Nome do Projeto
OFICINAS DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO PARA ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
17/04/2023 - 30/04/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Projeto de Ensino que pretende organizar, elaborar materiais e recursos sobre acessibilidade e inclusão , para sensibilização de alunos dos cursos de graduação da UFPEL, através de oficinas itinerantes
Objetivo Geral
Objetivo Geral: Oportunizar oficinas de sensibilização e produção de conhecimentos sobre acessibilidade e Inclusão para alunos dos diversos cursos de graduação da UFPEL;
Específicos:
. Elaborar materiais e recursos adaptados para demonstrativo em oficinas de sensibilização
. Elaborar materiais de divulgação e informativos sobre acessibilidade e inclusão
. Organizar espaços sensoriais e de sensibilização para compor as oficinas itinerantes
. Propor oficinas itinerantes de sensibilização sobre acessibilidade e inclusão para alunos dos cursos de graduação da UFPEL;
Específicos:
. Elaborar materiais e recursos adaptados para demonstrativo em oficinas de sensibilização
. Elaborar materiais de divulgação e informativos sobre acessibilidade e inclusão
. Organizar espaços sensoriais e de sensibilização para compor as oficinas itinerantes
. Propor oficinas itinerantes de sensibilização sobre acessibilidade e inclusão para alunos dos cursos de graduação da UFPEL;
Justificativa
Considerando a importância das temáticas que envolvem a acessibilidade e inclusão e a carência de disciplinas ou projetos que tratam dos mesmos nos diferentes cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas;
Considerando que o curso de ciências biológicas apresenta a disciplina de Diversidade e Inclusão, como obrigatória no primeiro semestre do curso de licenciatura e prossegue nos demais semestres do curso como eixo transversal as práticas pedagógicas, disciplinas e estágios supervisionados no curso de licenciatura;
Considerando que o curso de ciências biológicas desenvolve projetos e programas em Educação Inclusiva, inclusive cursos de formação pactuados com a SECADI/MEC;
Considerando que o Laboratório de Ensino em Ciências e Biologia possui equipamentos de tecnologia assistiva, recebidos via projetos pactuados com a SECADI/MEC;
Considerando que o grupo de estudos e pesquisas em cognição e aprendizagem, do Instituto de Biologia, desenvolve ações, projetos e construção de recursos pedagógicos acessíveis;
Considerando o interesse demonstrado pelos alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas em ampliar aos demais cursos da UFPEL o que vem sendo trabalhado e produzido em seu curso,
Propõe-se o presente projeto de Ensino.
Considerando que o curso de ciências biológicas apresenta a disciplina de Diversidade e Inclusão, como obrigatória no primeiro semestre do curso de licenciatura e prossegue nos demais semestres do curso como eixo transversal as práticas pedagógicas, disciplinas e estágios supervisionados no curso de licenciatura;
Considerando que o curso de ciências biológicas desenvolve projetos e programas em Educação Inclusiva, inclusive cursos de formação pactuados com a SECADI/MEC;
Considerando que o Laboratório de Ensino em Ciências e Biologia possui equipamentos de tecnologia assistiva, recebidos via projetos pactuados com a SECADI/MEC;
Considerando que o grupo de estudos e pesquisas em cognição e aprendizagem, do Instituto de Biologia, desenvolve ações, projetos e construção de recursos pedagógicos acessíveis;
Considerando o interesse demonstrado pelos alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas em ampliar aos demais cursos da UFPEL o que vem sendo trabalhado e produzido em seu curso,
Propõe-se o presente projeto de Ensino.
Metodologia
Serão realizadas oficinas itinerantes onde, além de espaço de sensibilização e vivência de materiais e recursos adaptados e de tecnologia assistiva, serão oportunizados diálogos, materiais, debates e informações sobre acessibilidade e inclusão.
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto será considerado satisfatório se contar com a participação de mais de 50% dos cursos de graduação da UFPEL e seus alunos nas oficinas itinerantes e, se após a participação, as questões sobre diversidade e inclusão forem compreendidas e reverberadas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BEATRIZ DE FREITAS CORRÊA | |||
LEILA DE FATIMA NOGUEIRA MACIAS | |||
MARIA LUCIA BORGES BRETANHA | |||
NAIANE CHAVES E CHAVES | |||
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ | 2 | ||
SHAIANE LESSA DOS SANTOS | |||
TAIANE GONCALVES DE CASTRO | |||
TAIS LILGE SCHEER |