Nome do Projeto
Projeto Geoparque Paisagem das Águas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/07/2023 - 01/07/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Meio ambiente
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O Estuário da Lagoa dos Patos representa uma área única no que se refere à singularidade dos processos naturais abióticos e bióticos em escala mundial. Formado no contato do Oceano Atlântico com uma das maiores lagunas do globo (a Lagoa dos Patos), o estuário recebe água de canais, riachos, rios, lagos, rios, cachoeiras e áreas úmidas, em contato com a água do Oceano Atlântico, criando um universo hidrológico ímpar, com interações com a atmosfera e a litosfera que permitem a existência de uma rica biodiversidade que registra eventos de uma história ultra-recente do Planeta Terra. Ao mesmo tempo, trata-se de um espaço de intensa ocupação por meios produtivos urbano-industriais, portuários, agropecuários e de atividades de mineração, bem como atividades culturais e econômicas de populações tradicionais, dinamizado por dois importantes municípios gaúchos (Pelotas e Rio Grande), que juntos detêm uma população de mais de 500.000 habitantes (de acordo com estimativas do IBGE para o ano de 2021). Considerando estas questões, este projeto tem como objetivo fomentar estratégias de desenvolvimento sustentável a partir da proposição e implementação de um Geoparque que abrange os recursos hídricos fluviais, lacustres, lagunares e oceânicos vinculados à Paisagem das Águas no Sistema Estuário da Lagoa dos Patos - Rio Grande do Sul - Brasil, mais especificamente nos territórios dos municípios de Pelotas, Rio Grande, Arroio do Padre, Turuçu, São Lourenço do Sul e São José do Norte que perfazem uma área de cerca de 8.600km². O geoparque é um instrumento de promoção de desenvolvimento sustentável organizado em torno da geodiversidade (elementos abióticos da natureza e seus compelxos ambientais), no qual ações de geoturismo e geoeducação, associadas com medidas de preservação ambiental (geoconservação), visam desenvolver um território por meio de uma perspectiva holística e integradora, do crescimento social pautado na preservação ambiental e no desenvolvimento econômico duradouro das comunidades, suas práticas, sua cultura e sua identidade. A proposta visa, dessa forma, contribuir com o desenvolvimento sustentável através promoção da geodiversidade e de estratégias de geoconservação, reforçando a identificação da população com sua região e seus aspectos naturasie e culturais, promovendo o respeito ao meio ambiente e estimulando a atividade socioeconômica com a criação de empreendimentos locais, pequenos e médios negócios e novos empregos. São, portanto, territórios propícios para a articulação e implementação, a partir de distintas vias de ação, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Objetivo Geral

Objetivo geral:
Fomentar estratégias de desenvolvimento sustentável a partir da proposição e implementação de um geoparque que abrange os recursos hídricos fluviais, lacustres, lagunares e oceânicos vinculados à Paisagem das Águas no Sistema Estuário da Lagoa dos Patos - Rio Grande do Sul - Brasil, mais especificamente nos territórios dos municípios de Pelotas, Rio Grande, Arroio do Padre, Turuçu e São Lourenço do Sul e São José do Norte que perfazem uma área de cerca de 8.600km².

Objetivos Específicos:
(1) Realizar o inventário, a análise da dinâmica natural e a avaliação do risco de degradação do geopatrimônio no território do Projeto Geoparque Paisagem das Águas, localizado no sistema Estuário da Lagoa dos Patos, Rio Grande do Sul (Brasil);
(2) Promover a divulgação e sensibilização do público local, regional, nacional e internacional a respeito do patrimônio natural (ênfase no Geopatrimônio) do território do Projeto Geoparque Paisagem das Águas;
(3) Viabilizar a sinergia das ações dos atores sociais envolvidos na perspectiva da divulgação, interpretação, uso e conservação do patrimônio natural e cultural do território do Projeto Geoparque Paisagem das Águas;
(4) Promover a divulgação e a articulação das ações do Projeto Geoparque Paisagem das Águas com gestores, empresários, políticos, proprietários de terra, pescadores, agricultores, artesãos, populações tradicionais, indígenas, quilombolas, e demais atores que compõem o tecido social dos municípios presentes no território do Geoparque;
(5) Contribuir para a interpretação ambiental e para ações de educação ambiental e geoeducação voltadas ao patrimônio natural (ênfase no Geopatrimônio) em associação com o patrimônio cultural do território do projeto Geoparque Paisagem das Águas;
(6) Fomentar a produção e a divulgação científica associada às Paisagens das Águas do sistema Estuário da Lagoa dos Patos;

