Nome do Projeto
Análise estatística para avaliar a influência de material particulado na saúde das populações do polo cerâmico de Santa Gertrudes, SP
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
09/05/2023 - 09/05/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
A poluição atmosférica é um dos maiores problemas ambientais da atualidade. O material particulado (MP) é associado à saúde devido sua capacidade de penetrar no sistema respiratório. Os piores impactos do MP podem ser observados nas áreas de aglomeração industrial devido a diversidade de elementos emitidos de origem industrial que podem potencializar os efeitos tóxicos das partículas suspensas nestas regiões. O presente projeto de pesquisa tem como proposta investigar a influência do material particulado na saúde das populações da região do polo cerâmico de Santa Gertrudes - SP, por meio da metodologia estatística de modelos lineares generalizados durante o período de 10 anos, compreendidos entre 2012 a 2022.

Objetivo Geral

O objetivo deste trabalho é analisar estatisticamente a relação entre a concentração estimada de material particulado e os óbitos por doenças do aparelho respiratório nas áreas de influência do Polo Cerâmico de Santa Gertrudes, no período de 2012 a 2022.

Justificativa

A poluição atmosférica é um dos maiores problemas ambientais tanto em nível global quanto local. A exposição dos indivíduos a uma atmosfera contaminada por material particulado pode causar danos à sua saúde ou até mesmo piorar problemas já existentes. Neste sentido, sabendo que as atividades industriais têm grande potencial de emissão de poluentes atmosféricos, pode-se perceber que a área de influência do polo cerâmico de Santa Gertrudes merece especial atenção, uma vez que as inúmeras atividades industriais que lá são realizadas por muitos anos podem contribuir com deterioração da qualidade do ar local e o agravo à saúde da população local.

Desta forma, torna-se importante utilizar ferramentas capazes de monitorar a concentração de material particulado nas regiões sob a influência do polo. Além disso, o vasto conhecimento sobre os efeitos adversos do material particulado à saúde tornam evidente que além da estimativa das concentrações de material particulado também seja analisada a associação entre MP e os óbitos por doenças do aparelho respiratório.

Nos últimos anos, as doenças respiratórias têm atingido fortemente à população brasileira, só no ano 2013, aproximadamente 1 milhão de internações foram registradas pelo SUS, provocando cerca de 140 mil óbitos e trazendo um custo de mais de R$ 950 milhões ao país (DATASUS, 2015).

Neste estudo propõe-se estimar o papel da exposição a poluentes do ar nos óbitos por doenças respiratórias nos municípios do polo cerâmico de Santa Gertrudes. Dentre as doenças respiratórias existentes, temos a COVID-19, doença que provocou uma pandemia nos últimos anos e que levou milhões de pessoas a óbito devido a complicações dessa síndrome respiratória causada por coronavírus. Essa pesquisa pode revelar o impacto da poluição do ar na saúde humana e contribuir para que medidas de conscientização sejam tomadas.

O desenvolvimento deste estudo irá favorecer na tomada de decisões para a diminuição da poluição ambiental por parte das cerâmicas, contribuindo com a gestão ambiental e a sustentabilidade nessas regiões do polo cerâmico de Santa Gertrudes.

Cabe ressaltar ainda a importância da internalização da sustentabilidade ambiental, correspondendo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), coordenado pela ONU e em especial aos objetivos:

ODS[3 -] Saúde e bem estar: Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Até 2030, reduzir substancialmente o número de mortes e doenças por produtos químicos perigosos, contaminação e poluição do ar e água do solo.
A qualidade do ar tem impacto direto na saúde pública. Portanto, cuidar da qualidade do ar contribui para a promoção do bem estar.
ODS[7 -] Energia limpa e acessível: Garantir o acesso a fontes de energia confiáveis, sustentáveis e modernas para todos.
Grande parte da poluição atmosférica vem da combustão para geração de energia para atividades industriais e veículos. A busca por energias limpas têm relação direta com a poluição do ar.
ODS[11 -] Cidades e comunidades sustentáveis: Tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
Até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar.
ODS[13 -] Ação contra a mudança global do clima: A emissão de poluentes atmosféricos está ligada à emissão de gases de efeito estufa (GEE) e ao uso de energia baseada em combustíveis fósseis.
A mitigação da emissão de GEE passa pela busca de energia limpa e renovável e se relaciona com a redução da emissão de poluentes.

