Nome do Projeto
Seminário de linguagem python para modelagem computacional
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/06/2023 - 15/06/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Seminários em formato de palestra em que o ministrante apresenta a linguagem de programação Python (livre) com enfoque na modelagem computacional, mais especificamente nos alunos da disciplina de Métodos Numéricos em Álgebra Linear (0100333 - IFM).

Objetivo Geral

Capacitar os alunos da disciplina Métodos Numéricos em Álgebra Linear (0100333 - IFM), do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática (PPGMMat) na linguagem de programação python, que é uma linguagem apropriada para resolver problemas numéricos da álgebra linear.

Justificativa

Os discentes da disciplina supracitada comumente têm dificuldades com linguagens de programação. Python é uma linguagem de programação livre, o software a ser utilizado também é livre, e conhecer esta linguagem é um ótimo recurso não só para a disciplina mas para a vida acadêmica do discente enquanto aluno do PPGMMat.

Metodologia

Seminários com pelo menos dois encontros em formato de palestras expositivas com avaliações do aprendizado em forma de exercícios. A plataforma será remota (via Webconf), assim, cada aluno poderá utilizar seu próprio computador para realizar os exemplos passados. Será utilizado o Google Collab, que é o uma plataforma da Google Inc. livre de custos que pode ser utilizada para desenvolver e executar códigos em Python. O conteúdo a ser passado é introdutório, de forma que mesmo um discente que nunca tenha visto programação consiga acompanhar. Será apresentada a linguagem Python juntamente com algumas bibliotecas relevantes no âmbito da simulação computacional. As datas para os seminários serão decididas posteriormente com a turma, para melhor atender à sua totalidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao longo dos seminários serão passados exercícios para verificar constantemente o acompanhamento dos estudantes ao conteúdo do curso. Estima-se que se um estudante consegue fazer os exercícios sem auxílio, é porque conseguiu atingir a completude do conhecimento passado nos seminários.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLAUDIO ZEN PETERSEN12
JORGE LUIZ DE MELLO CAURIO JUNIOR
MARCELO SCHRAMM14

Página gerada em 29/04/2024 05:21:25 (consulta levou 0.345016s)