Nome do Projeto
A cultura da guerra no sul da América portuguesa
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
25/05/2023 - 25/05/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Dando continuidade à nossa pesquisa feita durante o curso de doutorado em História Social, na Universidade de São Paulo, na qual restringimos o recorte cronológico à primeira metade do século XVIII, ampliaremos o período e o espaço a ser estudado, porém, concentrando a pesquisa somente aos militares destacados para guarnecer as fortificações sulinas. Pretendemos estudar as conexões estabelecidas pelos militares enviados para a Colônia do Sacramento, ponta de lança do expansionismo lusitano no espaço platino, e dali recambiados para as novas fortificações fundadas no Rio Grande de São Pedro e na ilha de Santa Catarina.

Objetivo Geral

Analisar o papel dos militares na construção do Brasil meridional. Estudar o cotidiano dos soldados e oficiais enviados para o sul da América portuguesa: Colônia do Sacramento, Rio Grande e Santa Catarina.

Justificativa

Há poucas pesquisas sobre as tropas regulares e auxiliares no sul da América portuguesa que ultrapassem o seu papel na chamada "história batalha". Buscamos através deste projeto estucar a interação entra os diferentes tipos de tropas e a população civil numa sociedade altamente militarizada como era a do nosso período colonial.

Metodologia

Antes de tudo, buscaremos fugir ao que foi pejorativamente chamado de “história-batalha” pelos historiadores da Escola dos Annales. Deixando de lado o tradicional estilo narrativo que privilegia a descrição das batalhas e o tempo histórico contínuo e linear que marcaram muitas das obras escritas sobre o papel militar desempenhado pela Colônia do Sacramento, Rio Grande e Santa Catarina, nas quais a ênfase aos atos heróicos privilegiava as funções patriótica e comemorativa, pretendemos elaborar um estudo cujo centro de interesse é estudo do cotidiano dos militares destacados para guarnecer as fortificações de Brasil meridional, abordando questões como: o sistema de recrutamento, a logística, a moral dos combatentes e as formas de resistência ao cotidiano militar (motins, deserções).

Indicadores, Metas e Resultados

Participação em congressos, publicação de artigos e capítulos de livros.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALBERT CIGOGNINI DALCURTIVO
FRANCIELE SILVA SOARES
GUILHERME DOS SANTOS LYSAKOWSKY
JAIRO CONRAD
LEONARDO DA SILVA LOPES
LOREN CANTILIANO XIMENDES
MARCELO SOARES DA SILVA
MARGOLENE GARCIA
MATEUS DE BITTENCOURT GARCEZ NOGUEIRA
MURILO DE LIMA CHAVES
Maria Aparecida Betimps Krüger
PAULO CESAR POSSAMAI13
PEDRO AVILA FERNANDES GODINHO
RUDOLPH SCHUBERT
RYEL NUNES DA SILVA DOS SANTOS
Rony Centeno Soares Júnior
Vânia Gomes Goulart

Página gerada em 28/04/2024 22:18:36 (consulta levou 0.144518s)