Nome do Projeto
Ler, Interpretar e Resistir
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
12/06/2023 - 16/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto "Ler, Interpretar e Resistir" oferecido a alunos do 1º semestre dos cursos de graduação da UFPel tem como objetivo oportunizar experiências de leitura e interpretação, a fim de amenizar as dificuldades que muitos ainda têm no desenvolvimento da habilidade leitora, dificuldades essas que foram acentuadas com as limitações impostas pela pandemia de Covid-19. A proposta é problematizar a leitura e interpretação de diferentes materialidades textuais, atentos, sobretudo, às estratégias e pistas inscritas no texto de diferentes gêneros. Espera-se como resultados do projeto diminuir a evasão dos estudantes no início dos cursos e prepará-los para as demandas de leitura específicas de seus cursos de origem. O projeto é uma estratégia de resgate dos déficits deixados pela Pandemia de Covid-19 e uma forma de elevar a auto-estima dos estudantes para que possam continuar os estudos nos cursos para os quais foram aprovados em processo seletivo.

Objetivo Geral

Oferecer experiências de leitura e interpretação de diferentes materialidades, atentos às especificidades de cada gênero textual, contribuindo para o desenvolvimento da competência leitora necessária para o sucesso dos estudantes em seus cursos de origem.

Justificativa

Ao longo dos últimos anos, temos observado um crescimento na taxa de evasão em diferentes cursos de graduação, principalmente nos primeiros semestres. Muitos estudantes ingressam na graduação e por dificuldades no desenvolvimento da leitura (interpretação) exigidos pelas disciplinas teóricas acabam apresentando baixo rendimento, baixa auto-estima e desistência dos cursos. Somado a esse quadro temos os déficits deixados pela Pandemia de Covid-19, período em que muitos estudantes (do Ensino Médio) não conseguiram acompanhar as aulas remotas de forma adequada, acentuando ainda mais os prejuízos no desenvolvimento das habilidades de leitura e interpretação.

Metodologia

Os estudantes inscritos no projeto participarão de encontros semanais, onde serão desenvolvidas atividades de leitura de diferentes materialidades atenta aos processos discursivos e textuais que compõem cada gênero.

Indicadores, Metas e Resultados

Entre os resultados esperados estão os seguintes:
- construção de estratégias de leitura adequados aos gêneros textuais/discursivos trabalhados;
- desenvolvimento da habilidade leitora;
- aumento da auto-estima a partir das aprendizagens construídas ao longo dos encontros;
- redução da evasão no primeiro semestre da graduação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CAROLINA DA SILVA PEREIRA
DEBORA SOUZA BARAO
EMANUELY HOLZ DA SILVA
HELENA ALBUQUERQUE GONCALVES
KARINE KLUG DE SOUZA
LUCIA DIAS MENDES
LUCIANE BOTELHO MARTINS4
NATALIA SANTOS KOPP
TAIANE GONCALVES DE CASTRO
THAMYRIS FERREIRA OYARZABAL QUADROS

Página gerada em 28/04/2024 20:06:54 (consulta levou 0.129818s)