Nome do Projeto
Centro de Extensão Clínica em Odontologia Restauradora (CECOR)
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/08/2023 - 09/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
O projeto tem como objetivo principal desenvolver uma clínica odontológica com foco na reconstrução de dentes com destruições coronárias extensas. A justificativa é a grande demanda da população por tratamentos de reconstrução dental e a limitação do sistema público em atender essa demanda. A metodologia envolve encaminhamento de pacientes pelas Unidades Básicas de Saúde e Faculdade de Odontologia da UFPel, avaliação clínica inicial, atendimento odontológico supervisionado por professores e workshops para capacitação dos envolvidos. O projeto espera realizar cerca de 10 atendimentos por semana, produzir conhecimento científico e divulgar resultados em eventos. Como resultado final, busca-se oferecer tratamento efetivo e de qualidade para a população, contribuindo para a formação de profissionais capacitados e geração de novos conhecimentos.

Objetivo Geral

O objetivo geral do projeto é desenvolver uma clínica de atenção odontológica com foco na reconstrução de dentes com amplas destruições coronárias, alinhado ao atendimento integral à saúde bucal da comunidade.

Justificativa

Devido ao descompasso entre a grande demanda da população por tratamentos de reconstrução dental e a capacidade limitada do sistema público de saúde em atender a essa demanda, é necessário desenvolver ações que visem à manutenção dos elementos dentais e à redução das perdas dentárias. Neste contexto, o uso de restaurações de resina composta tem se mostrado uma alternativa mais acessível e viável para a reconstrução de dentes com amplas destruições coronárias com taxas de sobrevivência comparáveis à tratamentos com prótese fixa. Assim, o presente projeto poderá contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população, além de subsidiar um espaço que permita a formação de profissionais mais capacitados, bem como um incremento da produção de conhecimento científico na área.

Metodologia

Os pacientes serão encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade de Pelotas e região, bem como pelo setor de triagem da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Assim, serão submetidos a uma avaliação clínica inicial para determinar a necessidade de reconstrução dental. Os alunos extensionistas serão selecionados por meio de Editais específicos junto à Unidade acadêmica, e serão responsáveis por realizar os procedimentos odontológicos, sempre sob supervisão dos professores responsáveis. A atuação de cada extensionista será de acordo com o semestre cursado, prevendo as habilidades e competências adquiridas em cada semestre. Além disso, o projeto terá participação dos discentes previamente selecionados do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPel. Os atendimentos serão realizados durante a clínica, em dias e horários previamente definidos, sendo os pacientes acompanhados periodicamente para avaliação do sucesso do tratamento. Ainda, serão realizados workshops e palestras junto aos discentes dentro de temáticas afins, com o objetivo de ampliar o espaço de diálogo e construção de conhecimento, culminando numa maior capacitação dos envolvidos no processo.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se atingir cerca de 10 atendimentos semanais junto aos pacientes, considerando-se o número de vagas planejadas. Além disso, espera-se que haja produção científica anual caracterizada pela publicação de artigos em revistas de alto fator de impacto, envolvendo tanto os docentes quanto os discentes de IC, mestrado e doutorado envolvidos no projeto. Ainda, espera-se divulgar os resultados do projeto em eventos científicos. Como resultado final, espera-se oferecer um tratamento efetivo e de qualidade para a população, além de contribuir para a formação de profissionais mais capacitados e para a produção de conhecimento científico na área da reconstrução dental.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE E SOUZA HENRIQUES
ARTHUR PRETTO MALDANER
BRUNA RODRIGUES RIBEIRO
DYULIA GAUTERIO DE LEMOS
FABIO GARCIA LIMA8
GABRIELA PEGLOW CRESPO
Inajara Marcela Grenzel Dal Molin
JOAO LUIZ DALMASO
JOSIANE DIAS PINZ
JULIA SEDREZ DE SOUZA
JULIANA FLORES MANKE
KAIENA PALOMA SCHIERHOLT
KAUÊ FARIAS COLLARES8
LAURA DA SILVA FONSECA
LAYLLA GALDINO DOS SANTOS
LUIZ ALEXANDRE CHISINI8
LUIZA GIODA NORONHA
MARCIELI DIAS FURTADO
NATANA BIERHALS OTTO
RAFAELA CHAVES CORREA
ÂNDREA PIRES DANERIS

Página gerada em 28/04/2024 16:36:00 (consulta levou 0.168261s)