Nome do Projeto
Desenvolvimento de tecnologias sustentáveis
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/06/2023 - 31/08/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O desenvolvimento de tecnologias sustentáveis desempenha um papel crucial na abordagem dos desafios ambientais e sociais enfrentados pelo mundo atualmente. Essas tecnologias são projetadas para reduzir o impacto negativo no meio ambiente, promover a eficiência energética, conservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Uma das principais razões para a importância do desenvolvimento de tecnologias sustentáveis é a necessidade de mitigar as mudanças climáticas e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, as tecnologias sustentáveis ​​também desempenham um papel importante na conservação dos recursos naturais. As tecnologias sustentáveis também têm um impacto significativo no desenvolvimento econômico e social. Elas podem gerar empregos verdes e oportunidades de negócios inovadores. À medida que mais empresas adotam práticas sustentáveis, a demanda por profissionais qualificados nessas áreas aumenta. Nesse contexto, esse projeto visa desenvolver tecnologias que se utilizem de matérias-primas naturais, a fim de reduzir o efeito nocivo do avanço tecnológico na natureza. Pretende-se atuar em diferentes frentes, como o desenvolvimento de inibidores orgânicos de corrosão, desenvolvimento de resinas produzidas com materiais naturais, obtenção e aplicação de celulose e nanocelulose, além do desenvolvimento de compósitos reforçados por fibras naturais.

Objetivo Geral

O principal objetivo desse projeto é o desenvolvimento de tecnologias que se utilizem de matérias-primas naturais, para obtenção de produtos de baixo impacto ambiental.

Justificativa

Desenvolver tecnologias sustentáveis é uma necessidade urgente diante dos desafios ambientais e sociais que enfrentamos. Existem várias razões pelas quais é fundamental investir nesse desenvolvimento, como Mitigação das mudanças climáticas, Preservação dos recursos naturais, Responsabilidade e consciência ambiental, etc. O presente projeto vem de encontro com essa necessidade/demanda do mundo atual.

Metodologia

Pretende-se aplicar diferentes metodologias, de acordo com a ação foco. Sendo elas:
1. Desenvolvimento de inibidores orgânicos de corrosão
2. Desenvolvimento de resinas de baixo impacto ambiental
3. Obtenção e aplicação de celulose e nanocelulose
4. Desenvolvimento de compósitos reforçados por fibras naturais.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se através desse projeto:
Desenvolver recursos humanos na área de tecnologia sustentável;
Desenvolver produtos e métodos que levarão à artigos e/ou patentes;
Contribuir para o desenvolvimento de produtos menos nocivos ao ambiente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE GONCALVES OSORIO13
AUGUSTO SANTOS DO NASCIMENTO
CAMILA MONTEIRO CHOLANT1
DARCI ALBERTO GATTO1
FABIULA DANIELLI BASTOS DE SOUSA2
FELIPE RODRIGUES CASSONI
FERNANDO MACHADO MACHADO2
FRANTCHESCOLE BORGES CARDOSO
GABRIEL ALMEIDA DOS SANTOS
NICHOLAS FERNANDES DE SOUZA
RUBENS CAMARATTA6
SILVIA HELENA FUENTES DA SILVA2

Página gerada em 19/04/2024 20:48:07 (consulta levou 0.187255s)