Nome do Projeto
Projeto de Permanência e Qualidade Acadêmica do Curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol Projeto vinculado ao Programa de Permanência e Qualidade Acadêmica
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
20/06/2023 - 20/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O Projeto de Ensino de Tutoria Acadêmica Letras-Espanhol foi desenvolvido com a finalidade de acompanhar e orientar individualmente a vida acadêmica dos alunos ingressantes (do 1o ao 3o semestres) do Curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol. O projeto consiste em uma ação preventiva que tem como objetivo principal facilitar a integração dos estudantes no meio universitário e reforçar o processo de ensino, garantindo a permanência e o êxito dos estudantes e, consequentemente, auxiliando na diminuição da evasão no curso.
Objetivo Geral
- Promover o contato e o envolvimento dos estudantes ingressantes com a infraestrutura e com os recursos humanos do Curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol;
- Integrar estudantes, professores e servidores técnico-administrativos desde o ingresso dos estudantes na Universidade;
- Contribuir para o bem-estar dos estudantes ingressantes, favorecendo os processos interpessoais de convívio e de amadurecimento acadêmico e profissional;
- Acompanhar o percurso acadêmico dos estudantes nos três primeiros semestres letivos, a fim de identificar problemas inerentes ao processo de ensino-aprendizagem que possam prejudicar o desempenho estudantil e ocasionar desmotivação e insucesso acadêmico;
- Contribuir na permanência e no êxito dos estudantes;
- Reduzir os índices de reprovação e de evasão.
- Integrar estudantes, professores e servidores técnico-administrativos desde o ingresso dos estudantes na Universidade;
- Contribuir para o bem-estar dos estudantes ingressantes, favorecendo os processos interpessoais de convívio e de amadurecimento acadêmico e profissional;
- Acompanhar o percurso acadêmico dos estudantes nos três primeiros semestres letivos, a fim de identificar problemas inerentes ao processo de ensino-aprendizagem que possam prejudicar o desempenho estudantil e ocasionar desmotivação e insucesso acadêmico;
- Contribuir na permanência e no êxito dos estudantes;
- Reduzir os índices de reprovação e de evasão.
Justificativa
O Projeto de Tutoria Acadêmica Letras-Espanhol insere-se na política de melhoria dos indicadores acadêmicos e integra o conjunto de ações destinadas ao apoio à permanência e à formação estudantil na Universidade. O projeto se justifica pela necessidade de orientação aos alunos ingressantes, a fim de que possam (i) integrar a vida acadêmica e social da Universidade e (ii) ultrapassar eventuais dificuldades pedagógicas, e pela urgência da diminuição dos índices de evasão no curso Licenciatura em Letras Português/Espanhol.
Metodologia
A aplicação do projeto prevê cinco fases distintas:
1. Seleção de tutores (estudantes do curso a partir do 4° semestre)
2. Divisão dos estudantes ingressantes entre os tutores selecionados (2 (dois) estudantes ingressantes para cada tutor). Cada estudante tutor deverá acompanhar a trajetória dos ingressantes por 3 (três) semestres.
3. Realização de reuniões semanais dos tutores selecionados com os estudantes ingressantes.
4. Realização de reuniões mensais dos tutores com o coordenador do curso Licenciatura em Letras Português/Espanhol nas quais serão relatados as dificuldades e os êxitos dos alunos ingressantes.
5. Promoção de ações, por parte coordenação do curso Licenciatura em Letras Português/Espanhol, que venham a sanar as dificuldades apresentadas pela vida acadêmica dos estudantes ingressantes.
1. Seleção de tutores (estudantes do curso a partir do 4° semestre)
2. Divisão dos estudantes ingressantes entre os tutores selecionados (2 (dois) estudantes ingressantes para cada tutor). Cada estudante tutor deverá acompanhar a trajetória dos ingressantes por 3 (três) semestres.
3. Realização de reuniões semanais dos tutores selecionados com os estudantes ingressantes.
4. Realização de reuniões mensais dos tutores com o coordenador do curso Licenciatura em Letras Português/Espanhol nas quais serão relatados as dificuldades e os êxitos dos alunos ingressantes.
5. Promoção de ações, por parte coordenação do curso Licenciatura em Letras Português/Espanhol, que venham a sanar as dificuldades apresentadas pela vida acadêmica dos estudantes ingressantes.
Indicadores, Metas e Resultados
Meta: oferecer momentos de integração entre professores, tutores e estudantes ingressantes no curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol
Indicador: número de reuniões/encontros realizados
Meta: oferecer apoio entre pares centrado na prevenção e resolução de problemas pedagógicos e emocionais
Indicador: quantidade de encontros realizados no espaço social/de convivência da Universidade
Meta: incentivar a permanência no curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol e a carreira docente
Indicador: porcentagem de participantes do projeto que concluem o curso
Espera-se, dessa forma, contribuir com a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem no curso Licenciatura em Letras Português/Espanhol, proporcionando mecanismos de apoio acadêmico à permanência dos estudantes, com vistas à permanência e conclusão do seu curso de graduação.
Indicador: número de reuniões/encontros realizados
Meta: oferecer apoio entre pares centrado na prevenção e resolução de problemas pedagógicos e emocionais
Indicador: quantidade de encontros realizados no espaço social/de convivência da Universidade
Meta: incentivar a permanência no curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol e a carreira docente
Indicador: porcentagem de participantes do projeto que concluem o curso
Espera-se, dessa forma, contribuir com a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem no curso Licenciatura em Letras Português/Espanhol, proporcionando mecanismos de apoio acadêmico à permanência dos estudantes, com vistas à permanência e conclusão do seu curso de graduação.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZ | 3 | ||
GIOVANA CANEZ VALERÃO | |||
JOAO LUIS ROCHA PAIXAO CORTES | 3 |