Nome do Projeto
Projeto de Permanência e Qualidade Acadêmica do Curso de Química Industrial
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
12/06/2023 - 13/06/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
As universidades públicas são instituições de ensino elaboradas para atender as demandas sociais do país, tendo as esferas ensino, pesquisa e extensão voltadas para a formação de recursos humanos qualificados. Analisando os indicadores acadêmicos dos últimos sete anos do curso de Química Industrial, percebe-se uma diminuição do número de alunos ingressantes e um aumento da evasão e trancamento de matrículas, índices que foram agravados com a pandemia de Covid-19, onde parte dos estudantes tiveram a sua realidade, principalmente a financeira, alterada.

Objetivo Geral

Realizar ações que possam diminuir a evasão, a retenção, os desligamentos e o trancamento de matrículas no curso de Química Industrial da UFPel.

Justificativa

As universidades públicas possuem uma função social importante, tanto no que diz respeito a formação de recursos humanos qualificados quanto para auxiliar a sociedade na resolução de seus problemas locais.
Nos últimos anos houve uma mudança no cenário universitário, o que foi acelerado pela pandemia de Covid-19, visto que, muitos estudantes tiveram a necessidade de postergar seus estudos para ingressar no mercado de trabalho. Como consequência, houve um aumento da evasão, aumento de trancamentos de matrículas e diminuição no número de ingressantes nos cursos. Diante deste contexto, reverter os indicadores acadêmicos desfavoráveis se faz necessário. Para tanto, propõe-se a realização de ações que possam motivar os estudantes a permanecerem na Universidade e terminarem o curso de graduação.

Metodologia

O projeto terá duração de dois anos e será desenvolvido por meio de ações que proporcionem a permanência dos estudantes e a sua formação profissional de qualidade.

Indicadores, Metas e Resultados

A partir da realização das ações previstas no projeto espera-se contribuir com diminuição da evasão e melhorar a atratividade do curso de Química Industrial.

Página gerada em 24/04/2024 03:37:44 (consulta levou 0.230808s)