Justificativa

Os Geoparques, segundo conceito da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO, são áreas geográficas únicas e unificadas, onde os locais e as paisagens naturais de grande significado ambiental são gerenciadas com um conceito holístico de proteção e educação, visando promover o desenvolvimento sustentável da região onde eles ocorrem. Um Geoparque Global da Unesco usa as características geológicas, geomorfológicas, pedológicas, hidrológicas e climáticas – em outras palavras, a riqueza abiótica do globo – de um dado lugar, em conexão com todos os outros aspectos culturais da área em que eles ocorrem, visando aumentar o conhecimento social acerca da realidade natural da região. O objetivo maior é fomentar o uso dos recursos naturais abióticos de forma sustentável. Nessa perspectiva, ele também se mostra fundamental para a preservação da biodiversidade, da qual o mundo abiótico é suporte. Um geoparque não é uma unidade de conservação, nem é uma nova categoria de área protegida. Ele carece de enquadramento legal, sendo antes a expressão de uma ampla articulação regional visando o planejamento do uso dos recursos abióticos da Terra e a preservação dos recursos bióticos nos locais em que eles são instalados. Geograficamente, um geoparque representa um território suficientemente grande e com limites bem definidos para servir ao desenvolvimento econômico local. Mas, para ser considerado um geoparque, o local deve gerar atividade econômica através do turismo voltado para o patrimônio natural abiótico (o geoturismo), tratado a partir de uma perspectiva de geoeducação. Aspectos arqueológicos, ecológicos, históricos ou culturais podem também representar importantes componentes de um geoparque, e devem ser levados em consideração no processo de consolidação e certificação desse território. Pode-se colocar que os geoparques visam preservar o patrimônio geológico-geomorfológico da Terra para as futuras gerações, através do processo denominado de geoconservação. A perspectiva é educar e ensinar o grande público sobre temas geológicos-geomorfológicos e ambientais, além de prover meios de pesquisa para as geociências. Ao aumentar a conscientização sobre a importância do patrimônio geológico-geomorfológico da região, os Geoparques Globais da Unesco dão às pessoas locais um sentimento de orgulho em sua região, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a identificação com a área. Os geoparques, dessa forma, visam assegurar o desenvolvimento sustentável através do geoturismo, reforçando a identificação da população com sua região, promovendo o respeito ao meio ambiente e estimulando a atividade socioeconômica com a criação de empreendimentos locais, pequenos negócios e novos empregos. São, portanto, territórios propícios para a articulação e implementação, a partir de distintas vias de ação, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Assim, os Geoparques Globais da UNESCO são extremamente importantes do ponto de vista socioeconômico. Eles capacitam comunidades locais para promover processos e elementos abióticos, sempre em relação com a biodiversidade, dando a elas a oportunidade de desenvolver parcerias coesas com o objetivo comum de desenvolver atividades econômicas voltadas para o turismo e a educação geoambiental. Com isso, gera novas fontes de renda para a população local e atrai capital privado. A criação de empresas locais inovadoras, novos empregos e cursos de treinamento de alta qualidade é estimulada, à medida que novas fontes de receita são geradas através do geoturismo, enquanto os recursos geológico-geomorfológicos da área são protegidos. Nessa perspectiva, o presente projeto visa implementar atividades e realizar ações que vão no sentido de promoção de desenvolvimento sustentável da região que compõem os sistemas naturais que fazem o Estuário da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, através do incentivo à criação do Geoparque Paisagem das Águas. A justificativa principal é a promoção de um desenvolvimento equilibrado, que proteja e promova o patrimônio abiótico e biótico, ao mesmo tempo em que permite a justiça social, através da implementação de uma economia solidária e de base. A Universidade Federal de Pelotas mostra-se como um importante agente catalisador desse processo, sendo apta e capaz a arregimentar, organizar e promover interação entre os mais diversos atores e agentes necessários à implementação do projeto, bem como a sensibilização dos atores locais sobre a necessidade de uso sustentável dos recursos naturais, abióticos e, por consequência, bióticos.

