Nome do Projeto
Espanhol para criança: da teoria à prática
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/05/2023 - 30/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Línguas estrangeiras
Resumo
O Projeto Espanhol para crianças: da teoria à prática visa instrumentalizar alunos do Curso Letras e professores da Rede Pública de Ensino a trabalhar com crianças ainda não-alfabetizadas a adquirir a Língua Espanhola e a sua cultura através do Método Comunicativo e o enfoque lúdico (jogos, músicas, poesias, peças de teatro, e variadas oficinas criativas) Por meio deste projeto busca-se, também, atender uma demanda de várias escolas de Pelotas e região que implantaram nos seus currículos da Educação Infantil o Espanhol como língua estrangeira e estão com dificuldade de selecionar professores que tenham experiência nesta área.

Objetivo Geral

Oferecer aos alunos do Curso de Letras e comunidade docente da Rede Pública um curso de formação continuada sobre o ensino de Espanhol para crianças

Justificativa

Proporcionar aos nossos alunos e professores de Língua Espanhola da rede pública momentos de formação e qualificação específica no que diz respeito ao ensino, aprendizagem de Espanhol para crianças, visto que, a oferta de aulas de língua espanhola nas séries iniciais de escolarização (educação infantil) tem aumentado significativamente nos últimos anos e os cursos de Letras da UFPel ainda não oferecem disciplinas que abordem esta temática de forma pontual.

Metodologia

Aulas expositivo/dialogadas, seminários, debates, trabalhos em grupo, leituras dirigidas, confecção de materiais didáticos, simulações de aulas de espanhol para crianças.
Metologia de ensino para crianças e adolescentes.
Elaboração de planos de aulas específicos para ensinar espanhol para criança fundamentados no método comunicativo e enfoque lúdico.

Indicadores, Metas e Resultados

Proporcionar aos alunos e professores de Língua Espanhola momentos de formação e qualificação específica no que diz respeito ao ensino e aprendizagem de Língua Espanhola de de forma gratuita.
Procura-se também por meio deste projeto estabelecer uma maior aproximação entre a universidade e as escolas, de forma que exista uma maior interação, diálogo e troca de conhecimento e experiência.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AIRTON BORGES
AKEMY AFRODITE BELCHOR PIERZCHALSKI
ALEXIA MARTINS KONRATH
ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZ14
ANA PAULA MACHADO PAES E SILVA
BERNARDO PIRES PETRUCCI SOUTO
DANIELE CAROLINE AGUIAR DOS SANTOS
EDUARDA SILVEIRA VEBER
FABIANO OTERO VAZ
FRANCINE NUNES DE SOUZA
GABRIELA DOMINGUES RODRIGUES
Gisela de Albuquerque Frattini
JOAO LUIS ROCHA PAIXAO CORTES10
JOKASTA MARQUES PORTO
JULIA JESKE DA SILVA
JULIANA GARCIA LOPES
LARISSA CUNHA DA SILVA
Liliam De Lima Rocha
MARCELLE DA SILVA VON PFEIL RODRIGUES
MARCIÉLE SIEGERT GOETZKE
MARIA ANGÉLICA DE CAMPOS SÁ BRITO
MARTA DA ROSA E SILVA
MIRIAM ELISABETE FERREIRA DE LIMA
NATA STEIN PEDROSO
PATRICIA COUTINHO DA SILVA
RAFAELA DE SOUZA LEMES
RAFAELA MENA PINTO
SAMIRA ANGEL SILVEIRA CAVALHEIRO
SIMONE MARQUES PEREIRA
SIMONE SANTOS DE SOUZA
STEPHANIE FEIJO CARDOSO MARTINEZ
TAIS FONSECA DA FONSECA
TAMIRES CASCAES BRAGA
Vanessa Rocha Teixeira
YASMYN CABISTANY DOS SANTOS GARCIA
ZANI FURTADO DE BORBA

Página gerada em 14/11/2024 23:21:35 (consulta levou 0.137819s)