Nome do Projeto
Espanhol para criança: da teoria à prática
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/05/2023 - 30/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Línguas estrangeiras
Resumo
O Projeto Espanhol para crianças: da teoria à prática visa instrumentalizar alunos do Curso Letras e professores da Rede Pública de Ensino a trabalhar com crianças ainda não-alfabetizadas a adquirir a Língua Espanhola e a sua cultura através do Método Comunicativo e o enfoque lúdico (jogos, músicas, poesias, peças de teatro, e variadas oficinas criativas) Por meio deste projeto busca-se, também, atender uma demanda de várias escolas de Pelotas e região que implantaram nos seus currículos da Educação Infantil o Espanhol como língua estrangeira e estão com dificuldade de selecionar professores que tenham experiência nesta área.
Objetivo Geral
Oferecer aos alunos do Curso de Letras e comunidade docente da Rede Pública um curso de formação continuada sobre o ensino de Espanhol para crianças
Justificativa
Proporcionar aos nossos alunos e professores de Língua Espanhola da rede pública momentos de formação e qualificação específica no que diz respeito ao ensino, aprendizagem de Espanhol para crianças, visto que, a oferta de aulas de língua espanhola nas séries iniciais de escolarização (educação infantil) tem aumentado significativamente nos últimos anos e os cursos de Letras da UFPel ainda não oferecem disciplinas que abordem esta temática de forma pontual.
Metodologia
Aulas expositivo/dialogadas, seminários, debates, trabalhos em grupo, leituras dirigidas, confecção de materiais didáticos, simulações de aulas de espanhol para crianças.
Metologia de ensino para crianças e adolescentes.
Elaboração de planos de aulas específicos para ensinar espanhol para criança fundamentados no método comunicativo e enfoque lúdico.
Metologia de ensino para crianças e adolescentes.
Elaboração de planos de aulas específicos para ensinar espanhol para criança fundamentados no método comunicativo e enfoque lúdico.
Indicadores, Metas e Resultados
Proporcionar aos alunos e professores de Língua Espanhola momentos de formação e qualificação específica no que diz respeito ao ensino e aprendizagem de Língua Espanhola de de forma gratuita.
Procura-se também por meio deste projeto estabelecer uma maior aproximação entre a universidade e as escolas, de forma que exista uma maior interação, diálogo e troca de conhecimento e experiência.
Procura-se também por meio deste projeto estabelecer uma maior aproximação entre a universidade e as escolas, de forma que exista uma maior interação, diálogo e troca de conhecimento e experiência.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AIRTON BORGES | |||
AKEMY AFRODITE BELCHOR PIERZCHALSKI | |||
ALEXIA MARTINS KONRATH | |||
ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZ | 14 | ||
ANA PAULA MACHADO PAES E SILVA | |||
BERNARDO PIRES PETRUCCI SOUTO | |||
DANIELE CAROLINE AGUIAR DOS SANTOS | |||
EDUARDA SILVEIRA VEBER | |||
FABIANO OTERO VAZ | |||
FRANCINE NUNES DE SOUZA | |||
GABRIELA DOMINGUES RODRIGUES | |||
Gisela de Albuquerque Frattini | |||
JOAO LUIS ROCHA PAIXAO CORTES | 10 | ||
JOKASTA MARQUES PORTO | |||
JULIA JESKE DA SILVA | |||
JULIANA GARCIA LOPES | |||
LARISSA CUNHA DA SILVA | |||
Liliam De Lima Rocha | |||
MARCELLE DA SILVA VON PFEIL RODRIGUES | |||
MARCIÉLE SIEGERT GOETZKE | |||
MARIA ANGÉLICA DE CAMPOS SÁ BRITO | |||
MARTA DA ROSA E SILVA | |||
MIRIAM ELISABETE FERREIRA DE LIMA | |||
NATA STEIN PEDROSO | |||
PATRICIA COUTINHO DA SILVA | |||
RAFAELA DE SOUZA LEMES | |||
RAFAELA MENA PINTO | |||
SAMIRA ANGEL SILVEIRA CAVALHEIRO | |||
SIMONE MARQUES PEREIRA | |||
SIMONE SANTOS DE SOUZA | |||
STEPHANIE FEIJO CARDOSO MARTINEZ | |||
TAIS FONSECA DA FONSECA | |||
TAMIRES CASCAES BRAGA | |||
Vanessa Rocha Teixeira | |||
YASMYN CABISTANY DOS SANTOS GARCIA | |||
ZANI FURTADO DE BORBA |