Nome do Projeto
Projeto de Permanência e Qualidade Acadêmica do Curso de Engenharia de Materiais
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
08/06/2023 - 08/05/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O ensino superior está passando por transformações pedagógicas significativas nos últimos anos, principalmente ao surgir a pandemia do COVID 19. Junto ao ensino, a economia também sofre alterações que afetam o interesse e as oportunidades dos jovens em cursar uma Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade. Desta forma, ações que venham auxiliar o acesso e principalmente a permanência destes jovens nos cursos de graduação são fundamentais. Neste projeto, visamos ações que possam gerar mais oportunidades dos jovens que ingressarem na UFPel possam permanecer e assim se tornarem profissionais qualificados para atuar no mundo do trabalho.

Objetivo Geral

O Objetivo deste projeto é fomentar o interesse pelos jovens a cursar Engenharia de Materiais e quando inseridos na instituição, permaneçam. As ações apresentadas neste projeto visam mostrar aos estudantes várias formas de ensino e aprendizagem possível no ensino superior.

Justificativa

O projeto apresentado se justifica, como necessário, principalmente, a partir do pressuposto de que a Universidade pública, no atual cenário social e econômico do país, não está conseguindo manter seus estudantes vinculados ao curso de Engenharia de Materiais. Um motivo dos indicadores de evasão e retenção serem altos é devido a necessidade dos jovens de se inserirem ao mercado de trabalho antes de sua profissionalização. Ações para auxiliar os estudantes a realizarem a sua formação profissional e trabalharem ao mesmo tempo é necessária.
Com isso, realizar futuras ações no âmbito do Curso que implique na melhoria de diversos aspectos estruturais, funcionais e organizacionais serão executadas neste projeto.

Metodologia

A metodologia adotada será de acordo com cada ação envolvida no projeto.
Dentre as atividades, teremos reuniões periódicas para avaliar o andamento das ações.

Indicadores, Metas e Resultados

Dentre as metas, se espera melhorar o ensino e o aprendizado, de um modo geral, dos estudantes envolvidos nas ações.
Espera-se também diminuir os indicadores de evasão e retenção do curso de graduação dos estudantes participantes das ações.
Espera-se assim, como resultado uma evolução no aprendizado dos estudantes envolvidos, bem como uma maior adesão de interessados no curso.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE GONCALVES OSORIO1
AMANDA DANTAS DE OLIVEIRA2
ANDRÉ LUIZ MISSIO3
BRENDA APARECIDA MARTINELI FRAGOSO
CAMILA PRIETTO VILLANOVA
CESAR ANTONIO OROPESA AVELLANEDA5
CRISTIANE WIENKE RAUBACH7
CÁTIA LIANE ÜCKER
FABIULA DANIELLI BASTOS DE SOUSA1
FERNANDO MACHADO MACHADO1
GUSTAVO DA SILVA DALENOGARE
MATEUS MENEGHETTI FERRER2
NEFTALI LENIN VILLARREAL CARRENO1
OTAVIO BITENCOURT PACHECO
RUBENS CAMARATTA5
SERGIO DA SILVA CAVA3
TIAGO MORENO VOLKMER2
VINICIUS PEREIRA DIAS

Página gerada em 28/04/2024 02:30:16 (consulta levou 0.329693s)