Nome do Projeto
Projeto de Permanência e Qualidade Acadêmica do Curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol Projeto vinculado ao Programa de Permanência e Qualidade Acadêmica
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
20/06/2023 - 20/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O Projeto de Ensino de Tutoria Acadêmica Letras-Espanhol foi desenvolvido com a finalidade de acompanhar e orientar individualmente a vida acadêmica dos alunos ingressantes (do 1o ao 3o semestres) do Curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol. O projeto consiste em uma ação preventiva que tem como objetivo principal facilitar a integração dos estudantes no meio universitário e reforçar o processo de ensino, garantindo a permanência e o êxito dos estudantes e, consequentemente, auxiliando na diminuição da evasão no curso.

Objetivo Geral

- Promover o contato e o envolvimento dos estudantes ingressantes com a infraestrutura e com os recursos humanos do Curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol;
- Integrar estudantes, professores e servidores técnico-administrativos desde o ingresso dos estudantes na Universidade;
- Contribuir para o bem-estar dos estudantes ingressantes, favorecendo os processos interpessoais de convívio e de amadurecimento acadêmico e profissional;
- Acompanhar o percurso acadêmico dos estudantes nos três primeiros semestres letivos, a fim de identificar problemas inerentes ao processo de ensino-aprendizagem que possam prejudicar o desempenho estudantil e ocasionar desmotivação e insucesso acadêmico;
- Contribuir na permanência e no êxito dos estudantes;
- Reduzir os índices de reprovação e de evasão.

Justificativa

O Projeto de Tutoria Acadêmica Letras-Espanhol insere-se na política de melhoria dos indicadores acadêmicos e integra o conjunto de ações destinadas ao apoio à permanência e à formação estudantil na Universidade. O projeto se justifica pela necessidade de orientação aos alunos ingressantes, a fim de que possam (i) integrar a vida acadêmica e social da Universidade e (ii) ultrapassar eventuais dificuldades pedagógicas, e pela urgência da diminuição dos índices de evasão no curso Licenciatura em Letras Português/Espanhol.

Metodologia

A aplicação do projeto prevê cinco fases distintas:
1. Seleção de tutores (estudantes do curso a partir do 4° semestre)
2. Divisão dos estudantes ingressantes entre os tutores selecionados (2 (dois) estudantes ingressantes para cada tutor). Cada estudante tutor deverá acompanhar a trajetória dos ingressantes por 3 (três) semestres.
3. Realização de reuniões semanais dos tutores selecionados com os estudantes ingressantes.
4. Realização de reuniões mensais dos tutores com o coordenador do curso Licenciatura em Letras Português/Espanhol nas quais serão relatados as dificuldades e os êxitos dos alunos ingressantes.
5. Promoção de ações, por parte coordenação do curso Licenciatura em Letras Português/Espanhol, que venham a sanar as dificuldades apresentadas pela vida acadêmica dos estudantes ingressantes.

Indicadores, Metas e Resultados

Meta: oferecer momentos de integração entre professores, tutores e estudantes ingressantes no curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol
Indicador: número de reuniões/encontros realizados

Meta: oferecer apoio entre pares centrado na prevenção e resolução de problemas pedagógicos e emocionais
Indicador: quantidade de encontros realizados no espaço social/de convivência da Universidade

Meta: incentivar a permanência no curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol e a carreira docente
Indicador: porcentagem de participantes do projeto que concluem o curso

Espera-se, dessa forma, contribuir com a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem no curso Licenciatura em Letras Português/Espanhol, proporcionando mecanismos de apoio acadêmico à permanência dos estudantes, com vistas à permanência e conclusão do seu curso de graduação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZ3
GIOVANA CANEZ VALERÃO
JOAO LUIS ROCHA PAIXAO CORTES3

Página gerada em 21/12/2024 11:51:39 (consulta levou 0.095284s)