Nome do Projeto
Projeto de Permanência e Qualidade Acadêmica dos Cursos de Computação
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/06/2023 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Este projeto visa estabelecer as ações a serem desenvolvidas no âmbito do Programa de Permanência e Qualidade Acadêmica dos Cursos de Computação.

Objetivo Geral

O projeto tem por objetivo a melhoria da qualidade do ensino e dos indicadores acadêmicos dos cursos de Computação da UFPEL através do desenvolvimento de ações de combate à retenção e à evasão por meio do aprimoramento das práticas pedagógicas, da modernização dos programas dos cursos, da concentração das ofertas de disciplina e da realização de eventos sociais para integração da comunidade discente.

Justificativa

As dinâmicas sociais, de trabalho e de ensino foram severamente impactadas pela pandemia de COVID-19. No que tange a esta última, o contexto virtual e remoto trouxe inúmeros desafios para a comunidade universitária, deixando lacunas irreparáveis e até permanentes. Além disso, alguns dos problemas já existentes no ambiente universitário se agravaram nesse período, como é o caso dos índices de evasão, trancamento, reprovação e retenção de estudantes. Nesse sentido, este projeto visa reverter este cenário e minimizar estes índices através da melhoria do ensino e da qualidade de vida no ambiente universitário, particularmente nos cursos de Computação da UFPEL.

Metodologia

A permanência dos estudantes nos cursos vai ser estimulada com ações em diferentes frentes: melhorando o ensino com o aumento da oferta de monitorias, aprimoramento das práticas pedagógicas e tornando os PPCs mais atrativos e atualizados; melhorando a infraestrutura disponível e concentrando as ofertas de disciplina; aumentando o sentimento de pertencimento e bem estar da comunidade discente através da realização de eventos sociais; monitoramento contínuo dos indicadores acadêmicos para que eventuais medidas possam ser discutidas e tomadas rapidamente.

Indicadores, Metas e Resultados

Melhora da qualidade dos cursos de Computação da UFPEL; minimização dos índices de evasão, retenção, trancamento e abandono de curso; melhora no ambiente e qualidade de vida da comunidade discente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALAN CARLOS JUNIOR ROSSETTO2
ANA MARILZA PERNAS FLEISCHMANN1
FILIPE RIBEIRO GOULART
JORGE ALBERTO GIL Y ALANIZ SILVA JUNIOR
JULIO CARLOS BALZANO DE MATTOS1
LARISSA ASTROGILDO DE FREITAS1
LAURA QUEVEDO JURGINA
LEOMAR SOARES DA ROSA JUNIOR2
LISANE BRISOLARA DE BRISOLARA1
MARILTON SANCHOTENE DE AGUIAR2
RAFAEL MEWS BOEIRA

Página gerada em 28/04/2024 16:52:23 (consulta levou 0.191407s)