Pode-se mencionar também os ODS 14 - Vida na água e 15 - Vida terrestre, uma vez que muitos dos poluentes atmosféricos eventualmente vão para o solo e para os corpos d'água, podendo afetar esses ecossistemas, fauna e flora.

Metodologia

Será realizado um estudo ecológico de série temporal com o objetivo de analisar a associação entre a concentração de material particulado e o número de óbitos por doenças respiratórias nos municípios de Santa Gertrudes, Rio Claro, Piracicaba, Limeira, Iracemápolis, Cordeirópolis e Ipeúna no período de 01 de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2022. A opção por tal desenho de estudo se deve ao fato de que os estudos ecológicos trabalham com dados agregados coletados rotineiramente e de domínio público disponibilizados em forma de bancos de dados. Além disso, estudos ecológicos permitem a geração de hipóteses e a avaliação dos impactos de uma determinada variável em um nível agregado.
Os dados referentes à concentração de poluentes e variáveis meteorológicas serão extraídos da plataforma online Qualidade do Ar (QUALAR, 2016), disponível no site da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Todos os registros de informações sobre óbito no Brasil estão disponíveis no Sistema de Informação sobre Mortalidade do Sistema Único de Saúde (SIM-SUS). O SIM é administrado pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS), o qual tem como uma de suas atribuições, a divulgação e manutenção dos acervos de informação em saúde do SUS para todos os sistemas de informação em saúde do país. Serão coletados dados referentes aos registros diários de mortalidade por doenças do aparelho respiratório, no período de 01/01/20012 a 31/12/2022 dos municípios em estudo.
A população de estudo inclui todos os indivíduos residentes dos municípios de Santa Gertrudes, Rio Claro, Piracicaba, Limeira, Iracemápolis, Cordeirópolis e Ipeúna que faleceram no período de estudo por doenças do aparelho respiratório.
A análise estatística proposta neste projeto pode ser dividida em duas partes: análise descritiva e análise de regressão utilizando a metodologia de modelos lineares generalizados.
Na análise descritiva, serão calculados para cada área de estudo a predição média, mínima e máxima e o desvio padrão para os dados meteorológico e concentração de MP. Será calculada a correlação de Pearson entre o MP estimado e as variáveis meteorológicas. O cálculo da correlação é importante para avaliar o comportamento das variáveis meteorológicas em relação as concentrações estimadas de MP em cada área de estudo.
Os dados de mortalidade serão agrupados de acordo com suas respectivas áreas de influência, a partir dos dados serão calculadas as taxas de óbito por 100.000 habitantes para cada área de influência.
Para trabalhar com os dados diários de mortalidade por doenças do aparelho respiratório (DAR) e da concentração estimada de MP será utilizado um modelo linear generalizado (MLG) com regressão de Poisson.
Os MLG podem ser usados quando se tem uma única variável aleatória Y associada a um conjunto de variáveis explanatórias x_1,..., x_p. Para uma amostra de $n$ observações (y_i,x_i), em que x_i = (x_{i1}, ..., x_{ip})^T é o vetor coluna de variáveis explanatórias, o MLG envolve os três componentes:


i) Componente aleatório
ii) Componente sistemático
iii) Função de Ligação

A relação de todas as variáveis do estudo será avaliada pelo coeficiente de correlação de Pearson. A seleção dos melhores modelos será feita pela avaliação do $R^2$ ajustado, valores de Akaike (AIC) e o comportamento dos resíduos. Para as análises estatísticas e produção do modelo de estimativa de MP será utilizado o software R, versão 3.4.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se a partir desta pesquisa compreender qual a relação entre as variáveis meteorológicas e a concentração de material particulado nos municípios do polo cerâmico de Santa Gertrudes nos últimos 10 anos, além de verificar qual a relação entre os óbitos por doenças respiratórias e a poluição do ar na região de influência do polo cerâmico de Santa Gertrudes. Espera-se que os resultados obtidos sirvam de alerta às populações, ceramistas e gestores municipais para que implantem ações e política públicas para minimizar as emissões de poluentes do ar e seu efeito sobre a saúde humana.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
POLLYANE VIEIRA DA SILVA16

Página gerada em 29/04/2024 01:09:44 (consulta levou 0.125676s)