Metodologia

(1) A realização do inventário, análise da dinâmica natural e avaliação do risco de degradação do geopatrimônio do Geoparque Paisagem das Águas considera os seguintes procedimentos metodológicos: (i) Revisão bibliográfica: consiste em realizar a identificação, seleção e análise dos referenciais bibliográficos nacionais e internacionais e cartográficos sobre o território em estudo, sua geodiversidade e seu geopatrimônio, para compreender a história geológica, os processos físico-naturais e a formação dos geossítios e geomorfossítios presentes no território do geoparque. Essa revisão bibliográfica deve incluir a consulta a fontes científicas, registros históricos e outras fontes relevantes; (ii) Trabalhos de campo de reconhecimento da área: nesta etapa, serão realizados levantamentos preliminares da área, que envolvem campanhas de campo com carro, ônibus e embarcações, com o objetivo de identificar as formações geológicas, geomorfológicas, hidrológicas, bem como os demais componentes abióticos, bióticos e antropossociais mais significativos; (ii) Inventário do geopatrimônio: O inventário será elaborado de forma clara e objetiva, registrando todas as informações sobre os sítios inventariados, como localização, descrição das características geológicas e geomorfológicas, importância científica e educativa, entre outros. Este inventário poderá ser atualizado regularmente, com a inclusão de novos sítios e atualização das informações dos sítios já inventariados; (iii) Trabalhos de campo de Coleta de dados: A coleta de dados consiste em realizar visitas de campo aos geossítios e geomorfossítios selecionados, para coletar informações sobre sua geologia, geomorfologia, hidrologia, clima e outros aspectos relevantes que poderão ter sua análise aprofundada por meio de avaliações em laboratório; (iv) Mapeamento e análise das condições físico-naturais dos ambientes e subambientes: a partir dos dados coletados em campo e das fontes bibliográficas, será possível elaborar mapas temáticos e realizar análises sobre as condições físicas e naturais da área inventariada; (v) A avaliação do risco de degradação do geopatrimônio envolverá: (a) identificação dos fatores de degradação; (b) análise da vulnerabilidade do geopatrimônio; (c) estimativa do grau de risco; (d) definição de medidas de prevenção e mitigação e (iv) trabalhos de campo de validação de dados. Isso permite obter uma compreensão mais precisa do geopatrimônio presente no território do Geoparque Paisagem das Águas, viabilizando sua gestão e monitoramento.

(2) Para promover a divulgação e sensibilização do público local, regional, nacional e internacional a respeito do patrimônio natural do território do Projeto Geoparque Paisagem das Águas, incluindo o Geopatrimônio, serão adotados os seguintes procedimentos: (i) identificação do público-alvo: compreende a identificação, acesso, diálogo e cooptação dos diferentes grupos de pessoas que devem ser alcançados pelas ações de divulgação e sensibilização sobre o Projeto Geoparque Paisagem das Águas; (ii) criação de materiais informativos e educativos: com base no público-alvo identificado, será proposta a criação de materiais informativos adequados para cada grupo. Por exemplo, folhetos, guias turísticos, vídeos, mídias sociais, entre outros; (iii) realização de eventos regulares e itinerantes que envolvam a comunidade local, regional e a comunidade acadêmica; (iv) parcerias com empresas locais; (v) colaboração com escolas e universidades: as escolas e universidades serão parceiros importantes na promoção da conscientização sobre o Geoparque Paisagem das Águas. As visitas de campo, as atividades educacionais e os projetos de pesquisa podem ajudar a incentivar a compreensão e a valorização do patrimônio natural da região; (vi) participação em eventos nacionais e internacionais.

(3) A viabilização da sinergia das ações dos atores sociais envolvidos na perspectiva da divulgação, interpretação, uso e conservação do patrimônio natural e cultural do território do Geoparque Paisagem das Águas terá como principal estratégia metodológica o desenvolvimento e aplicação da ação "SnapLandscape - monitorando a dinâmica da Paisagem das Águas através da Cartografia Colaborativa”. Entretanto, cabe mencionar que todas as ações que envolvem a comunidade local e regional, a comunidade acadêmica, o poder público, os empreendedores, as comunidades tradicionais, as comunidades escolares, dentre outros atores sociais de relevância, têm importância para a ativação do capital social para a proposição do Geoparque Paisagem das Águas enquanto estratégia Bottom-up;

