Nome do Projeto
Pandemia, Vulnerabilidade e Direitos Humanos: uma abordagem moral.
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
15/08/2023 - 01/10/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A pandemia da COVID-19 é um contexto de risco que traz instabilidade ao sistema social. Como os desenvolvimentos econômicos, científicos e políticos conduzem as sociedades contemporâneas de forma desequilibrada, alguns grupos ou pessoas são mais vulneráveis a riscos do que outros. A pandemia – como uma espécie de contexto de risco – tem funcionado como catalisadora de condições de vulnerabilidade para grupos economicamente pobres. O objetivo principal desta pesquisa é discutir a vulnerabilidade como uma violação dos direitos à integridade psicológica, indicando uma queda substancial no "bem-estar" de um grupo ou população específica que está mais exposta a mudanças de risco no ambiente externo. A pesquisa examinará como os filósofos morais contemporâneos defenderam as diferentes respostas a essas questões e aprenderão a formar e defender suas próprias opiniões fundamentadas sobre essas questões.

Objetivo Geral

 Analisar os principais conceitos e informações relacionados a questões éticas relacionadas a direitos humanos, vulnerabilidade e pandemia de COVID-19.
 Discutir a relação entre condições de escassez e vulnerabilidade.
 Compreender como o direito humano à integridade psicológica é violado em condições de escassez ou desastre.
 Apresentá-lo a recursos conceituais que são úteis para expressar, refinar e desenvolver suas visões morais sobre direitos humanos e vulnerabilidade.
 Ofereça a você a oportunidade de ler e lutar com alguns dos livros mais perspicazes já escritos sobre o assunto.

Justificativa

Este é um seminário de filosofia moral destinado a estudantes que fizeram pelo menos alguma aula introdutória de filosofia. A classe irá desenvolver os fundamentos dos alunos no pensamento filosófico e moral e prepará-los para cursos de nível superior em filosofia moral. A aula também visa fortalecer as habilidades filosóficas de leitura e escrita dos alunos em português e inglês. O objetivo é que os alunos se sintam mais à vontade para entender os estudos contemporâneos e se tornem mais confiantes ao escrever peças sustentadas de argumentação filosófica que vão além da exegese textual e defendem sistematicamente sua própria posição. Uma das expectativas neste curso é que os alunos produzam um trabalho que possam enviar para um periódico de pós-graduação ou uma conferência em filosofia, ou que possam usar como amostra de redação para um workshop de filosofia.

Metodologia

- Pesquisa bibliográfica sobre o tema.
- Participação em eventos
- Grupos de Estudo sobre o tema.
- Oferta de disciplinas sobre o tema nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Filosofia.

Indicadores, Metas e Resultados

- Disciplinas sobre o tema ministradas no Departamento de Filosofia
* Oferta de disciplinas sobre o tema no curso de Graduação em Filosofia.
* Oferta de disciplinas em língua inglesa sobre o tema no curso de Pós-Graduação em Filosofia.
* Publicação de 2 dois artigos (português e/ou inglês) em revista especializada - estrangeira ou brasileira com Qualis A1 ou A2.
* Podcast sobre o tema com 8 episódios.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Aleph Cedrim Barbalho
CELINA ALCANTARA BROD
EVANDRO BARBOSA4
FERNANDA RIZZON DE VARGAS
GABRIELA DA SILVA CHAVES1
ISRAEL RAMOS VENANCIO
JEAN MARCEL DA COSTA CARDOSO DUARTE
KEBERSON BRESOLIN2
MAURÍCIO ESPÍNDOLA CARMONA
NARA BEATRIZ DA SILVA CAZARRÉ
RAIRA DE OLIVEIRA
THAÍS CRISTINA ALVES COSTA

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