Nome do Projeto
Espanhol para criança: da teoria à prática
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/05/2023 - 30/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Línguas estrangeiras
Resumo
O Projeto Espanhol para crianças: da teoria à prática visa instrumentalizar alunos do Curso Letras e professores da Rede Pública de Ensino a trabalhar com crianças ainda não-alfabetizadas a adquirir a Língua Espanhola e a sua cultura através do Método Comunicativo e o enfoque lúdico (jogos, músicas, poesias, peças de teatro, e variadas oficinas criativas) Por meio deste projeto busca-se, também, atender uma demanda de várias escolas de Pelotas e região que implantaram nos seus currículos da Educação Infantil o Espanhol como língua estrangeira e estão com dificuldade de selecionar professores que tenham experiência nesta área.
Objetivo Geral
Oferecer aos alunos do Curso de Letras e comunidade docente da Rede Pública um curso de formação continuada sobre o ensino de Espanhol para crianças
Justificativa
Proporcionar aos nossos alunos e professores de Língua Espanhola da rede pública momentos de formação e qualificação específica no que diz respeito ao ensino, aprendizagem de Espanhol para crianças, visto que, a oferta de aulas de língua espanhola nas séries iniciais de escolarização (educação infantil) tem aumentado significativamente nos últimos anos e os cursos de Letras da UFPel ainda não oferecem disciplinas que abordem esta temática de forma pontual.
Metodologia
Aulas expositivo/dialogadas, seminários, debates, trabalhos em grupo, leituras dirigidas, confecção de materiais didáticos, simulações de aulas de espanhol para crianças.
Metologia de ensino para crianças e adolescentes.
Elaboração de planos de aulas específicos para ensinar espanhol para criança fundamentados no método comunicativo e enfoque lúdico.
Metologia de ensino para crianças e adolescentes.
Elaboração de planos de aulas específicos para ensinar espanhol para criança fundamentados no método comunicativo e enfoque lúdico.
Indicadores, Metas e Resultados
Proporcionar aos alunos e professores de Língua Espanhola momentos de formação e qualificação específica no que diz respeito ao ensino e aprendizagem de Língua Espanhola de de forma gratuita.
Procura-se também por meio deste projeto estabelecer uma maior aproximação entre a universidade e as escolas, de forma que exista uma maior interação, diálogo e troca de conhecimento e experiência.
Procura-se também por meio deste projeto estabelecer uma maior aproximação entre a universidade e as escolas, de forma que exista uma maior interação, diálogo e troca de conhecimento e experiência.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| AIRTON BORGES | |||
| AKEMY AFRODITE BELCHOR PIERZCHALSKI | |||
| ALEXIA MARTINS KONRATH | |||
| ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZ | 14 | ||
| ANA PAULA MACHADO PAES E SILVA | |||
| BERNARDO PIRES PETRUCCI SOUTO | |||
| DANIELE CAROLINE AGUIAR DOS SANTOS | |||
| EDUARDA SILVEIRA VEBER | |||
| FABIANO OTERO VAZ | |||
| FRANCINE NUNES DE SOUZA | |||
| GABRIELA DOMINGUES RODRIGUES | |||
| GISELA DE ALBUQUERQUE FRATTINI | |||
| JOAO LUIS ROCHA PAIXAO CORTES | 10 | ||
| JOKASTA MARQUES PORTO | |||
| JULIA JESKE DA SILVA | |||
| JULIANA GARCIA LOPES | |||
| LARISSA CUNHA DA SILVA | |||
| LILIAM DE LIMA ROCHA | |||
| MARCELLE DA SILVA VON PFEIL RODRIGUES | |||
| MARCIÉLE SIEGERT GOETZKE | |||
| MARIA ANGÉLICA DE CAMPOS SÁ BRITO | |||
| MARTA DA ROSA E SILVA | |||
| MIRIAM ELISABETE FERREIRA DE LIMA | |||
| NATÃ STEIN PEDROSO | |||
| PATRICIA COUTINHO DA SILVA | |||
| RAFAELA DE SOUZA LEMES | |||
| RAFAELA MENA PINTO | |||
| SAMIRA ANGEL SILVEIRA CAVALHEIRO | |||
| SIMONE MARQUES PEREIRA | |||
| SIMONE SANTOS DE SOUZA | |||
| STEPHANIE FEIJO CARDOSO MARTINEZ | |||
| TAIS FONSECA DA FONSECA | |||
| TAMIRES CASCAES BRAGA | |||
| VANESSA ROCHA TEIXEIRA | |||
| YASMYN CABISTANY DOS SANTOS GARCIA | |||
| ZANI FURTADO DE BORBA |