(4) Para promover a divulgação e a articulação das ações do Projeto Geoparque Paisagem das Águas com gestores, empresários, políticos, proprietários de terra e demais atores que compõem o tecido social dos municípios presentes no território do Geoparque, será necessário utilizar uma variedade de instrumentos e estratégias, tais como: (i) estabelecimento de parcerias institucionais com entidades locais e regionais, como prefeituras, secretarias de meio ambiente e do turismo (dentre outras), associações comerciais, sindicatos e empresas, para promover a divulgação das ações do Geoparque; (ii) organização de eventos, como seminários, workshops e fóruns, para discutir e divulgar as ações do Projeto Geoparque junto aos atores sociais mencionados e sensibilizar os mesmos sobre a importância da conservação do patrimônio natural e cultural da região; (iii) desenvolvimento e utilização de plataformas digitais para divulgação das atividades, projetos, notícias e informações sobre o Geoparque. É importante manter um site atualizado, além de perfis em redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, onde constem, inclusive, as parcerias firmadas com estes atores sociais; (iv) produção de materiais visuais, como cartazes, banners, folders e flyers, e audiovisuais, para disseminação das informações e divulgação das atividades e projetos do Geoparque; (v) participação em programas de rádio e TV locais e regionais para divulgar informações e projetos do Geoparque. Essa estratégia pode alcançar um público mais amplo, incluindo pessoas que não têm acesso a internet e outros meios de comunicação; (vi) produção de publicações, como revistas, jornais, cartilhas, materiais paradidáticos e boletins informativos, para divulgar informações sobre as atividades e projetos do Geoparque e sensibilizar os atores locais sobre a importância da conservação do patrimônio natural e cultural da região; (vi) realização de programas de capacitação e treinamento para gestores, empresários, políticos, proprietários de terra e demais atores locais sobre as práticas de conservação e preservação do patrimônio natural e cultural da região.

(5) A contribuição para a interpretação ambiental e para ações de educação ambiental voltadas ao patrimônio natural (ênfase no Geopatrimônio) em associação com o patrimônio cultural do Geoparque Paisagem das Águas serão adotados os seguintes procedimentos: (i) oficinas educativas, minicursos, palestras e eventos itinerantes; (ii) visitas guiadas/visitas técnicas: as visitas guiadas para que a população local e regional, bem como os geoturistas possam conhecer com mais profundidade o geopatrimônio e sua associação com os patrimônios biótico e cultural presentes no território do Geoparque Paisagem das Águas; (iii) palestras e workshops: as palestras e workshops são uma excelente oportunidade para discutir temas mais aprofundados relacionados ao patrimônio natural e cultural da região; (iv) elaboração de material impresso: materiais impressos, como folhetos, encartes, banners e cartilhas, serão utilizados para fornecer informações mais detalhadas sobre o Projeto Geoparque Paisagem das Águas; (v) tecnologias audiovisuais: serão utilizadas para fornecer uma experiência mais imersiva e interativa para os visitantes. Essas tecnologias podem fornecer informações adicionais sobre o geopatrimônio do Geoparque Paisagem das Águas, bem como estimular a curiosidade, a aprendizagem e a sensação de pertencimento da população local e regional ao território do Geoparque Paisagem das Águas.


(6) O Fomento à produção e à divulgação científica associada às Paisagens das Águas do sistema Estuário da Lagoa dos Patos ocorrerá a partir dos seguintes procedimentos metodológicos: (i) identificação dos temas de pesquisa relevantes e atuais relacionados ao território do Geoparque Paisagem das Águas e do sistema Estuário da Lagoa dos Patos, levando em consideração aspectos geológicos, geomorfológicos, biológicos, culturais, dentre outros que se somam a perspectiva interdisciplinar de trabalho; (ii) mapeamento da produção científica existente; (iii) estabelecimento de parcerias com instituições de pesquisa, universidades, centros de pesquisa e outros atores envolvidos na produção científica sobre a Paisagem das Águas do sistema Estuário da Lagoa dos Patos; (iv) promoção de eventos científicos a fim de discutir os temas relevantes e apresentar os resultados das pesquisas realizadas no Projeto Geoparque Paisagens das Águas; (v) Divulgação dos resultados das pesquisas e das ações de extensão realizadas no Geoparque Paisagem das Águas por meio de publicações científicas, relatórios técnicos, apresentações em eventos científicos nacionais e internacionais e em mídias sociais; (vi) estímulo à produção científica por meio de programas de pesquisa, prêmios, editais culturais e outras iniciativas que reconheçam e valorizem as contribuições dos pesquisadores e da comunidade em geral que se articulam na construção da estratégia do Projeto Geoparque Paisagem das Águas; (vii) avaliação dos resultados a partir das ações de fomento à produção e divulgação científica associadas com o presente projeto, verificando o alcance dos objetivos e das ações propostas e identificando possíveis ajustes e melhorias a serem feitas para maximizar os resultados.

