Nome do Projeto
Efeitos do Programa Primeira Infância Melhor sobre Saúde
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
02/05/2023 - 30/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Avaliam-se os efeitos do programa primeira infância melhor sobre indicadores de saúde curto e longo prazo de coortes potencialmente tratadas pelo programa. De curto prazo, mensuram-se efeitos sobre a cobertura vacinal. De longo prazo, efeitos sobre a gravidez na adolescência. Para tanto, as técnicas de avalição de impacto para dados não experimentais são utilizadas. Os resultados devem balizar futuras ações do programa e o o auxílio no desenvolvimento de programas similares ao redor do Brasil.

Objetivo Geral

Este projeto tem por objetivo desenvolvimento de algumas pesquisas sobre os efeitos do programa primeira infância melhor (PIM). A primeira delas é uma revisão científica que documente o que já se sabe sobre os efeitos do PIM. O segundo é avaliar a existência de feitos de longo prazo do programa sobre coortes afetadas; especificamente objetiva-se medir o impacto sobre gravidez na adolescência. O último artigo é verificar se o programa exerce influência na cobertura vacinal das coortes afetadas pelo programa.

Justificativa

Aspectos de ordem científica e prática justificam a execução do projeto. Sobre o primeiro ponto, de acordo com nosso conhecimento, não há pesquisas que tenham estudado o efeito de programas de visitação domiciliar para o desenvolvimento na primeira infância sobre o grau de adesão das famílias á exposição vacinal das crianças. Esse pode ser um efeito colateral de programas como o PIM extremamente desejável. Além disso, entender os efeitos de longo prazo em dimensões não pecuniárias é importante para o aprimoramento das medidas de custo-efetividade desses programas; como consequência para tomada de decisão. Por último, a documentação dos resultados já existentes ajuda no processo de expansão de programas deste tipo pelo Brasil e mesmo em outros países similares aos nossos. A maior parte das evidências e das revisões de literatura são para países ricos.

Metodologia

Revisão de literatura e aplicação dos métodos de diferença em diferenças e pareamento.

Indicadores, Metas e Resultados

Desenvolvimento de três artigos, apresentação em menos três congressos, e publicação de em três periódicos no mínimo A2 no qualis. Balizar políticas novas de primeira infância.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINA SILVA DA TRINDADE
FELIPE GARCIA RIBEIRO8
LÍVIA MADEIRA TRIACA

Página gerada em 27/04/2024 02:07:23 (consulta levou 0.204268s)