Nome do Projeto
				Projeto de Permanência e Qualidade Acadêmica do Curso de Bacharelado em Meteorologia
				
								Ênfase
				Ensino
				
								Data inicial - Data final
				12/06/2023 - 11/06/2025
				
								Unidade de Origem
				
				
				Coordenador Atual
				
				Área CNPq
				
Ciências Exatas e da Terra				
				
				
								Resumo
				A entrada na Universidade é, para muitos, a realização de um sonho. Entretanto, a caminhada acadêmica traz novos desafios que podem atrapahar o seu desenvolvimento como cidadão e profissional, podendo até ser interrompida, dependendo dos conhecimentos prévios do estudante e das mudanças sócioambientais que ele passa a enfrentar. É importante, portanto, que o Curso e a Universidade busquem formas de acolher os estudantes de maneira que sintam-se motivados a permanecer na Universidade e a continuar seus estudos, tornando-se, ao final do processo, um cidadão e um profissional capaz de contribuir com a sociedade e atuar plenamente no mundo do trabalho.
				
				
				
			Objetivo Geral
O projeto tem como principal objetivo realizar ações que visam a melhoria dos indicadores acadêmicos, tais como evasão, trancamentos, desligamentos, retenções e ocupação de vagas.
						Justificativa
O Curso de Bacharelado em Meteorologia possui indicadores desfavoráveis quanto à evasão, trancamentos, desligamentos, retenção e ocupação de vagas. Por esse motivo,  torna-se importantíssimo a execução de um projeto, cujas ações visam mostrar o Curso de maneira mais atrativa, incentivando a curiosidade e à transposição de obstáculos e dificuldades em temas importantes e básicos para um bom desenvolvimento no Curso.
						Metodologia
Os alunos participarão de ações que os façam enxergar o Curso de uma forma mais atrativa, bem como ajudá-los a vencer as dificuldades enfrentadas no ambiente acadêmico. Assim, cada ação terá uma metodologia própria, com um objetivo específico distinto.
						Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que as ações realizadas nesse projeto consigam atingir os seus objetivos específicos, motivando os alunos a continuarem os seus estudos acadêmicos no Curso e a vivenciarem plenamente as oportunidades que Universidade disponibiliza.
Além disso, espera-se que as ações desenvolvidas levem novas técnicas/estratégias de ensino/aprendizagem às disciplinas do Curso, tornando-as mais atrativas e eficazes na trasmissão dos conhecimentos discutidos por elas.
Os indicadores acadêmicos serão os principais meios de mensuração do sucesso do projeto. Com isso, a Coordenação do projeto conta com a colaboração da Pró-Reitoria de Ensino para um constante fornecimento de informações para que os impactos das ações possam ser identificados e mensurados.
						Além disso, espera-se que as ações desenvolvidas levem novas técnicas/estratégias de ensino/aprendizagem às disciplinas do Curso, tornando-as mais atrativas e eficazes na trasmissão dos conhecimentos discutidos por elas.
Os indicadores acadêmicos serão os principais meios de mensuração do sucesso do projeto. Com isso, a Coordenação do projeto conta com a colaboração da Pró-Reitoria de Ensino para um constante fornecimento de informações para que os impactos das ações possam ser identificados e mensurados.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final | 
|---|---|---|---|
| LEONARDO JOSÉ GONÇALVES AGUIAR | 1 | ||
| LUCIANA BARROS PINTO | 1 | ||
| MATEUS DA SILVA TEIXEIRA | 2 | ||
| MORGANA VAZ DA SILVA | 2 | ||
| RONALDO REIS CARDOSO JUNIOR |