Indicadores, Metas e Resultados

(1) Fomento à sinergia dos atores sociais na consolidação de territórios sustentáveis: as ações do projeto vinculadas a esta meta pretendem a intervenção e a articulação junto ao poder público local, entidades e sociedade civil organizada das ações para a consolidação do Geoparque Paisagem das Águas por meio do fortalecimento de seu capital social. Em termos quantitativos, prevê um conjunto de encontros, com os mais distintos objetivos, ao longo dos meses que compõem o prazo de 36 meses destinado ao desenvolvimento do projeto;
(2) Fomento à Formação de Recursos Humanos: as ações do projeto pretendem incentivar a participação de acadêmicos de cursos de graduação e pós-graduação vinculados diretamente e indiretamente à temática da proposta e fomentar a formação de recursos humanos nessa linha de atuação. Em termos quantitativos, dada a temporalidade do projeto proposto (36 meses), estima-se a formação de 5 acadêmicos de graduação, 2 mestres e 1 doutor;
(3) Fomento ao Desenvolvimento Sustentável no Território do Projeto Geoparque Paisagem das Águas: procura pela aderência das ações do projeto ao maior número possível de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Em termos quantitativos, pretende-se o vínculo imediato das ações do projeto com, no mínimo 5 ODS (i.erradicação da pobreza, ii.ação contra a mudança global do clima, iii.vida na água, iv.vida terrestre e v.educação de qualidade). Obviamente, a busca pela aderência com todos os ODS é desejável;
(4) Fomento à Ciência e Tecnologia: pretende a articulação, por meio da investigação científica, de pesquisadores nacionais e internacionais que atuem na produção de conhecimento associado à dinâmica natural (sistema estuarino e suas praias, dunas, canais, áreas úmidas, ilhas, deltas, subestuários), e aos mecanismos de pressão e controle aos quais este sistema vem sendo submetido, gerando riscos de degradação ambiental com impactos diretos na geodiversidade e na biodiversidade local e regional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE DO AMARAL SAMPAIO
ADRIANO LUIS HECK SIMON38
ANA CAROLINA OLIVEIRA NOGUEIRA2
ANA LAURA ROMERO DA ROSA
ANELIZE MILANO CARDOSO
CAMILE URBAN8
CAROLINA MINOZZO
Camila Sias Gomes
DÉBORA AZEVEDO WERHLI
EUNICE SOUZA COUTO
GRACIELI TRENTIN1
HELOISA DA SILVA CRUZ
ISMAEL SANTOS DOS SANTOS
JOAO VITOR LIMA PEREIRA
JORGE CEDREZ VERNETI
JORGE CEDREZ VERNETI
JURANDIR VIEIRA FRANCO
LAIDINER RUTZ TRETTIN
LAIDINER RUTZ TRETTIN
LAURA RUDZEWICZ29
LUCAS PIRES FERREIRA
MARCIÉLE SIEGERT GOETZKE
MOISES ORTEMAR REHBEIN4
MONICA KLUG BORGES
Márlon Roxo Madeira
RAFAEL RAMON MACHADO DOS SANTOS
ROBERTO LUIZ DOS SANTOS ANTUNES8
TAINARA GOULART CORRÊA
TALITA CASTRO AZEVEDO
VANDA CARNEIRO DE CLAUDINO SALES17
VICTÓRIA DEJAN PAGANOTTO
VICTÓRIA DEJAN PAGANOTTO
VIVIAN ROCHELY DO CARMO NUNES
Vaneza Barreto Pereira
Vinícius Bartz Schwanz
WILIAM BRITO CLAVERO
ÂNDREA LENISE DE OLIVEIRA LOPES

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