre outros. O intuito é ensinar e incentivar as comunidades a utilizar o espaço universitário, neste caso, o Laboratório. Para isso, o projeto prevê ações de divulgação pelo site e mídias sociais do Centro de Artes, com materiais de design, vídeo e áudio. Inicialmente, os cursos serão ministrados pelo coordenador do laboratório e do projeto, que utilizará sua formação acadêmica como base para as aulas, além de incentivar a troca de conhecimento entre as comunidades. Alunos serão inseridos no projeto durante a tramitação.

Objetivo Geral

O objetivo geral desse projeto é fornecer ações que visam o aperfeiçoamento profissional da comunidade interna e externa da Universidade Federal de Pelotas por meio dos equipamentos, estrutura física e educacional do Centro de Artes, promovendo cursos de aperfeiçoamento profissional para ambos os públicos e incentivando as comunidades a usarem o espaço universitário, especificamente o Laboratório de Informática da Graduação.

Justificativa

Justifica-se a criação desse projeto para atender às necessidades da comunidade universitária e externa, proporcionando aperfeiçoamento profissional por meio de cursos e oficinas oferecidos no Laboratório de Informática da Graduação (LIG), bem como incentivar o uso dos recursos disponíveis no espaço universitário. Além disso, o projeto visa promover a integração entre a comunidade interna e externa da Universidade Federal de Pelotas, ampliando o acesso a recursos tecnológicos e promovendo o compartilhamento de conhecimento.

Metodologia

- Elaborar cursos e oficinas profissionalizantes nas areas de artes e tecnologia.
- Produzir midias de divulgação como: Vídeo de divulgação, criação de artes para internet, matérias para o site do CA, programas se spots na rádio federal FM.
- Divulgar pelos meios disponíveis na unidade, as ações do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Preve atingir a meta de 50 pessoas certificadas
Preve a criação de 2 Cursos - Informática e Fotografia Digital inicialmente.
Preve a ocuação da sala em 70% do horário disponível do laboratório.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLA FERREIRA SILVEIRA
DAYARA DE SOUZA FRANCO
GIULIA BELMONTE KIST
RÉGIS AGUIAR DUTRA22

Página gerada em 26/04/2024 14:13:02 (consulta levou 0.142249s)